Quais as melhores estações de ski do Canadá?


Escolher as melhores estações de ski do Canadá não é tarefa fácil, uma vez que, algumas das melhores pistas para esquiar no mundo estão em solo canadense

Estações de Ski no Canadá

Mont-Tremblant, Canada

No país de dimensões continentais e tradição em esportes de inverno, o que não faltam são lugares para esqui e snowboard. Eleger as melhores estações de ski do Canadá é uma tarefa um tanto difícil, pois a oferta na temporada de inverno é grande. Seja na região oeste do país, já tradicional para a prática do esporte, ou em outras montanhas localizadas em cidades de inverno rigoroso, as vantagens de escolher esquiar no Canadá vão além da prática do esporte.

 

British Columbia e de Alberta: a costa oeste e as melhores estações de ski do Canadá

Destinos dos profissionais, excelentes instrutores e entendedores do esporte, as estações de esqui em British Columbia e Alberta também são ótimas para os iniciantes pela elevada qualidade dos serviços voltados ao turismo no Canadá.

A Whistler-Blackcomb é a mais famosa montanha da região de BC, facilmente acessada de ônibus saindo de Vancouver, o trecho leva cerca de duas horas. Devida sua ótima localização, próximo ao litoral, o inverno nesta estação é repleto de neve, que é densa e pesada, o que tornam as mais de 200 pistas muito atraentes. Além disso, Whistler-Blackcomb é um complexo de lazer ideal para famílias que querem iniciar as crianças no esporte. Alguns dos melhores instrutores locais marcam presença na alta temporada para treinar e dar aulas. A infraestrutura é excelente, com restaurantes premiados, lojas, eventos musicais, parques e programação para crianças.

 

Esqui nas Montanhas Rochosas do Canadá

A neve na região das rochosas é mais seca e leve, por isso, recebe o nome de Champagne Powder.

Para encontras as melhores estações de ski do Canadá nas montanhas rochosas o ideal é ir para Banff, a cidade é a mais visitada no verão e inverno quando o assunto é lazer outdoor e esportes radicais.

O chamariz são os resorts de esqui, três deles formam o Ski Big3, com estações que podem ser visitadas com o pacote econômico comprado em site oficial. Fazem parte do grupo:

Mt Norquay, que está bem ao lado da cidade; Sunshine Village, a 18km de Banff e 90 minutos do aeroporto internacional de Calgary; Lake Louise que está na vila de mesmo nome, a 60km do centro. Quem sai de Banff percorre 45 minutos até chegar na estação.

Agora para quem está atrás da joia das Rochosas, que está entre as mais famosas estações de ski do Canadá… Seu destino é apenas Lake Louise. São mais de 100km de pistas com neve da melhor qualidade durante a temporada. A estação abre de novembro a maio.

Em Sunshine Village o número de pistas aumenta consideravelmente, são quase 150, tornando-a mais completa. Tem a pista Delirium Dive, aberta apenas aos mais experientes. Os menos experientes contam com pistas excelentes, embora sejam adaptadas para serem mais seguras, por isso também está entre as estações de ski do Canadá mais visitadas.

 

As concorridas pistas em Grouse Mountain                                                            

É tão perto do centro da cidade de Vancouver que nem parece verdade a fama de abrigar uma das melhores estações de ski do Canadá. O destino é concorrido não só pela facilidade de ter a cidade a seus pés, mas também pelo clima familiar sustentado pelas atividades especialmente para crianças, eventos de integração e turmas para iniciantes no ski, entre outros.

A Cypress Montain fica mais afastada da cidade e é uma estação considerada mais “profissa”, ideal para os experientes que precisam de algo a mais. Fica dentro do Parque Provincial de Cypress, o mesmo da realização das provas de snowboarding durante as Olimpíadas de Inverno de 2010.

 

O sossego de Marmot Basin

Privacidade, ausência de filas, mais exclusividade e poucas pessoas, mesmo em alta temporada… são algumas das vantagens do resort Marmot. É mais frequentada por moradores da região, por isso, menos badalada. Aos finais de semana, as 86 pistas são distribuídas entre principiantes, intermediários e avançados. As famílias ficam mais à vontade devido à tranquilidade do local e simplicidade das pistas.

Fica mais distante dos aeroportos de Calgary e Edmonton e melhor acessada de carro, pela Icefields Parkway, saindo do centro de Jasper, sentido à Banff.

 

Já pensou em esquiar em Québec? Então vá para Mont Treblant!

Se o inverno em Quebec é charmoso nas ruas, imagine em estações de ski, como Mont Tremblant?

Bistrôs, cafés, experiências gastronômicas exclusivas, oito shopping centers, hotéis, cinemas e muito mais. O resort é um complexo de lazer dos melhores!

As 96 pistas são mantidas graças a um sofisticado sistema de fabricação de neve, onde a prática de ski e cross country acontece tendo como pano de fundo uma antiga linha ferroviária.

As pistas canadenses recebem pessoas de todo o mundo, moradores do país e/ou estrangeiros. São prestigiadas inclusive por pessoas que esquiam nos Estados Unidos e, que na alta temporada, não deixam de usufruir das melhores estações de esqui do Canadá por pelo menos um final de semana.

Se você conhece alguma outra estação de ski do Canadá que é fenomenal e não mencionamos aqui, deixe sua dica para os leitores.

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.