Vancouver: Saiba tudo sobre a cidade


A cidade de Vancouver faz parte dos melhores roteiros de turismo no Canadá e guarda grandes atrações do país

Quando se fala em destinos para turismo no Canadá é impossível não mencionar Vancouver. A cidade que fica na costa do Pacífico é uma das mais visitadas do país, referência em qualidade de vida e também muito procurada por quem vai fazer intercâmbio no Canadá.

Vancouver

Vista de Vancouver

Vancouver é a terceira cidade mais populosa do Canadá com cerca de 2,6 milhões de habitantes (Statistics Canada). Pode-se dizer que é a mais famosa cidade de British Columbia, uma das províncias canadenses de colonização inglesa.

O verão em Vancouver é muito solar e vibrante. Considerada uma das cinco cidades mais habitáveis do mundo, é destino de muitos turistas e de estudantes que buscam seu clima agradável e atrações imperdíveis para seu lazer durante o intercâmbio no Canadá.

 

O que fazer em Vancouver

Uma entre as maiores vantagens em ir para Vancouver é ter acesso a muitos dos pontos turísticos do Canadá. A cidade é cosmopolita e moderna e, apesar disso, apresenta muitas condições para curtir economizando no Canadá, graças às ofertas de restaurantes para comer bem pagando pouco. Conta com muitos bairros de imigrantes, como por exemplo, Chinatown, o maior bairro chinês do Canadá. Esse traço multicultural só contribui para encontrar muitas coisas para fazer e visitar e ter uma viagem nada monótona.

Para um país de enormes dimensões geográficas e muitas atrações turísticas, o melhor é investir em um roteiro certeiro para que em poucos dias se consiga aproveitar o que há de melhor no Canadá. Se esse for seu caso, salve essa lista com os principais pontos turísticos de Vancouver.

 

Comece caminhando pelo Canada Place

Canada Place é um dos pontos turísticos mais visitados do Canadá. Inaugurada em 1986 inicialmente como um pavilhão para a Expo 86, a construção imponente e de traços modernos reproduz um luxuoso transatlântico e se tornou mais que um ponto de encontro, é atualmente um centro de eventos que concentra múltiplas atividades e atrai milhares de pessoas.

Está no centro da cidade de Vancouver, em frente à baía de Coal, podendo ser o ponto de partida para muitas atividades durante a viagem pelo Canadá. Além da venda de ingressos para muitas atrações turísticas locais é um complexo que reúne exposições, trilha, eventos musicais, passeios diversos e até um hotel.

Canada Place - Vancouver

Canada Place – Vancouver

 

Capilano Suspension Bridge

Uma das pontes suspensas mais famosas em todo o mundo faz parte de um parque de mesmo nome repleto de atrações para adultos e crianças.

O Capilano Suspension Bridge Park reúne trilhas, pontos de observação, outras pontes que somam o total de 7 plataformas suspensas com destaque para o Cliffwalk, centro histórico e muito mais. Os tours guiados são sucesso entre os visitantes, assim como as atividades exploratórias para as crianças.

O parque tem cerca de 6.000 acres de extensão, ou seja, não faltam coisas para fazer por lá, por isso, reserve um dia inteiro para curtir com a família.

Capilano Suspension Bridge - Vancouver

Capilano Suspension Bridge – Vancouver

 

Stanley Park

Talvez uma das melhores coisas para fazer em Vancouver seja caminhar pela cidade com livre acesso a espaços fantásticos, como o maior parque urbano da cidade, o Stanley Park.

Os parques de Vancouver são cotidianamente muito frequentados para simplesmente relaxar nos gramados, degustar uma comida rápida num momento de pausa, fazer piquenique, ou curtir a exuberância dos jardins impecáveis. São tantas opções que será rotina ver áreas verdes ou para recreação infantil enquanto explora a cidade, Vancouver tem mais de 200 parques e entre os mais famosos estão Queen Elizabeth, VanDusen Botanical Garden, Hastings Park e Dr. Sun Yat-Sen Chinese Garden. Muitos deles, assim como o Stanley Park, servem de cenário para festivais sazonais com música, exposições de arte e outras instalações.

Playgrounds, campos de tênis, enormes áreas para piqueniques, parque aquático, praias, restaurantes, passeios de trem ou charrete, Vancouver Aquarium, paredão com 10 para caminhadas… Dificilmente são encontradas tantas opções em parques urbanos por todo mundo.

Além disso, o Stanley Park é perfeito para andar de bicicleta ou patins, já que conta com pistas específicas para esse fim. Há várias lojas que alugam equipamentos por hora. No Verão, o parque conta com piscinas públicas (bem baratinhas para quem quer curtir com a família) e também playgrounds infantis com água, onde fontes, escorregadores e brinquedos divertem e aliviam o calor da criançada.

Stanley Park - Vancouver

Vista de Vancouver com destaque para o Stanley Park

Vancouver Lookout

Esse é o prédio mais alto da cidade. O que oferece uma vista incrível 360 graus de Vancouver e do Norte de Vancouver. Lá também possui um restaurante. Uma ótima dica para ver o anoitecer.

Vancouver Lookout - Vancouver

Vancouver Lookout – Vancouver

 

As praias de Vancouver

Pouco parecidas com as brasileiras, as praias do Canadá são de ondas mais tímidas ou inexistentes, em geral têm areias mais densas, mas compensam em infraestrutura para receber famílias inteiras para um dia tranquilo de atividades contando inclusive com supervisores para a segurança dos pequenos.

Praias urbanas, como English Bay Beach e Kitsilano Beach, por exemplo, são refúgios para o relax após um dia de trabalho. É muito comum a prática de esportes ao ar livre nas quadras e na água e churrascos preparados pelos visitantes.

Jericho Beach, Locarno Praia, Second Beach, Spanish Banks Beach, Sunset Beach, Third Beach e Trout Lake Beach são outras praias de Vancouver que merece a visita, mas lembre-se, diferente do Brasil, é proibido consumir bebidas alcoólicas na praia.

English Bay Beach - Vancouver

English Bay Beach – Vancouver

Granville Island

Teatros, galerias, estúdios, lojas, restaurantes, um mercado cheio de produtos frescos, especiarias e comida de qualidade… Isso e muito mais encontra-se nesse pedaço de terra destacado e, ao mesmo tempo, dentro de Vancouver.

O percurso para chegar o local já vale a pena. Além da empresa de ônibus, o Aquabus é sem dúvida um dos modos mais charmosos de acessar Granville.

 

 

Science World British Columbia

A arquitetura já compensa e é vista de longe, simulando um globo enorme e prateado, o que desperta a atenção de quem visita Vancouver.

Um museu belíssimo e de grande importância para o país. O Science World é gerido por uma instituição sem fins lucrativos que promove eventos ligados às práticas de científicas, inclusive em parceria com outras instituições.

Entre os eventos, as exposições e o acampamento para família se destacam no período das férias de julho, certamente uma excelente oportunidade para contato com a ciência de maneira lúdica. Outro destaque é a maior tela indoor do mundo, a OMNIMAX que exibe filmes históricos, entre outros temas.

Granville Island Market em Granville Island - Vancouver

Granville Island Market em Granville Island – Vancouver

Vancouver Aquarium

Um lugar de conservação que reúne muitas espécies em ambientes adaptados de acordo com as suas necessidades. As galerias de exposições colocam o visitante em contato não apenas com os animais, mas também com habitats que reproduzem o ártico, a zona tropical, águas do Pacífico e outros. São cerca de 70 mil espécies se seres vivos abrigados em um dos maiores aquários do mundo e, certamente, um dos principais pontos turísticos do Canadá, o Aquário de Vancouver.

Passeio imperdível!

Vancouver Aquarium

Vancouver Aquarium

 

Lynn Canyon Park

Uma opção ao Capilano e sua ponte suspensa é o Lynn Canyon Park. Lá há trilhas, locais para mergulho e, claro, a ponte suspensa a 50 metros acima de águas turbulentas.

Lynn Canyon Park em Vancouver

Piscina natural do Lynn Canyon Park em Vancouver

 

BC Place

O estádio BC Place é uma suntuosa construção casa do British Columbia Lions de futebol americano. Multiesportivo, sediou competições durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e foi palco para a abertura e encerramento dos jogos.

O projeto arquitetônico é premiado devido à inovação e recorde em ser o estádio com maior teto retrátil do mundo. Vale sempre a visita, ainda mais se estiver acontecendo algum campeonato. O BC Place recebe shows dos principais artistas mundiais.

BC Place Stadium a noite- Vancouver

BC Place Stadium a noite- Vancouver

 

Robson Street

Com BC Place Stadium em uma extremidade, Stanley Park, na outra, e a mais conhecida zona comercial da cidade no meio, Robson Street é um passeio obrigatório para a maioria dos visitantes de Vancouver. Uma das mais antigas ruas comerciais de Vancouver já foi conhecida como Robsonstrasse pelo grande número de lojas alemãs e europeias que se abriram após a Segunda Guerra Mundial. O caráter internacional da rua ainda é forte, o que empresta um charme característico. O lugar é passagem para moradores, estudantes e fãs de esportes, uma excelente oportunidade de integrar-se ao estilo de vida da cidade.

A gastronomia é vibrante com vasto número de bares, lanchonetes e restaurantes que servem pratos que vão do casual ao clássico.

Nas redondezas estão as principais lojas de grife do mundo. Entretanto, por ser uma zona comercial muito conhecida, Robson Street também tem preços mais altos.

Robson Street - Vancouver

Robson Street – Vancouver

Estes são apenas alguns dos pontos turísticos de Vancouver, se formos listar dá para escrever um livro, mas segue abaixo algumas outras dicas.

  • Vancouver Public Library – Vale a pena conhecer, principalmente para pegar o mapa do centro da cidade. Ajuda muito na locomoção.
  • False Creek
  • Waterfront
  • University British Columbia
  • Passeio para Victoria
  • Grouse Mountain (o pôr do sol é sensacional e você pode ir pela trilha caminhando ou de gôndola

 

Compras em Vancouver

Com o dólar mais barato que o americano, Vancouver é uma ótima opção para compras. Claro que a região central e os shoppings são mais caros, mas há uma infinidade de dicas interessantes para quem quer bater perna.

Dollarama – É uma loja estilo “Tudo a partir de R$ 1”, mas com uma qualidade muito superior das do Brasil. Aqui é uma boa dica para comprar produtos de higiene pessoal, petiscos (salgadinhos, bolachas, chocolates), artigos de papelaria, artesanato e decoração e também algumas lembrancinhas. Vale a pena.

Gastown – Além de ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a rua é repleta de lojinhas com tudo que você pode imaginar, principalmente souvenires. Os preços não são dos mais atrativos, já que é destino principal dos turistas para esse fim. Além disso, Gastown fica em Waterfront, com uma bela vista e diversos pubs espalhados.

Fraser Street – Para comprar souvernires pela metade do preço de Gastown. A rua fica bem distante do centro e não tem atrativos turísticos, o que compensa é a economia nas compras. Para chegar lá tem um ônibus que sai da Robson Street para o destino e desça na Fraser Street com a 41th Street.

Outlet –O principal Outlet de Vancouver também fica distante do centro, mas é fácil chegar de Skytrain e ônibus. Os preços são muito vantajosos, com lojas renomadas como Tommy, Calvin Klein, Guess, entre inúmeras outras. As promoções são fantásticas. Planeje-se para conhecer as lojas outlets da região, só pela concentração de marcas, dá para imaginar o tempo investido em explorar o Queensborough Landing Shopping, por exemplo.

Eletrônicos – A maioria das lojas de eletrônicos está localizada na Robson Street, entre elas está a Bestbuy, famosa pela variedade e preço, mas é sempre aconselhável pesquisar bem antes de decidir a compra.

Sears – A loja de departamentos mais famosa do Canadá, lá você encontra de tudo, desde marcas famosas, até menos conceituadas. Roupas, sapatos, tênis, perfumes, cosméticos, relógios, etc. Se der sorte dá para pegar promoções imperdíveis, principalmente de tênis e perfumes.

Shopping Metropolis Metrotown – Apesar de os preços não serem muito atrativos, a não ser que algumas lojas estejam em liquidação, o passeio vale a pena. Já que estamos falando do maior shopping de Vancouver, com centenas de lojas. Se prepare para andar bastante. O acesso é superfácil, basta pegar o Skytrain e descer na estação que tem o nome do shopping.

Roupas de inverno – Levar do Brasil é besteira, você vai pagar bem mais caro. Um dos melhores lugares para comprar roupas de inverno é no Atmosphere Outdoor. Há marcas renomadas com preços bem atrativos.

Brechós – Há uma infinidade de brechós em Vancouver, com roupas, sapatos e acessórios para todas as idades e estilos. Os produtos são de qualidade (não são roupas velhas), em alguns casos você encontra até peças com etiquetas. Os preços são maravilhosos. Uma dica é Value Village (há várias lojas com esse nome). Uma delas fica localizada 1820 E Hastings Street. A loja é enorme. Se quiser saber o endereço de outras, basta perguntar por endereços de “second hand”, os brechós são conhecidos assim.

Vancouver é uma cidade que representa bem a diversidade canadense. Com uma quantidade extensa de museus, conservatórios, teatros, parques, praias, reservas naturais, lojas e restaurantes, o turista que se programa e investe em roteiros práticos tem melhores chances para aproveitar o que a cidade tem para oferecer.

 

Baladas em Vancouver

A cidade é animada. Há uma infinidade de casas noturnas dos mais variados gêneros. A maioria localizada na região central.

Para quem gosta de balada, há excelentes danceterias, como Republic, Bar None, The Roxy, entre dezenas de outros.

Se você é do tipo que prefere um barzinho, pode escolher entre muitos Pubs espalhados pela cidade. A região de Waterfront é uma ótima dica. Os pubs Cambie, The Pint e Malone’s são bem conhecidos.

De qualquer forma é importante prestar atenção. Até às 20h geralmente os pubs são abertos para pessoas de todas as idades. A partir desse horário apenas maiores de 19 anos (idade de maioridade na cidade).

 

Transporte público em Vancouver

Se tem uma coisa que funciona perfeitamente na cidade é o transporte público. O Skytrain e os ônibus são ótimas opções para conhecer os pontos turísticos da cidade. Nos pontos finais dos ônibus têm os horários que eles passam (e acredite, são cumpridos a risca). Os nomes das estações do Skytrain geralmente trazem o nome do destino, o que facilita a locomoção. O mesmo acontece com os ônibus.

Outra coisa se não tiver o Free Pass (passe mensal vendido para ser usado em ônibus e Skytrain que é vendido por zonas), leve dinheiro trocado para o ônibus, porque lá não tem cobrador e ninguém vai te dar troco. Os passes do skytrain são comprados em maquininhas dentro das estações, você pode comprar por viagem ou por dia (e lembre-se de carregá-lo sempre com você, porque a fiscalização é acirrada e você pode ser abordado para apresentar o seu ticket), caso não o tenha a multa é bem alta.

Mais informações no site de transportes

 

O clima em Vancouver

O clima em Vancouver é agradável nas estações mais quentes. A cidade é litorânea, banhada pelo oceano Pacífico e protegida por montanhas. O inverno em Vancouver faz de 0° a 5°, um clima ameno se comparado com outras cidades, como Toronto e Ottawa. Assim como acontece em outras regiões, o verão em Vancouver é uma das mais aguardadas épocas do ano, pois as pessoas tomam as ruas, as mesinhas colocadas em calçadões de bares e restaurantes, lotam os festivais de verão e a cidade recebe ainda mais estudantes e visitantes empolgados pelo turismo no Canadá.

Tabela de clima em Vancouver

Fonte: http://pt.climate-data.org/location/979/

Vancouver Skyline

Vancouver Skyline


Saiba Mais:

Saiba como solicitar o visto de turismo para Vancouver

Se você vai estudar, saiba mais sobre o visto de estudante para Vancouver

 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão sobre Vancouver? Por favor, deixe seu comentário logo abaixo.