Universidade ou College no Canadá, será que vale o investimento? 4


São muitas as escolhas a serem feitas quando a decisão de fazer uma faculdade ou college no Canadá é tomada. Entre todas as inúmeras prioridades está a escolha da instituição de ensino. Pontos como metodologia da educação, duração do curso, tipo de aplicação de visto/permissões e custos também são prioritários em muitos casos.

college no canada - universidade no canada

College ou Universidade no Canadá?

As oportunidades para estudar no Canadá são muitas e, certamente, existe um programa que corresponda a sua expectativa. Os cursos universitários, de extensão e o college no Canadá são muito procurados por estudantes de todo o mundo que buscam a excelência e qualidade com ótima relação custo/benefício.

Qual a diferença entre Universidade e College no Canadá?

No Brasil não existe o College, modalidade de ensino estilo “mão na massa” com menor investimento e duração. Talvez fosse comparável ao Tecnólogo brasileiro, mas ainda não alcançamos toda a pró-forma canadense.

Ingressar em um college no Canadá acaba sendo a preferência de quem foca no mercado de trabalho, pois a formação leva, em média, a metade do tempo em comparação com a Universidade e o conteúdo dos cursos prioriza a prática para atender a demanda. Enfermagem, jornalismo, estética, técnicos nas diversas atividades ligadas à Engenharia Civil, Assistentes em variados campos da medicina, por exemplo, são alguns das dezenas de perfis profissionais beneficiados pelo dinamismo dos College e pelas chances de trabalhar no Canadá.

Entretanto, seja o College ou a Universidade, para estudar no Canadá é necessário ter um bom conhecimento na língua inglesa ou francesa (dependendo em qual idioma o curso será ministrado), sendo que testes de proficiência são frequentemente exigidos dos candidatos ou resultados de testes como TOEFL, IELTS ou DELF. 

 

Vantagens do College no Canadá:

  • Duração - Alguns meses e até dois anos são os períodos médios de duração do College. Nesse tempo, é possível se formar e atender a demanda do mercado de trabalho. Existem variações? Sim, raros cursos podem chegar a 3 ou ainda 4 anos.
  • Custos do College no Canadá – É mais barato que um curso universitário, mas é imprescindível considerar a área de formação profissional e a instituição. Os valores tendem a variar. A média é de CAD$15 mil por ano em investimento apenas com os estudos, enquanto a Universidade, geralmente, ultrapassa os CAD$ 20 mil. De qualquer forma se formos avaliar o preço médio de um curso universitário no Brasil, em uma instituição de renome os custos são bem parecidos, com a vantagem de ter um diploma reconhecido mundialmente, o que certamente abre muitas portas
  • Mercado de Trabalho – Não é um mito. Existem áreas como TI, Enfermagem, Estética e Meio Ambiente que estão em alta no Canadá e o país já é conhecido por receber muito bem profissionais estrangeiros. Além disso, a mão-de-obra canadense em diversas áreas e em algumas províncias está cada vez mais escassa por conta da baixa taxa de natalidade e alta perspectiva de vida da população. Os estrangeiros também estão em alta no Canadá;
  • Salários – A diferença salarial no Canadá de um formado em College para um graduado em Universidade não é muito expressiva. No país, a política de salários tende a diminuir estes contrastes valorizando as profissões e sua importância na sociedade. Veja os exemplos: Assistente de Dentista CAD$ 30 a 51 mil anuais; Dentista CAD$ 50 a CAD 245 mil anuais; Enfermeira CAD$ 42 a CAD$ 84 mil; Médico Clínico Geral CAD$ 48 a CAD$ 243 mil anuais.
  • Bridging Programs – São acordos entre Universidades e Colleges que servem de ponte para o aluno alcançar a Universidade quando estiver preparado para seguir uma carreira acadêmica. Uma vez que, o College corresponde a um degrau abaixo da Universidade e não existe Pós-Graduação ou Mestrado em programas stricto sensu, como conhecidos no Brasil;

Vantagens da Universidade no Canadá:

  • Conteúdo – Os quatro anos de vivência na Universidade são ricos e intensos. Além da preparação para conteúdos densos e complexos, convém ao aluno aproveitar tudo o que a instituição tem a oferecer. O aprofundamento teórico complementa as atividades práticas, estudos e pesquisas que o aluno terá no ambiente estudantil isso cria networking, um item valiosíssimo para quem pretende imigrar para o Canadá;
  • Experiências canadenses – muitas Universidades no Canadá se associam à programas de voluntariado ou mesmo promovem eventos e trabalhos com o propósito de dar ao aluno a oportunidade de viver suas primeiras experiências de trabalho no país. Isso amplia as possibilidades no mercado de trabalho e enriquece o currículo até mesmo de quem pretende retornar ao país de origem após os estudos;
  • Cursos de extensão – Apenas graduados podem buscar direto uma pós-graduação, mestrado ou doutorado;

Para ambos os casos existe a possibilidade de trabalhar no Canadá com a permissão Post Graduate Work Permit (PGWP) ou imigrar após o término do curso. É também imprescindível ser fluente na língua em que o curso será ministrado (inglês ou francês).

Mitos sobre Universidade e College no Canadá

 

university of toronto - university no canada - college no canada

University of Toronto - Universidade de Toronto

 

Esses são dois dos mais comuns entre os que você pode conhecer em suas pesquisas em busca do melhor ensino no Canadá:

  • Na falta de “competência” para entrar na Universidade vai para o College.

Isso não é verdade. Fatores como duração do curso, rápida entrada no mercado de trabalho e bons salários são determinantes para muitos jovens canadenses fazer o College e alcançar sua independência financeira.

  • Quem faz Universidade tem os melhores salários.

Uma lógica simples explica este equívoco: o formado no College tem mais chances de inserção no mercado de trabalho antes do graduado na Universidade. Logo, esses dois anos de diferença entre os cursos podem significar mais tempo de atuação e uma ascensão mais rápida na carreira e no salário.

O segredo está em ter seu objetivo muito bem definido e escolher a melhor opção para o seu propósito de vida. De qualquer forma ter um diploma internacional já é um primeiro passo para a ascensão profissional.

Autor: Alexandre Luis Pedrosa– Sabe tudo sobre educação no Canadá e com certeza vai te ajudar.


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

4 pensamentos em “Universidade ou College no Canadá, será que vale o investimento?