Trabalhar como ENGENHEIRO no Canadá: a profissão em demanda abre portas para quem quer imigrar para o país 204


Quem sonha em morar no exterior e é formado em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Química tem motivos para se animar, pois um dos países com os melhores índices de habitabilidade e empatia com estrangeiros apresenta ótimas perspectivas para os profissionais até o ano 2022 com chances de imigrar para o Canadá por um PNP da província ou pelo Express Entry. O mercado para trabalhar como engenheiro no Canadá é promissor, apesar das projeções mostrarem um número justo de vagas para candidatos, segundo o que demostra o Job Bank - que divulga dados do Canadian Occupational Projection System (COPS). Essas projeções mostram ainda os imigrantes em uma confortável posição para corresponder a essa demanda.

 Quer saber mais sobre o eTA?  - Isenção de Visto Canadense para Brasileiros - Autorização Eletrônica de Viagens para o Canadá >>>

Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros Eletricistas e Engenheiros Químicos são quatro ocupações que formam um grande grupo ocupacional, representado pelo NOC 213, onde a Engenharia Civil se destaca pela maior quantidade de profissionais e atuando como um expoente que demonstra o crescimento da economia e a prosperidade da população. O desempenho positivo acompanha a média salarial para os profissionais dessa ocupação em todo o Canadá. Em Ontário, que abriga a badalada Toronto, por exemplo, a média salarial do Engenheiro é de CAD$ 38,60 a hora; Já Alberta, onde está Calgary, a média bate os animadores CAD$ 50,00 a hora.

A Engenharia Civil é uma profissão regulamentada em todo o Canadá, assim como as outras três ocupações pertencentes a esse grupo, logo, para usar legalmente o nome “Engenheiro” é necessária licença, isso se exclui para o trabalhador que, mesmo formado, exerce uma função de assistente sob a fiscalização de um engenheiro licenciado ou trabalha como engenheiro em treinamento.

Como fazer a validação de diploma para trabalhar como engenheiro no Canadá?

Entrega de documentos - Cada província gerencia seu processo de validação de diploma e as associações responsáveis em fornecer informações e apoio aos profissionais.

A entrega da documentação, com tradução juramentada no idioma oficial da província, é um passo comum aplicado a qualquer associação. Assim como as comprovações de experiências na função.

Após analisar toda a documentação, a associação avalia se há necessidade da aplicação de provas e testes que colaborem para a equivalência do conteúdo e qualificações acadêmicas, principalmente quando não há vivência em universidades canadenses.

Comprovação de experiência de trabalho - Dependendo da província, 3 ou 4 anos de experiência na profissão são exigidos. Para quem teve experiência de trabalho no Canadá e quer declarar para facilitar o processo de validação de diploma é necessário que o período seja de, no mínimo, 12 meses.

As provas - Dever e responsabilidade ética de proteger a segurança pública são as exigências a um engenheiro no Canadá. Esses temas, inclusive, são abordados no exame de prática profissional ministrado pelas províncias.

Vale citar que o processo de obtenção de licença para engenheiros pode levar mais de 1 ano. Durante todo esse período o candidato vai investir tempo e recursos financeiros e esse impacto nas finanças pode ser diminuído conseguindo um trabalho supervisionado por outro engenheiro ou mesmo ocupando uma vaga de engenheiro em treinamento, para isso é necessário o visto de trabalho.

Essas ofertas de trabalho no Canadá podem ser localizadas em sites das associações nas províncias ou no Instituto de Engenharia do Canadá.

Encontre mais informações nos sites dos reguladores provinciais:

Association of Professional Engineers and Geoscientists of British Columbia

Association of Professional Engineers, Geologists and Geophysicists of Alberta

Association of Professional Engineers and Geoscientists of Saskatchewan

Association of Professional Engineers and Geoscientists of the Province of Manitoba

Professional Engineers Ontario

Ordre des ingénieurs du Québec

Association of Professional Engineers and Geoscientists of New Brunswick

Engineers Nova Scotia

Engineers PEI - The Association of Professional Engineers of the Province of Prince Edward Island

Professional Engineers and Geoscientists Newfoundland and Labrador

Association of Professional Engineers of Yukon

Northwest Territories and Nunavut Association of Professional Engineers and Geoscientists

Para saber mais sobre normas e responsabilidades dos engenheiros no Canadá, consulte o site da Canadian Council of Technicians and Technologists.

Encontre no site da Engineers Canada Roadmap to Engineering in Canada mais informações para o imigrante que quer conquistar sua validação de diploma e trabalhar como engenheiro no Canadá.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Canadá.

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

204 pensamentos em “Trabalhar como ENGENHEIRO no Canadá: a profissão em demanda abre portas para quem quer imigrar para o país