Estudar no Canadá: Eu quero, mas a grana está curta. Quanto dinheiro preciso para fazer um College de dois anos no Canadá? 20


A temida comprovação de renda tem tirado a chance de muitos brasileiros de estudar no Canadá, ainda mais quando o college de dois anos é a escolha, onde o valor aumenta e, automaticamente, o candidato pensa que comprovar a renda para o tempo total de duração do curso é a única forma de conseguir tirar o visto canadense e conseguir a permissão de estudo.

O Canadá não para de receber imigrantes, seja para estudar ou para imigrar. Para ter uma ideia, a estimativa do governo canadense é receber 285 mil imigrantes em 2015 e, caso esse número se confirme, estaremos diante de um recorde histórico.

Atualmente existem muitas maneiras de imigrar para o Canadá. Por estudo é uma delas, mas nem todos dispõem da quantia total do curso de sua preferência, ainda mais quando este ultrapassa 1 ano de duração e o estudante se vê com as chances diminuídas por não ter como comprovar que sozinho pode se manter no país, ou mesmo acaba desistindo de investir energia no planejamento de ir estudar no Canadá por um ano ou mais.

Nesse momento é hora de pensar bastante, porque o melhor investimento agora é em planejamento. Esse texto vai te ajudar nisso.

Quero estudar no Canadá e não tenho grana. O que eu faço?

 

Primeiro passo – pesquisar o melhor college para a sua situação

As ofertas realmente são muitas. Entre províncias e escolas a diferença de preço chega a surpreender, podendo chegar aos 30%. Então considere a possibilidade de ir a cidades pouco badaladas, províncias menos conhecidas e que compensam tanto quanto Ontário e British Columbia (BC). Este é um ponto.

Outra dica que requer bastante pesquisa e certo “jogo de cintura” é encontrar colleges que ofereçam dentro do curso desejado o diploma de 1 ano, onde o aluno conquista a formação em determinado nível, com a possibilidade de estender por mais um ano e migrar para outro nível profissional, talvez até eliminando matérias e tornando o curso ainda mais objetivo. Vamos explicar em que contexto essa tática lhe pode ser útil.

Veja onde encontrar uma listagem ampla de colleges e universidades no Canadá em www.univcan.ca 

 

Segundo passo – Comprovar a renda correta para tirar o visto canadense

Atente-se aos detalhes na hora de apresentar a documentação para tirar o visto canadense. Principalmente no item que estamos tratando aqui.

Para solicitar o visto canadense siga o cálculo que o governo sugere. Um dado oficial, portanto.

Estudar no Canadá

Segundo esse cálculo, C$ 12.000,00 é o suficiente para um se manter no Canadá por um ano, logo, em torno de C$1.000,00 por mês, mas conte com variáveis fundamentais como modo de hospedagem, alimentação e despesas inesperadas. Essas variáveis podem ser flutuantes, dependendo da província. Essa é a quantia a declarar para solicitar o visto canadense. Agora, vamos a comprovação do college de 2 anos.

Você precisa comprovar para o Canadá que tem como arcar com esses dois 2 anos de estudos. Um valor médio de C$30.000,00. Isso seria o ideal, mas nem todos conseguem. É preciso provar que pode pagar o primeiro ano e tem condições de arcar com o ano seguinte. Para isso, bole estratégias.

Caso possa citar seus pais, irmãos, ou um parente próximo que se comprometa oficialmente, apresentando extratos bancários, declaração de imposto de renda e holerites, não pestaneje, use esse estratagema. Isso não garante a aprovação do visto – na verdade, nada que se faça especificamente garante. Comprove sim o primeiro ano e demonstre que tem meios para custear o segundo.

Não tem quem ajude dessa maneira?

Considere e procure o modelo de curso que ofereça diploma de um ano com a possibilidade de estender para mais um ano eliminando matérias. Dessa forma, você aplica para o visto de estudante com vaidade de 1 ano apenas e, conseguindo o dinheiro para mais um ano, solicita a extensão do visto.

 

Terceiro passo – Aproveite ao máximo o programa de trabalho e estudo

 Nem todo mundo encara a mudança para outro país naturalmente, como se nada impactante estivesse acontecendo. Muitas pessoas depositam sonhos de uma vida ao ir estudar no Canadá. Se esse for o seu caso, use essa motivação para conseguir um emprego, trabalhar as 20 horas semanais que o programa permite e guarde esse dinheiro para investir no segundo ano do college ou, quem sabe, numa pós graduação. Estude, ganhe dinheiro e economize.

Obviamente, cada caso é um caso e devem ser analisados de maneira particular. Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre os programas de estudos mais adequados para sua situação, entre em contato conosco pelo email contato@vistoparaocanada.com.br 
Com certeza encontraremos a melhor opção para você!

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Sistema Educacional Canadense

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >

20 pensamentos em “Estudar no Canadá: Eu quero, mas a grana está curta. Quanto dinheiro preciso para fazer um College de dois anos no Canadá?

  • Avatar
    Marlene Aparecida Caetano

    Olá Alexandre!
    Gostaria de migrar para o Canadá, e pensei em pedir o visto de estudante que dá direito também a trabalhar enquanto estuda. Queria saber se tem idade limite para este visto (tenho 45 anos), e como proceder para meu filho me acompanhar. Ele tem 14 anos, e nasceu nos EUA. Como faço para ele estudar no Canadá? Tenho um inglês intermediário, por isso pensei em fazer curso de inglês. Não terminei curso superior no Brasil, mas tenho curso técnico em Contabilidade, que me habilita a trabalhar como contadora no Brasil, devido a época que conclui (exceto assinar Balanço Patrimonial e Balancete para empresas S/A). Gostaria de saber se com esse diploma posso me candidatar a emprego como contadora no Canadá, e como posso comprovar experiência profissional, se sempre trabalhei no meu próprio negócio.
    A proposito, como meu filho tem dupla cidadania (Americana e Brasileira), preciso pedir o visto para ele? E qual cidadania devo usar?
    Desde já agradeço!
    Marlene Caetano

  • Avatar
    Diógenes Neto

    muito interessante a matéria, gostaria de passar 1 mes estudando no Canadá, queria aperfeiçoar o inglês em uma região perto do Quebec..já morei um ano em Paris (2014). Pesquisei algo em Toronto mas fiquei desapontado com os custos de vida e outros. Você poderia me indicar alguma cidade perto, nao tao cara e alguma escola de lingua conceituada e custo mediano? Obg

    • Alexandre Luis Pedrosa
      Alexandre Luis Pedrosa Autor do post

      Olá Diógenes,
      Cidades menores sempre estarão andando de mãos dadas com preços melhores. Você só quer ficar perto de Toronto? Caso seja essa opção apenas, tente procurar cidades como Ottawa (capital), Kesington, London, Hamilton. Todas elas possuem escolas de idiomas e tem custo consideravelmente mais baixo que Toronto.

    • Alexandre Luis Pedrosa
      Alexandre Luis Pedrosa Autor do post

      Olá Daniel,
      Deixa eu entender primeiro. Você questiona como se dá a situação para você ir estudar no Canadá??
      Na realidade a provação de sua situação deverá ser feita com os documentos que constam na listagem que recebeu. Assim poderá provar através dos documentos que eles pedem, ok? Rendas informais podem ser comprovadas no extratos, Imposto de Renda, por exemplo. Depende muito do valor e tipo de trabalho.