Viagem de Trem pelo Canadá

Viagem de trem pelo Canadá: Qual o melhor roteiro para sua viagem de férias? 2


Uma forma de fazer turismo cada vez mais popular entre os brasileiros a viagem de trem pelo Canadá revela um país maravilhoso.

Difícil acompanhar os blogs de viagem e não se encantar com as paisagens de uma viagem de trem pelo Canadá. Fotos e vídeos circulam pela internet contando uma narrativa de um roteiro de turismo pelo Canadá absolutamente perfeito, confortável e inesquecível. Mas as opções são muitas, diferentemente do que acontece em outros países, e nem sempre o que é mostrado é ideal para todos os perfis de viajantes.

Basta consultar o site da Via Rail para ter uma noção dos roteiros possíveis e de quantos destinos podem ser incluídos na sua viagem de férias pelo Canadá. Cruzar o país de trem pode resultar numa epopeia com mais de 30 dias, um prazeroso exagero para poucos e talvez uma má ideia para ser concretizada com crianças, uma vez que as opções de lazer mais expansivas são reduzidas. Mas o que atrai mais os turistas são as rotas mais enxutas, mas muito interessantes e que nada perdem para as longas viagens, é o caso do The Canadian que liga Toronto a Vancouver.

Agora, qual a viagem de trem pelo Canadá é ideal para seu perfil?

E, como se preparar para encarar um roteiro de viagem de trem pelo Canadá?

Os vagões bem estruturados e o excelente serviço de bordo se integram perfeitamente com o ritmo mais lento da viagem, com os apitos tradicionais e certo ar bucólico noturno. Apesar de rememorar épocas áureas onde a malha ferroviária era o que havia de mais moderno e acessível para transportes em massa, os as viagens de trem com a Via Rail têm opções das mais intimistas e românticas, passando pelo rústico e unindo cidades populosas e modernas como Toronto e Vancouver.

 

Viagem de trem pelo Canadá na rota de Toronto a Vancouver

Cruzar o Canadá de Toronto a Vancouver é uma viagem transformadora. O contato com a natureza não perde o encantamento através da janela de vidro temperado. O conforto e modernidade das cabines nada contrastam com o movimento bucólico e a velocidade reduzida que segue o trem, uma viagem onde o barulho mais estridente é o apito do trem.

Deixar para trás a paisagem urbana e assistir as transformações de cenário com lagos, montanhas, picos nevados, pequenas cidades e campos coloridos parece precisar de muitos dias, mas a rota incrivelmente conta com 4 noites/3 dias.

Os 4 mil km da viagem de trem podem ser percorridos a bordo da classe Economy, Sleep Plus (Upper Bed/Lower Bed, Berths e Cabins) ou Prestige da ViaRail, com preços que variam de acordo com a temporada, mas que iniciam na média de $ 400 por pessoa. A dica é avaliar muito bem suas necessidades prioritárias antes de contratar, pois os pacotes mais econômicos não contam com regalias, como três refeições diárias, por exemplo.

Essa rota inclui passar por Winnipeg, Saskatoon, Edmonton, Jasper, entre outros lugares. São 34 paradas, algumas delas com a descida permitida e intervalos que chegam a 3 horas, que podem ser muito aproveitadas para caminhadas ao ar livre e conhecer peculiaridades das cidades ou vilarejos. Mais de 30 paradas pode parecer muito, mas apesar das belezas vistas de dentro do trem, as opções de entretenimento são poucas durante a viagem, por isso, aproveite para caminhar ao ar livre e use os horários noturnos, onde pouco se vê da paisagem, para atualizar a leitura, as séries, produzir, criar, organizar seu computador…

Talvez o ponto alto da viagem seja a passagem pelas Montanhas Rochosas, uma das paisagens mais icônicas do Canadá e que certamente rende muitas fotos dos turistas que esperam ansiosamente avistar animais como ursos, alces e elks.

Montanhas Rochosas - Viagem de Trem pelo Canadá

Montanhas Rochosas – Viagem de Trem pelo Canadá

A viagem de trem pelo Canadá é daquelas experiências para repetir com a certeza de em cada ano será diferente. A viagem de trem no inverno traz muito mais que paisagens geladas e montanhas branquinhas. É certo que as partidas são mais escassas e podem atrasar devido as condições desfavoráveis trazidas pela neve e chuva, mas certamente não deixa de valer a pena.

 

Outras rotas de viagem de trem pelo Canadá

Com a malha ferroviária interligada em alguns pontos, a viagem de trem pelo Canadá acaba se tornando dinâmica se o viajante optar por trechos mais curtos, se hospedar em alguma cidade e retomar para outro destino.

Em Winnipeg, por exemplo, há embarque com destino final em Churchill numa viagem de dois dias, onde o caminho é coroado com a Aurora Boreal que ilumina os céus do Ártico e com a observação das famílias de ursos brancos.

Dez dias e nove noites passando por cidades canadenses famosas como Ottawa, Niagara, Quebec e Montreal. Uma única viagem de trem pelo Canadá que une a parte inglesa a francesa onde o trabalho do viajante é curtir. Assim como acontece na rota Toronto-Vancouver, há trechos independentes mais curtos que partem de Toronto para Kingston, Ottawa, Sarnia, London ou Niagara Falls. De Montreal há opções para Jonquière, Senneterre e Gaspé.

A rota do The Ocean (Montreal-Halifax) dura apenas um dia, ideal para unir a família e amigos. Apesar de curta, a viagem é como desbravar o leste canadense pelas fazendas, florestas e rios. Em Nova Scotia e Halifax, aproveite para apreciar os pontos turísticos canadenses da região como Pier 21 (Museu da Imigração), o relógio da Câmara Municipal, as sepulturas dos mortos no Titanic no Cemitério Fairview, o icônico farol de Peggys Cove e, claro, os restaurantes que servem as famosas lagostas da região.

 

Outras rotas para viagem de trem pelo Canadá pela ViaRail

Apesar do magnifico apelo da rota Toronto-Vancouver, no site da ViaRail o viajante pode escolher a cidade de embarque de forma muito fácil.

Fique de olho nas promoções

Se deixar para comprar as passagens enquanto já estiver no Canadá, é sempre bom acessar o site da ViaRail próximo as datas de embarque para tentar encontrar uma promoção além dos descontos para crianças e idosos, tradicionalmente oferecidos pela empresa. A economia pode chegar 75%. Uma belíssima oportunidade para economizar no Canadá.

 

Atente-se aos limites das bagagens e regras da companhia

Para quem reclama dos limites das companhias aéreas quanto ao peso e volume das bagagens, prepare-se para treinar ainda mais sua capacidade minimalista para fazer as malas. Para evitar problemas é muito fácil, basta seguir as recomendações da ViaRail ou de qualquer outra companhia que escolha.

 

Outras opções para viajar de trem pelo Canadá

Seja no inverno ou no verão a rota de Vancouver até Whistler atrai muita gente. Em British Columbia as montanhas são uma atração à parte, por isso, o que torna o passeio ainda mais especial.

A viagem de trem para Whistler é feita pela Rocky Mountaineer, que também tem rotas que cortam o oeste canadense descortinando exuberantes paisagens como a maior floresta temperada do mundo e as Rochosas. Um cuidado que o turista deve ter é com a necessidade de visto americano, além do visto canadense de turista para ter acesso tranquilo ao pacote que inclui a cidade de Seattle, WA, nos Estados Unidos.

Com a Ontario Northland Railway se faz o percurso Toronto-Cochrane para contemplar o estilo de vida pacato dessa região. Como não poderia deixar de ser, a natureza é deslumbrante mesmo no inverno e avistar os ursos polares ou marrons é a meta de muita gente de escolhe esse passeio. Além da viagem de trem, a companhia oferece serviços de ônibus.

Agora é só colocar os documentos em dia, tirar o visto canadense de turista e escolher o roteiro mais adequado para você e sua família. Não se esqueça de pesquisar bem as datas dos pacotes oferecidos pelas companhias, bem como as regras de bagagem para não ter trabalho extra na hora da viagem.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Vai fazer você apaixonar-se pelo Canadá, caso já não esteja!

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

2 thoughts on “Viagem de trem pelo Canadá: Qual o melhor roteiro para sua viagem de férias?