Turismo em Quebec

Turismo em Quebec: O que fazer durante 3 dias de turismo pela província


Se a viagem é curta aproveite nosso roteirinho sobre turismo em Quebec, com dicas imperdíveis

Preparar um roteiro de viagem para explorar o turismo em Quebec  em poucos dias e conseguir extrair o melhor desta província fantástica não é tarefa fácil. Sobretudo se for a primeira experiência canadense.

Fazer um roteiro apenas com as cidades turísticas do Canadá que estão nas províncias de colonização inglesa é muito comum entre os viajantes, principalmente com listas do que fazer em Vancouver, Toronto e Ottawa, nas províncias de British Columbia e Ontário, respectivamente. Entretanto, quando uma pessoa recebe o visto para o Canadá tem mais que um destino de férias e sim a oportunidade de explorar um vasto repertório de atrações urbanas e cidades históricas circundadas por riquezas naturais exuberantes. A prova disso é incluir em seu roteiro o turismo em Quebec, a província que representa o lado francês do Canadá. Veja as sugestões de onde ir e o que fazer em Quebec durante 3 dias:

Antes de qualquer coisa é preciso escolher como chegar em Montreal, uma porta de entrada da província de Quebec muito adequada para os turistas. Quem tem mais dias no Canadá pode investir em uma das viagens de trem mais charmosas do mundo pela Via Rail Canada, com itinerários partindo de Ottawa e Toronto, por exemplo. Quem optar pelo avião, vai pela Air Canada, Porter ou WestJet.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, destino conhecido por intercambistas e que detém um dos traços mais fortes do país: a diversidade.

O contraste é uma qualidade de Montreal e a capacidade de surpreender também. Ao chegar, o turista encontra uma cidade que fala o inglês para atender os visitantes. Aliás, apenas cerca de metade da população se declara também fluente no típico francês québecois, além do inglês. A província do Quebec, onde está localizada Montreal, é que sustenta o título de país de ter dois idiomas oficiais, apesar de ocorrer em outras cidades.

A façanha de abrigar dois idiomas se torna simples diante da arrebatadora paisagem da cidade. Os pontos turísticos de Montreal se equilibram entre história e modernidade. No leste, uma região que concentra a famosa zona hoteleira também está o Porto, a Velha Montreal (Vieux Montréal) e o impressionante Complexo Olímpico, que abriga também o Biodôme. Na junção entre leste e oeste (lado inglês) há muito que fazer em Montrea, tornando o turismo em Quebec inesquecível:

 

Roteiro de 3 dias de turismo em Quebec

Vieux-Montreal – Naquelas ruas europeias de pedra, os prédios datados do século XVII são um convite à contemplação durante o dia e a noite. No tour a pé, é obrigatória a caminhada pela Rue Saint Paul Ouest, na Old Montreal, ou Vieux Montreal, os caminhos pela região do Rio São Lourenço com seus cafés, bares, restaurantes e museus.

As principais atrações turísticas de Montreal são a Catedral de Notre Dame, a Place d’Armes, o Vieux-Port, o Parque Mont Royal e a Underground City (cidade subterrânea). Como falamos do contraste na cidade mais uma prova disso é o Quartier Chinois, o bairro tradicionalmente chinês em Montreal.

Jardim Botânico – Uma experiência de muito encantamento e contato com a natureza transformada em arte pelo homem é o Jardim Botânico de Montreal, um dos maiores do Canadá. As estufas e jardins abertos denotam a diversidade botânica e chamam atenção para a preservação inclusive de borboletas e uma variedade de insetos presentes no insetário.

Place dês Arts – A riqueza das artes está no Place dês Arts. A arquitetura moderna aplicada em todo o complexo já vale a visita, mas há ainda tetro, galerias, pátios e museus. Lá é a casa do Les Grands Ballets Canadiens de Montreal. Quem sabe na data da sua visita tenha um espetáculo?

Oratório de Saint Joseph – O cenário de cartão postal é uma dos pontos turísticos de Montreal que mais atraem turistas. A construção do século XIX é impactante não só pela beleza do prédio, a região cheia de verde dá um ar ao mesmo tempo bucólico e de imponência.

A locomoção pela cidade não é complicada, as linhas de metrô ajudam a completar a lista do que fazer em Montreal com certa facilidade e economia de tempo. Aos que procuram uma experiência ainda mais especial o deslocamento de trem para a cidade de Quebec vai incrementar a viagem.

O turismo em Quebec é marcado, em maioria, pela passagem europeia na América do Norte. Entre as principais atrações estão, a Vieux-Québec é visita obrigatória entre turistas que querem conhecer o melhor de Quebec a pé. Isso mesmo. O lugar, além de charmoso e de ser um marco de turismo no Canadá, é ideal para aquele turista que gosta de parar, contemplar e tirar fotos…

Entre os principais pontos turísticos de Quebec para conhecer a pé estão Observatoire de la Capitale, o Chatêau Frontenac e a Basílica Notre-Dame-des-Victoires.

Na deslumbrante região da Basílica Notre-Dame-des-Victoires o passeio é um mergulho na formação da cidade. A igreja entregue à população no início do século XVIII representa muito da beleza local, é visitada em todas as estações do ano, mas no inverno se integra as paisagens frias proporcionando um cenário de rara beleza. O interior da basílica é irretocável em seus tons de branco e dourado contrastando com os bancos de madeira escura.

Quando falamos do deslumbre da região da basílica, sem dúvida e justamente, está inclusa o hotel Fairmont Chatêau Frontenac. A construção suntuosa é localizada a cerca de 500 metros da Notre-Dame e as margens do rio São Lourenço. Durante o dia, as caminhadas pelo deck é o must para os turistas. A vista do local rende as principais fotos que retratam o turismo em Quebec. As diárias no hotel não são para todos os bolsos, mas a curiosidade em ver de perto as luxuosas instalações pode ser sanada com as visitas guiadas.

Se a ideia é uma imersão na cultura francesa, o almoço ou jantar no restaurante Continental deve estar na sua lista de coisas para fazer em Quebec. Aliás, esse restaurante é bem disputado entre turistas, apesar do preço nada fraterno.

Quem sobe ao observatório no Marie-Guyart Building tem uma das vistas mais belas de Quebec. De lá o Rio São Lourenço é visto em sua extensão pela cidade, assim como podem ser vistas as atrações que citamos há pouco.

Os pubs, restaurantes e as baladas agitam a noite de Quebec. Aos que fazem questão de conferir o agito das cidades, precisa conhecer a Rue St-Jean e a Grand Allée onde estão presentes badalados pubs e casas noturnas da cidade.

Como os prédios históricos são realmente marcantes, na sua lista de pontos turísticos de Quebec não pode faltar o Hôtel du Parlement, local da Assembleia do Quebec, e a caminhada até o Plaines d’Abraham – incluindo a visita ao Musée National Des Beaux-Arts Du Québec -, que marca o domínio dos ingleses no Canadá após a batalha com os franceses. Continuando no segmento histórico, o deslocamento até a Citadelle dá uma ideia do que foi a ocupação dos ingleses. O prédio erguido entre 1820 e 1831 é na verdade uma fortaleza em formato de estrela. Atualmente abriga um museu militar e o 22° Regimento Real do Canadá.

Na Rue Du Petit-Champlain o convite é a caminhada com algumas paradas para comer. Estar ali é viajar até a década de 30, do século XVII, observando as fachadas preservadas que se mantêm vívidas trazendo charme a cidade.

Obviamente que uma lista de turismo em Quebec, se tratando da província ou da cidade, cabe muito mais do que citamos aqui. Um roteiro de três dias que contemple Montreal e Quebec ajuda muito um grupo de viajantes que vem crescendo muito, os que escolheram pela primeira vez fazer turismo no Canadá a Europa ou Estados Unidos.

Quem tiver condições de revisitar o Canadá em férias no mesmo ano, pode aproveitar o tempo de validade do visto canadense de turista, que é de 24 semanas e ainda dá o direito de estudar idiomas no país em cursos com menor ou a mesma duração. Aproveite para pegar nossas 9 super dicas de como economizar no Quebec e adquirir o e-book 99 atividades e atrações Grátis no Canadá, garantindo um orçamento mais enxuto na sua viagem de turismo ou intercâmbio no Canadá.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >