Viajar para o Canadá

Por que Ontário é uma das queridinhas para quem vai viajar para o Canadá?


Além de cidades famosas, quem vai viajar para o Canadá, precisa encontrar um lugar que traga experiências inesquecíveis

Há quem priorize a escolha do destino para viajar para o Canadá apenas na cidade mais famosa, mas a experiência de férias merece mais que isso. As províncias canadenses que estão na rota dos visitantes, em maioria, oferecem atrações em outras cidades fora dos roteiros das agências de turismo.

Entre as mais frequentadas estão Ontario, British Columbia e Quebec, seja para turismo ou para fazer intercâmbio no país. Mas qual a melhor província para uma viagem para o Canadá de férias, por exemplo?

Para saber a resposta só sabendo mais das províncias e nesse texto vamos falar de Ontario, uma das mais procuradas por conta das cidades de Toronto e Ottawa, mas que guarda muito mais coisas surpreendentes que tornará viajar para o Canadá algo inesquecível.

 

Viajar para o Canadá – Ontário é inesquecível

Curiosidades sobre Ontario – Uma das dez províncias do Canadá está entre as mais populosas do país e também entre as mais procuradas por quem vai viajar para o Canadá. Abriga a famosa e maior cidade canadense, Toronto, e tem como capital Ottawa.

Com uma hidrografia admirável, Ontario faz divisa com as províncias de Manitoba e Quebec. É banhada ao sul pelos grandes lagos e ao norte pela baía de Hudson.

A origem do nome Ontario é indígena e a tradução aproxima-se a “águas brilhantes”, por aí já se tem uma ideia do que o estudante vai encontrar quando começar a explorar as atrações locais.

 

O que fazer em Ontario 

Reunir paisagens contrastantes, cidades cosmopolitas e rurais, monumentos históricos e as Cataratas do Niágara, essa província tem quase de tudo. Escolher passar férias em Toronto ou Ottawa é bem mais que seguir a tendência, é a chance de ter contato com uma cultura vibrante baseada em história, experiências gastronômicas, respeito à natureza e traços arquitetônicos referência em todo o mundo.

 

 O que fazer em Otawa

Quem escolher fazer intercâmbio em Ottawa, principalmente se durar um ano ou mais, precisa se preparar para um inverno nem tão amistoso que facilmente ultrapassa os -10C. Mas para uma viagem mais curta, o frio até agrada. No inverno a cidade recebe a neve e as ruas ficam mais inóspitas, mas entre as atrações turísticas de Ottawa, os museus, galerias, a Lower Town, a Notre-Dame Cathedral, o Byward Market, Canadian War Museum e o Paliaement of Canada são exemplos de lugares belíssimos e que podem [e devem] ser visitados durante o inverno, principalmente os locais fechados, uma vez que andar pelas ruas no frio intenso pode não ser a melhor ideia.

Para os fãs de patinação, praticantes ou não, visitar a maior pista natural do mundo é obrigatório, então marque o Rideau Canal ente as coisas para fazer em Ottawa no inverno.

 

O que fazer em Toronto 

Uma das cidades mais visitadas do Canadá por quem vai fazer turismo ou estudar no exterior é a maior cidade do país. Concentra grandes universidades, colleges e escolas de idioma, não à toa, há muitos programas de intercâmbio para Toronto.

Seja para quem tem pouco tempo para ficar, por exemplo para  quem vai viajar para o Canadá de férias, ou para quem vai fazer intercâmbio em Toronto, existem atrações turísticas obrigatórias na cidade, como CN Tower, Rogers Centre, High Park, Universidade de Toronto, Queens Park, Royal Ontario Museum, Yorkville, Eaton Shopping Center, St Lawrence Market, Osgoode Hall, Casa Loma, Art Gallery of Ontario, Ripley’s Aquarium of Canada, Canada’s Wonderland, Hall da Fama do Hóquei e Toronto Zoo.

Apesar de populosa e muito visitada, Toronto tem uma organização que agrada aos brasileiros, esse item também coloca a cidade em conceituados hankings de melhores lugares para se viver em todo o mundo.

Toronto Island – Um point no verão de Toronto, as Ilhas são o destino certo para quem prioriza passeios sob o sol, caminhadas e esportes outdoor. Esse arquipélago é formado por muitas ilhas, mas as principais são Centre Island, Hanlan’s Point e Ward’s Island que, além das atrações ligadas ao esporte, oferecem belas praias com ótimas condições para banhos.

Explorar a Centre Island em companhia de amigos ou da família já vale o passeio. A região é repleta de áreas para piquenique com infraestrutura adequada. A passagem por lá fica completa conferindo as mais de 30 atrações do Centreville Park, o parque de diversões da região. Na mesma onda dos parques vem a Far Enough Farm: ideal para as crianças terem contato com animais como cavalos, pavões, porcos…

Região do Niágara – Engana-se quem pensa que só vai encontrar as exuberantes Niagara Falls (Cataratas do Niágara) nessa região. Os caminhos que levam a Niagara são surpreendentes.

Um lugar para guardar na memória é Niagara-on-the-Lake com suas vinícolas. Muitas delas são preparadas para receber os visitantes servindo refeições completas nos famosos Bed & Breakfasts que harmonizam com rótulos de suas produções. Além da experiência gastronômica, o visual deslumbrante das vinícolas e estradas já vale a pena.

Muita gente desconhece, mas o Canadá produz vinhos respeitados, além do icewine. Apenas na região de Ontário há mais de 110 vinícolas, mais de 70 em Niágara e cerca de 30 em Niágara-on-the-lake, onde a variedade de uvas e passeios é grande.

Esse é um passeio muito interessante até mesmo para menores de idade, pois essa região traduz muito da vida rural de Ontario, assim como a valorização da produção de produtos locais de alta qualidade.

A região norte de Ontário – Explorar essa região da província de Ontario renovará suas energias e dará a noção das belezas naturais que o Canadá possui.

As grandes áreas preservadas, pesca, observação de animais, grandes canyons… São algumas atrações dessa vasta região surpreendente, separamos exemplos:

Chapleau Crown Game Preserve: Guarda em impressionantes 7000 mil hectares exemplares da fauna. O lugar é ideal para observação de animais e passeios em grupos guiados por guias. Entre os eventos principais, estão o 1º de julho, carnaval de inverno, Rotary Pike Ice (pesca no gelo que acontece em fevereiro), Chapleau Arts and Crafts Fall Fair (festival de fogos que acontece em outubro), CP Rail Holiday Train que reúne a comunidade e quem queira participar na viagem de trem que corta a região.  O passeio conta com entretenimento ao vivo.

No inverno, o high é percorrer as trilhas para Snowmobiling, praticar e acompanhar os esportes de inverno. O lugar conta com uma seleção de pousadas, hotéis e restaurantes para garantir o conforto dos visitantes.

Os parques de Ontario: Silver Peak, Parque Provincial Killarney, Parque Provincial Algonquin são exemplos de lugares para conhecer. Aos amantes de esportes outdoor, a prática de caiaque, canoagem, trilha e caminhadas é um deleite aos aventureiros, os passeios para observação de animais como ursos polares, por exemplo, são imperdíveis.

Agawa Canyon: Os passeios de trem são escassos no Brasil. Já os que acontecem no Canadá são deslumbrantes e atraem muitos turistas. Um exemplo disso é o Agawa Canyon.

O passeio de uma hora e meia pela via férrea do Agawa Wilderness Park é a prova de como o Canadá pode ser deslumbrante. A temporada de passeios acontece entre o verão e o outono. No parque também tem trilhas que levam a cachoeiras e a um mirante.

Os lagos são, sem dúvida, chamariz na região. Lugares como Lake of the Woods e a Ilha Manitoulin (onde está a maior ilha de água doce do mundo) propõem deslumbrantes experiências aos visitantes.

Stratford Festival – A pequena cidade que faz parte do Condado de Perth, Stratford, é o abrigo de um dos mais aclamados festivais de teatro da América do Norte. O refúgio ideal para os adoradores de Shakespeare e o lugar onde nasceu Justin Bieber (não que estejamos querendo criar uma relação aí) recebe milhares de visitantes entre maio e outubro. Além de apreciar peças clássicas é uma excelente oportunidade para treinar o inglês, pois os espetáculos são inteiros no idioma.

As 1000 Islands: Um lugar paradisíaco que enriquece o roteiro turístico pelo Canadá. As 1000 Ilhas, que na verdade são quase 2000 (1.864) é um arquipélago que faz fronteira com os Estados Unidos e fica próximo a cidade de Kingston. No verão, para quem tem o visto americano, pode curtir os festivais de rua com comidinhas, música e ruas lotadas.

Uma grande vantagem para quem vai fazer intercâmbio em Ontario é poder programar passeios com os colegas, falar com quem já visitou os lugares e criar novos roteiros com suas preferências pessoais.

Quando se decide viajar para o Canadá a província de Ontario é daqueles lugares próprios para quem ama o contato com a natureza, os esportes de aventura, apreciar a fauna e a flora e ter contato com uma parte genuína da cultura canadense.

Mesmo aos que ficam apenas em Toronto, os superlativos da cidade e a mistura de culturas rendem muitos passeios e, certamente, novas experiências apenas em caminhar pela cidade.

Sendo uma província de enorme relevância para a economia do país, tamanha sua atuação na indústria de alimentos é conhecida como Manufacturing Heartland of Canada (Coração Industrial do Canadá), uma vantagem também para especializações profissionais e pesquisa nas áreas agrícolas e de sustentabilidade.

Então, se quer unir a vibração de grandes cidades com uma natureza retumbante em sua viagem para o Canadá, seu lugar é a província de Ontário.

Para saber sobre o visto canadense de estudante, ou sobre o visto de visitante para o Canadá, não perca mais tempo e entre em contato conosco pelo link .

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >