Calgary: Saiba tudo sobre a cidade


Conhecida como a cidade country canadense, Calgary é um ótimo destino turístico, para imigrar e estudar no Canadá

Uma cidade limpa, em constante crescimento e muito acolhedora. Calgary é também considerada uma cidade universitária na província de Alberta. Ao contrário do que muitos pensam é grande, a terceira mais populosa do Canadá (1.239.220 (2016) habitantes na região metropolitana) e bem estruturada, onde estão as sedes das principais empresas petrolíferas do Canadá.

Calgary

Panorama de Calgary

As escolas e universidades atraem muitos estrangeiros, mas a cidade também concentra muitos imigrantes que, assim como em outros lugares, povoam bairros e regiões que acabam sendo pitorescas “embaixadas” atraindo turismo e mais moradores estrangeiros. Na north-west há uma grande concentração de indianos, por exemplo.

 

O que fazer em Calgary

Uma das coisas mais interessantes em fazer turismo em um país tão diverso como o Canadá é conhecer como se vive em cada cidade visitada. Pode-se dizer que o turismo em Calgary surpreende pela beleza da cidade, seus parques urbanos e até mesmo pelas curiosidades como a sua torre que, apesar de não ser tão alta, lembra a CN Tower de Toronto.

Peace Bridge

Peace Bridge

Muito se fala do frio no inverno em Calgary – realmente com episódios muito severos- que transforma a cidade com suas interligações envidraçadas suspensas entre prédios e túneis subterrâneos. Nas estações mais quentes, essas interligações, que somam 16 km, se tornam um charme.

 

Calgary Stampede 

Esse é um evento que está na agenda mundial de competidores e amantes de rodeios e do universo country. O Calgary Stampade é o mais grandioso e abrangente evento dessa cultura e o responsável por atrair milhares de turistas à cidade no mês de julho, quando a festa acontece.

Nem só de montaria e corridas de cavalo vive o evento. A cidade promove outras atrações que incluem festivais em parques de diversão e shows com artistas internacionais.

 

Chinatown em Calgary 

Quase que uma tradição em países estrangeiros, os chineses estabelecem seus bairros e demarcam território com lojinhas e, claro, restaurantes de comidas típicas. A Chinatown de Calgary é a terceira maior do Canadá.

A comunidade é organizada e envolta na cultura ancestral. A preservação dos costumes está nas fachadas, nas construções e nas celebrações promovidas pelos descendentes que lá moram. Durante o ano acontecem vários eventos e todas as informações podem ser consultadas na pagina da Chinatown Calgary no Facebook.

 

Calgary Chinese Cultural Centre 

Esse belo ponto turístico de Calgary é um marco da cultura chinesa. Inspirado no Temple of Heaven de Pequim, ele representa um traço forte do povo oriental: sua arquitetura. Erguido por antigos construtores conhecedores de técnicas milenares, o templo é sustentado por quatro colunas adornadas em ouro e tem também, como destaque, o salão principal Fok Cultural Hall, onde está a cúpula de 21 metros de altura. Os eventos no local são excelentes oportunidades para interação com a cultura chinesa.

 

Eau Claire Market

O pitoresco lugar não pode faltar na sua lista de coisas para fazer em Calgary, até mesmo pela facilidade de acesso, pois está ao norte do centro da cidade.

Muito frequentado, no Eau Claire Market se faz mais que compras. Lá há locais para hospedagem, bares, cafés e lojas. O local está passando por uma revitalização importante que deve alterar o tom lúdico do prédio, o tornando mais moderno e adaptado às baixas temperaturas.

 

Calgary Tower

Este é o principal cartão postal de Calgary. Pode-se dizer que a torre que completa 50 anos em 2018 é uma prima da CN Tower, localizada em Toronto, mas em menor proporção.

Na torre, os visitantes têm um skyline da cidade no mais alto deck de observação do mundo e também podem fazer reserva no restaurante com base giratória, o Sky 360. No Ruth’s Chris Steakhouse se come o mais famoso filet da cidade. A loja de presentes está repleta de souvenirs para garantir as lembrancinhas de Calgary.

 

Glenbow Museum

Também ali no centro de Calgary está um dos maiores museus de artes da costa oeste canadense. O museu completou 50 anos e celebra um acervo com mais de 80 obras assinadas por artistas locais e de todo Canadá. A coleção inclui mais de um milhão de objetos, documentos, fotografias e obras de arte. Como acontece em outros museus canadenses, há muitas peças ligadas à história militar e de lutas do país.

A visita em Glenbow se torna fascinante pela coleção disponível de artefatos indígenas dos povos que lá viviam antes da colonização europeia.

 

Banff Upper Hot Springs

Uma grande vantagem em estar em Calgary, sem dúvida, é a proximidade com as Montanhas Rochosas, Banff e as atrações que envolvem toda a exuberante natureza local. O balneário Upper Hot Springs fica a cerca de uma hora de Calgary, mas a distância vale a pena pelo exotismo e oportunidade de banhar-se nas águas quentes e naturais que brotam da montanha Sulphur e abastecem a piscina. A temperatura é realmente alta, mas suportável e agradável para a localização ao ar livre.

 

Laugheed House

Uma construção datada do século 19 que ainda preserva sua fachada e o mobiliário da época. A linda mansão localizada no distrito de Beltline, região de Calgary, foi um endereço destinado à moradia e hospedagem de personalidades políticas no passado, e hoje é considerado um patrimônio histórico do Canadá. Além de ser uma das mais importantes atrações turísticas da cidade, recebe eventos sociais e de empresas.

 

Calgary Zoo

São quase 1000 animais de todo o mundo em ambientes reproduzidos de acordo com o continente onde ocorrem.

No Zoo de Calgary os ambientes existem para encantar aos visitantes. As experiências passam por ver de perto os mergulhos dos pinguins, caminhar pelo parque pré-histórico, conhecer a vida selvagem canadense com os ursos, lobos, pumas, bisontes, carneiros selvagens e cabras da montanha e se encantar com as espécies de plantas e animais cuidadosamente expostos no espaço.

 

Calaway Park

O maior parque outdoor da região tem 32 passeios, 24 locais de alimentos, 23 jogos, entretenimento ao vivo e um teatro 3D. Logo, é ideal para estar com a família e reservar o dia inteiro para conhecer cada atração.

A proximidade com as Rochosas torna o passeio ainda mais espetacular. O parque promove shows na época das férias escolares e em 2016 comemora 35 anos do Family Fun, uma programação especial para as famílias que terá atrações especiais este ano.

 

Canada Olimpic Park

Praticamente dispensa apresentações, mas é um dos locais mais visitados de Calgary. Lá aconteceram provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 e até hoje é frequentado por atletas em treinamento. Os turistas e amantes do esqui alpino, snowboard e cross-country lotam o parque nas temporadas.

No verão, a tirolesa se torna a maior atração local para campistas e visitantes. O Olimpic Park é um grande centro de esportes com muitas atrações abertas ao público. Shows musicais, acampamentos, programação fitness… São muitas opções para todas as idades.

 

Heritage Park Historical Village 

Nos dias de hoje, uma viagem entre os séculos 19 e 20 é no mínimo exótico. O Heritage proporciona uma experiência impressionante aos visitantes. Os personagens com trajes de época, os prédios históricos, as antiguidades e toda a atmosfera do local são cuidadosamente expostos.

O parque é dividido em quatro partes:

  • Heritage Town Square: Um espaço para recepcionar aos visitants antes do acesso ao parque. Possui uma praça com quatro lojas, estúdio para retratos antigos, um parque, restaurante, café e um museu com uma das maiores coleções de carros, caminhões das décadas de 1930, anos 40 e 50.
  • 1900s Living Historical Village: Um espaço para exposições onde está uma das mais charmosas atrações do parque, um autêntico trem a vapor.
  • 1880s Pre-Railway Settlement: Casas, empresas e o estilo de vida dos primeiros novos colonos do West canadense.
  • 1860s Fur Trading Fort and First Nations Encampment: Ponto de encontro dos povos nativos da região: primeiras nações, Métis, exploradores, colonos e comerciantes.

 

Telus World of Science 

O museu da ciência e o planetário de Calgary promovem exposições e eventos que integram os visitantes a experimentos científicos, sobretudo as crianças. Além do prédio para exposições e a cúpula, onde acontecem apresentações variadas, a área externa convida para caminhadas e passeios de bike.

 

Prince’s Island Park

Passeio obrigatório para quem mora, estuda ou está fazendo turismo em Calgary, o Prince’s Island Park está na ilha de Saint George, coladinha ao centro e banhada pelas águas do Rio Bow.

É palco do Calgary Folk Music e do Canada Day na cidade. Durante o alto verão se torna um point para piquenique e prática de esportes. Para os casais é um lugar romântico.

 

Fort Calgary

“O vermelho escarlate da túnica Polícia Montada do Noroeste. Quando o NWMP construiu seu forte na confluência dos rios Bow e Elbow em 1875, que lançou as bases para a cidade que temos hoje”, é a mensagem que a Polícia Montada de Calgary quer deixar para a história.

Este museu preserva a história da formação da cidade com as lutas para trazer a paz e a ordem para essa região canadense. Apesar das marcas dolorosas do extermínio de povos ancestrais, o museu é um lugar para diversão, exposições interativas e passeios para adultos e crianças em fase escolar.

 

Devonian Gardens 

Mais um ponto turístico de Calgary, bem típico. A concentração de parques na é grande, se levado em conta o tamanho da cidade. O que mais impressiona é a beleza e a conservação das áreas verdes, o que dá um toque interiorano a Calgary.

O Devonian Gardens se destaca por ser um dos parques urbanos de Calgary que ocupa três andares de um prédio. É do tipo estufa com temperatura controlada para abrigar mais de 20.000 plantas, representando 135 espécies tropicais e espécies locais, decorado com cascatas, fontes, pontes e piscinas de koi e tartarugas.

 

Calgary desponta para o turismo no Canadá, as atrações são menos badaladas, mas tão interessantes quanto as de cidades famosas, como Toronto, Vancouver, Montreal e Quebec.

Olimpic Plaza e Calgary Tower ao fundo

Olimpic Plaza e Calgary Tower ao fundo

Quem monta um roteiro para Calgary acaba descobrindo mais que pontos turísticos aqui e ali. Caminhar pela cidade e respirar profundamente o ar limpo, ter contato com a história da formação da região West canadense é praticamente um intercâmbio cultural.

Outros pontos turísticos de Calgary que devem estar em sua lista é o Olimpic Oval, Shaw Millennium Park, Sikome Lake, The Bow Building, Village Square Leisure Centre, Confederation Park, Calgary Stampede Corral, Central Memorial Park e Kananaskis Country Golf Course.

 

Onde comprar em Calgary

 

Calgary Farmer’s Market

As temporadas no Farmer’s Market são imperdíveis. Os produtos frescos colorem os corredores onde os fazendeiros locais tentam atrair os clientes com o que há de melhor em sua produção.

Entre frutas, legumes, verduras, carnes e bebidas itens como queijos, a panificação e os doces também têm seu espaço garantido, o que torna o lugar ainda mais atrativo aos turistas que procuram agradar aos olhos e ao paladar.

O clima é de união em comunidade, então os eventos envolvem crianças, adolescentes e as famílias para recreação, atividade física e culinária.

 

Core Shopping

Um shopping moderno e repleto de lojas e marcas famosas. É considerado o mais importante da cidade com cerca de 115 estabelecimentos. Restaurantes e o centro de eventos são boas pedidas para encontros.

 

Stephen Avenue Walk

Localizada no centro da cidade, essa rua concentra boas lojas, mas se a intenção não é gastar, a caminhada pelo calçadão histórico vale a pena. Se tiver a oportunidade de apreciar algum evento ou festival no local, melhor ainda.

 

CF Chinook Centre

Mais uma opção de shopping, mas com ótima reputação pela quantidade de lojas (Gap, Victoria Secret´s, Banana Republic e etc.) e vestuário e calçados.

 

Hudson’s Bay 

Uma loja de departamento superconhecida e frequentada no Canadá. O interessante de visitar essa rede é garantir muitas marcas e uma enorme variedade de produtos de vestuário, cama, mesa e banho.  A localização é ótima, bem no centro de Calgary.

 

The Cellar

Para os apreciadores de vinho a oportunidade de comprar rótulos canadenses e alguns internacionais é ótima opção.

 

Outlets em Calgary 

As outlets em Calgary têm boa fama entre os turistas. Calgary Outlet Mall e Tanger Outlets são os locais para garimpar promoções e descontos. Como não poderia deixar de ser, as grifes e grandes marcas são as principais atrações desses locais.

 

Onde comer em Cagary

Jantar na Calgary Tower seria o must na cidade, mas existem muitas outras opções de lugares para comer.

Nos restaurantes de Calgary encontra-se do mais tradicional churrasco até a culinária internacional dos vários países representados por imigrantes.

Tony Roma’s Um clássico em Alberta para comer boas carnes.

Amantea Italian Restaurant & Market – para as massas típicas italiana.

Nami Sushi, Fusion Sushi, Shikiji Japanese Noodles and Sushi, Sushi Hiro Japanese Restaurant, Banzai Restaurant, Thai Sa-On Restaurant    – são excelentes nomes para explorar a culinária oriental com sabores japoneses, chineses, tailandeses e indianos.

The Buttermilk Waffles, Holy Grill e Butcher and the Baker De um bom e velho lanche pouca gente escapa, para isso, podem estes locais têm ótimos sanduíches, pães variados e waffles.

 

A noite em Calgary

Como uma boa cidade universitária, Calgary transforma barzinho em balada em dois tempos. Jameson’s, o Rose and Crown, Atlantic Trap and Gill, Ceili’s e St James Corner provam isso. A comida servida até mais tarde faz com que muita gente estique a noite nas mesas.

Calgary ao anoitecer

Calgary ao anoitecer

Ranchman é um lugar com aquele toque country bem popular na cidade.

Cowboys provavelmente é o mais frequentado. Sua pista de dança é badalada tanto para DJ’s, quanto para os shows de música ao vivo.

Os pubs fazem a linha mais intimista, mas não deixa a desejar no quesito cervejas e bebidas destiladas.

 

Como funciona o transporte público em Calgary

O C-Train certamente vai chamar atenção de quem chega a Calgary. Os veículos leves sobre trilhos passam pela cidade sem muita cerimônia. Ele faz parte do transporte público de Calgary, que conta também com ônibus.

Se comparado com Toronto ou Vancouver, é deficiente e antiquado, mas por cruzar a cidade e ligar regiões extremas ao centro acaba sendo a melhor opção para os recém-chegados.

O transporte público de Calgary é administrado pela Calgary Transit. O valor das passagens não é barato (usando como comparação a qualidade e extensão das linhas em cidades canadenses mais famosas). Crianças menores de 5 anos são isentas de tarifas, entre 6 e 17 anos o valor é de CAD$ 2,30 para o bilhete unitário (tempo de uso de 90 min) e CAD$ 23,00 para 10 passagens. A partir dos 18 anos, a preço do bilhete unitário é CAD$ 3,30.

O passe mensal é a escolha de quem quer economizar no intercâmbio, uma vez que a validade é maior. O investimento é de CAD$ 103,00 a partir de 18 anos e CAD$ 70,00 para pessoas de 6 a 17 anos.

Uma vantagem é poder comprar on-line os bilhetes para ônibus. Já para o CTrain em conjunto com os passes normais podem ser comprados nas estações com dinheiro e cartão.

 

O clima de Calgary

Falar em frio é o básico. O Inverno rigoroso de Calgary faz muita gente migrar para o home office. Para o turismo, a neve que dura até abril atrai muitos estrangeiros de países tropicais que não precisam passar pelos percalços de limpar a neve das portas e livrar os carros das densas camadas de gelo. Então, é só diversão.

Os -10°C da média em janeiro é o ideal para lotar as pistas de patinação de profissionais e amadores. Os parques abertos na estação não deixam de ser visitados. No verão os termômetros não lembram os de países abaixo da linha do Equador, mas batendo os 22°C já se torna motivo para camisetas e bermudas.

 

Tabela de clima em Calgary

 

Saiba Mais:

Saiba como solicitar o visto de turismo para Calgary

Se você vai estudar, saiba mais sobre o visto de estudante para Calgary

 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão sobre Calgary? Por favor, deixe seu comentário logo abaixo.