Como é a celebração do Thanksgiving no Canadá


As diferenças do Thanksgiving no Canadá, a celebração tão reproduzida em filmes americanos também é tradição canadense

O Thanksgiving no Canadá, ou como muitos conhecem no Brasil como Ação de Graças é uma celebração tradicional, respeitada por nativos, imigrantes e até mesmo por quem ficará pouco tempo no país. O apelo familiar e a simbologia ligada a fartura na colheita, pouco se relaciona com a maratona de compras vista no Black Friday dos Estados Unidos no mês de novembro. E as diferenças não param por aí.

Thanksgiving no Canadá

Thanksgiving no Canadá >>>

Talvez o que mais chame atenção é que o Thanksgiving  no Canadá acontece na segunda segunda-feira de outubro e não em novembro como vimos à exaustão em filmes americanos.

A história que envolve o surgimento da Thanksgiving ou Action de grâce, como é celebração é chamada em inglês e em francês, respectivamente, é ligada a fartura, boa colheita e gratidão às conquistas do ano inteiro, mas foi a I Guerra Mundial e sua herança de batalhas e mortes que fizeram a comemoração mudar de data, deixando o dia 11 de Novembro para o Remenbrance Day.

A tão esperada Black Friday, que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos não migrou com a mesma relevância para o mês de outubro. Na realidade, as promoções que podem chegar aos 80% e fazem surgir filas nas portas das lojas são mais aguardadas após o Natal no Canadá. Um dia após a Ação de Graças nos Estados Unidos acontece a versão canadense das promoções, embora com alcance inexpressivo.

 

Comidas típicas do Thanksgiving no Canadá

Uma celebração ao redor da mesa agrega, une, é simbologia em várias datas e não podia ser diferente no Thanksgiving canadense. O peru acompanhado de molhos agridoce compõe a tradição, junto com os pratos feitos com abóboras, que tem alta safra em outubro, principalmente a torta pumpkin pie, picante e com sabor especial graças à receita que leva especiarias como canela, cravo e gengibre e as preparações à base de maple syrup.

A reunião da família acontece no jantar tradicional do feriado de Ação de Graças, embora em algumas casas seja realizado no domingo. Com hábitos diferentes dos brasileiros, esse jantar é servido mais ou menos às 18hs, bem cedo para nossos padrões.

Enquanto nos Estados Unidos acontecem desfiles de rua, como o da Macy’s, o Thanksgiving no Canadá tem essa atração mais discretamente em uma festa local com o Kitchener-Waterloo Oktoberfest, na província de Ontario. É também uma bela oportunidade para viagens em família para aproveitar o feriado, nas cidades onde há adesão, e conhecer um pouco mais sobre a cultura e tradições canadenses.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Canada e vai fazer você apaixonar-se pelo país, caso já não esteja!

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >