As 10 melhores cidades para fazer uma universidade no Canadá 3


Para quem pretende fazer graduação ou pós no país, veja a nossa lista e escolha a melhor universidade no Canadá para você.

Fazer curso superior no exterior tem se tornado o sonho de muitos brasileiros. Tomada a decisão de estudar fora, a escolha da universidade no Canadá ideal para você é apenas um dos desafios diante da dimensão geográfica e das possibilidades oferecidas pelas províncias. Assim como em outros países, algumas cidades no Canadá abrigam universidades e se tornaram a casa de muitos universitários. A lista com o top 10 cidades para estudar no Canadá vai surpreender por conter regiões que não são muito conhecidas, mas que mantém a qualidade do ensino superior canadense.

 

Universidade no Canadá – Top 10

Universidades em Montreal

intercambio no canadá montreal st lawrence river

Montreal – Área do Rio São Lourenço

O berço da McGill University, Concordia University, Universidade de Montreal (Université de Montréal), e UQAM (Université du Québec à Montréal), Montreal tem uma forte veia turística, com muitas atrações e eventos, é a segunda cidade mais populosa do Canadá e está entre as mais conhecidas regiões francófonas do mundo. Por essa última característica, as universidades disponibilizam aulas e conteúdos em inglês e francês e permitem a entrega de trabalhos nos dois idiomas. Para quem busca uma universidade referência em saúde e tecnologia, pode considerar a possibilidade de ingressar na Universidade de Montreal, uma das melhores do país nesses segmentos.

Aos que planejam entrar em uma universidade no Canadá com um orçamento justo, Montreal talvez não seja a melhor opção, mesmo com um custo de vida menor que Vancouver e Toronto, a cidade tem alto fluxo turístico e outras frentes economicamente fortes, logo, as contas do mês são mais altas em comparação a cidades menores.

 

Universidade em Guelph

University of Guelph

Johnston Hall: University of Guelph / Fonte: http://www.uoguelph.ca/campus/map/johnston/

Esse é um exemplo de uma pequena cidade canadense em que a presença de uma boa universidade a colocou na lista de lugares para estudar no Canadá. O clima pacato de Guelph e, de certa forma, interiorano só se altera no verão com a realização de festivais que atraem visitantes à cidade.

A University of Guelph oferece cursos em áreas das ciências e artes e preza pela formação de pesquisadores e pensadores que contribuirão para o desenvolvimento do país.

Guelph tem cerca de 130 mil habitantes e um forte senso de comunidade. Os parques e espaços públicos são foco das famílias, principalmente as com crianças, nas estações mais quentes. A pequena cidade está em uma das províncias que mais recebe turistas, Ontario, mas isso não eleva o custo de vida, principalmente para quem opta em morar mais afastado do centro.

 

Universidades em Toronto

university of toronto - university no canada - college no canada

University of Toronto – Universidade de Toronto

A cidade não precisa de grandes resenhas, mas em termos de estudo abriga universidades reconhecidas internacionalmente. Prova disso é a University of Toronto, que está entre as 20 melhores escolas para executivos do mundo, segundo a Financial Times e outras publicações renomadas. A cidade é um grande centro de negócios e os cursos oferecidos pelas muitas instituições de ensino sediadas na cidade têm nessa área seus carros-chefes, mas os estudos de tecnologia também são fortes nas escolas.

OCAD University (artes e design), Ryerson University (cinema, mídias e mídia digital entre mais de 100 cursos em diversas áreas), York University, Seneca College e Humber College são algumas das universidades do Canadá que colocam a cidade de Toronto no mapa mundial do ensino de qualidade.

Quanto ao custo de vida, não é um dos melhores para quem precisa economizar no Canadá durante os anos de estudo, independentemente do visto canadense de estudante incluir work permit, dando ao estudante condições de trabalhar por até 20 horas semanais na duração do curso.

 

Universidades em Kingston

Kingston City Hall

Kingston City Hall – vista do Confederation Park / Fonte https://meds.queensu.ca/education/postgraduate/kingston/costs_and_housing

Mais uma cidade de Ontario onde a educação movimenta significamente a economia e fluxo populacional. O custo de vida não é dos mais baratos, dado seu tamanho e qualidade de vida quando o assunto é vida social e mercado de trabalho.

Queen’s University, Royal Military College, St. Lawrence College, Canadian Forces School of Communications and Electronics podem ser consideradas as principais universidades em Kingston. A diversidade de áreas de estudo que essas instituições oferecem com excelência é grande. Entre elas estão: tecnologia, energias alternativas, robótica, biotecnologia, ciência ambiental, engenharias, ciências da saúde, entre outros. Vale entrar no site de cada uma delas para conhecer cursos e metodologias.

 

Universidades em Vancouver

Turismo no Canadá - Vancouver - Vista de West End em Vancouver com Grouse Mountain ao fundo

Turismo no Canadá – Vancouver – Vista de West End em Vancouver com Grouse Mountain ao fundo

A cidade moderna que se integra com a natureza exuberante do país é uma das mais badaladas para fazer turismo no Canadá, não por menos, tem um alto custo de vida. Entretanto, com um transporte público que funciona muito bem, as pessoas que moram mais afastadas do centro conseguem poupar nas contas do mês.

É uma cidade que segue nas primeiras posições em rankings que elegem as melhores cidades para se viver em todo o mundo.

UBC (University of British Columbia), Simon Fraser University e Capilano University são grandes universidades no Canadá classificadas positivamente em rankings fundamentais na área acadêmica, mundialmente falando. A UBC, além do material intelectual que agrega, oferece a Vancouver atrações turísticas que entram em muitos roteiros de viagem para o Canadá. São eles: O UBC Museum of Anthropolgy, UBC Botanical Garden / Nitobe Memorial Garden, Chan Centre for Performing Arts e Beaty Biodiversity Museum.

 

Universidades em London (Canadá)

University of Western Ontario

University of Western Ontario / Fonte: http://www.eng.uwo.ca/international/london.html

Essa pequena cidade de Ontario está ao sudoeste da província e se tornou genuinamente uma excelente opção para quem vai fazer universidade no Canadá. Quem escolhe London para estudar e morar deve considerar um estilo de vida mais “low profile”, sem grandes agitações sociais, mas com grandes chances de ter uma agenda repleta de eventos estudantis. Com o passar dos anos, os esforços para atrair mais público vem surtindo efeito, o número de eventos internacionais e festivais cresce a cada ano, apesar de acontecerem de forma muito sazonal.

As pesquisas científicas e o ensino superior promovidos em London coloca essa cidade na mira dos estudantes que aplicam para Fanshave College ou Western University Canada em um das centenas de cursos que ambas oferecem.

 

Universidades em Victoria

University of Victoria - MBAs no Canadá

University of Victoria / Fonte: www.engr.uvic.ca – MBAs no Canadá

A charmosa e bela cidade de clima ameno no sul de Vancouver Island é a capital de British Columbia (BC). A população de Victoria se aproxima a 78 mil habitantes, o que caracteriza uma cidade relativamente pequena. Entretanto, o forte apelo turístico da região traz vitalidade e, consequentemente, a necessidade de recursos financeiros mais robustos para os custos mensais.

A Royal Roads University e a University of Victoria, juntas oferecem mais de duas centenas de cursos em áreas, como Tecnologia, Liderança, Comunicação, Turismo, Ciência Ambiental, Artes, Antropologia, Sociologia, Economia, Empreendedorismo, História, Matemática e muitos outras.

 

Universidades em Ottawa

University of Ottawa

University of Ottawa

A capital do Canadá não tem tanta notoriedade pelo título de carrega, mas ainda assim é uma cidade de grandes atrativos e o berço da uOttawa e Carleton, duas universidades no Canadá que contribuem para a formação de intelectuais e para o desenvolvimento do país. uOttawa, por exemplo, é a maior universidade bilíngue do mundo.

O grande número de estudantes que partem para Ottawa a cada ano a transformou em uma cidade universitária. Além das duas já citadas, há também o Algonquin College, La Cité Collégiale e St. Paul University.

 

Universidades em Waterloo

City of Waterloo

Cidade de Waterloo / Fonte: www.newcomerswaterloo.ca

A University of Waterloo e a Wilfrid Laurier University são as responsáveis por trazer quem mais movimenta a cidade, os estudantes.

Waterloo é uma cidade tranquila e tem um grande centro industrial de tecnologia, o que ajuda muitos no plano de carreira de profissionais dessa área.

 

Universidades em Kelowna

UBC Kelowna Campus

UBC Kelowna Campus – Fonte: http://hr.ok.ubc.ca/careers/haveitallintheokanagan.html

O lugar ideal para quem procura baixo custo de vida, contato com a natureza e qualidade de vida. No campus Okanagan da UBC é oferecido cursos em Arte, Educação, Engenharia, Belas Artes, Gestão, Medicina, Enfermagem e Ciência, além dos cursos de pós-graduação.

Kelowna promove eventos que envolvem a comunidade durante o verão, mas também é um belo destino para turismo por fazer parte do Vale Okanagan. As praias, as vinícolas e o Lago Okanagan traduzem um pouco da beleza encontrada na região.

A formação universitária no exterior, assim como uma especialização, eleva muito o currículo e pode transformar substancialmente a vida do estudante. Quando a escolha é fazer universidade no Canadá, muitos consideram, durante a temporada de estudos, refazer o planejamento, incluindo estratégias para permanecer no país, trabalhando e amealhando experiências que garantam preciosos pontos no Express Entry ou outros programas de imigração.

Vale lembrar que os estudantes que pretendem ingressar em um college ou universidade no Canadá, devem arcar com a organização de seus documentos pessoais e acadêmicos e com o visto canadense de estudante, conhecido também como permissão de estudos.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

3 pensamentos em “As 10 melhores cidades para fazer uma universidade no Canadá