Viver com salário mínimo no Canadá. É possível? 4


Os desafios de quem quer imigrar e está disposto a conhecer um novo padrão de vida que inclui a chance de viver com um salário mínimo no Canadá 

Na vida comum do brasileiro pouco se faz essa conta. Mas, no Canadá, viver com um salário mínimo é considerar atuar em muitos dos postos de trabalho oferecidos para pessoas sem curso superior, imigrantes recém-chegados, estudantes e idosos. Para entender isso, basta saber quanto é o salário mínimo no Canadá e ter uma ideia do custo de vida nas províncias. Surpreendentemente, o que é vislumbrado como vida justa e com qualidade no Canadá passa muito, muito perto do que um trabalhador remunerado com um salário mínimo tem por lá.

 

Quanto é um salário mínimo no Canadá? Entenda como funciona. 

Uma grande diferença em relação ao salário mínimo no Canadá que chama atenção dos brasileiros é que cada província pratica um média salarial. Isso acaba sendo mais surpreendente que a maneira de informar o salário nas vagas de trabalho, que é calculado por hora ou por ano.

Haverá casos em que o valor do salário mínimo da província canadense influenciará na escolha do imigrante que está pesquisando sobre o melhor lugar para morar no Canadá, se esse é o seu caso, acompanhe quanto pagam as províncias.

13ª British Columbia: CAD$ 10.45

12ª Newfoundland & Labrador: CAD$ 10.50

11ª Prince Edward Island: CAD$ 10.50

10ª Saskatchewan: CAD$ 10.50

9ª Quebec: CAD$ 10.75 (Recentemente reajustado)

8ª New Brunswick: CAD$ 10.65 (Recentemente reajustado, o que a fez sair da última posição)

7ª Nova Scotia: CAD$ 10.70

6ª Manitoba: CAD$ 11.00

5ª Youkon: CAD$ 11.07

4ª Alberta: CAD$ 11.20

3ª Ontário: CAD$ 11.25 (Deverá ser reajustado para C$ 11.40)

2ª Northwest Territories: CAD$ 12.50

1ª Nunavut: CAD$13.00

 

Reajuste do salário mínimo no Canadá 

O reajuste no salário mínimo no Canadá acontece no mês de setembro, mas isso não é regra em todas as províncias que têm autonomia para aumentar ou não. Pode acontecer também das províncias reajustarem os salários em outros meses, como aconteceu com Quebec, que especulou um reajuste a partir de maio, onde o mínimo de CAD$ 10.55 subiria para CAD$ 10.75 e isso realmente aconteceu.

 

Como calcular o salário mínimo no Canadá? 

Se a informação que se tem nas vagas de trabalho no Canadá é por hora, será preciso fazer continhas para saber quanto um trabalhador recebe por mês no país.

Legal, mas qual a carga de trabalho no Canadá? De acordo com a lei trabalhista, em um emprego considerado integral, o trabalhador cumpre 40 horas de trabalho semanais, ou 160 horas mensais. Para ultrapassar esse tempo é preciso um acordo entre as partes, onde há o limite de 60 horas semanais para o trabalhador.

 

Como viver com um salário mínimo no Canadá? 

Indo direto ao ponto e seguindo a tendência da demanda, os brasileiros que pensam em imigrar para cidades como Toronto, Vancouver, Ottawa, Montreal ou mesmo para menos famosas como Calgary e Hamilton, querem mesmo é saber como é o custo de vida e como viver bem no Canadá sem estourar o orçamento. Para todos os casos, valem as dicas acompanhadas dos custos médios:

Procure aluguel fora de áreas centrais  Morar perto de tudo, onde as coisas acontecem e em endereços perto do centro é mais caro não apenas no Canadá. Muitas pessoas prezam por morar praticamente ao lado do trabalho, ou das estações de metrô, mas isso pode comprometer CAD$ 300,00 CAD$ 400,00 dólares de seu orçamento mensal. Na Região de Vancouver, por exemplo, a variação do aluguel pode ser assustadora. Em cidades vizinhas a grande Vancouver o aluguel varia entre CAD$ 745,00 a CAD$ 900,00 para apartamentos em prédios simples (porém limpinhos), já o aluguel em Vancouver é a partir de CAD$ 1.200,00.

Custo com alimentação no CanadáObviamente que esse ponto é muito particular, pois inclui gostos pessoais e estilo de vida. Mas lugares que ajudam a manter o controle do orçamento são as lojas como Dollarama, Wall Mart, Canadian Superstore, com suas marcas próprias, variedade, promoções e embalagens grandes. O custo justo para uma pessoa que pouco fica em casa por trabalhar fora ou estudar é de CAD$ 200.

Custo com transporteConsiderando o custo com transporte público canadense, a melhor opção é sempre o bilhete mensal. Então, se a cidade que vai morar dispõe dessa forma desse serviço, use.

Os custos variam de acordo com a cidade, mas CAD$ 90.00 é uma boa média mensal para a tarifa e transporte público normal, os estudantes costumam ter descontos.

Custo com internet no CanadáAs pesquisas para achar bons planos de internet que ofereçam um serviço de acordo com suas expectativas devem ser realizadas com afinco. Há muitos pacotes disponíveis e o custo para uma internet justa, mas não espetacular é a partir de CAD$ 50.00, o mesmo vale para um plano de telefonia móvel com internet.

Pequenas despesasPara ter controle de seus gastos não são só contas grandes fazem diferença. Se no imóvel que alugar não tiver condições de montar uma lavanderia, mais gastos estão previstos, assim como se a energia elétrica e a água não estiverem inclusos no aluguel.

Da mesma forma, lembre-se que para montar e manter em ordem uma casa, prezando pela economia, as manutenções e imprevistos lhe farão gastar dinheiro com ferramentas e utilidades domésticas. Manter, pelo menos, CAD$ 40.00 na reserva ajuda a evitar sustos com pequenos gastos.

Pesquise bem o plano de saúde no CanadáPrincipalmente para quem imigra com a família, saber o quanto pode pagar em um plano de saúde é fundamental – se isso for um serviço prioritário e não for disponibilizado pela empresa. Há casos onde o plano de saúde no Canadá custa CAD$ 140,00 para um casal. Mas cabe estar ciente que atendimentos odontológicos, fisioterapia e psicologia, por exemplo, não são cobertos pelo plano.

Ah, mas somando tudo ultrapassa minha continha com o salário mínimo informado por hora na maioria das províncias cobiçadas. Provavelmente sim, mas o que informamos como custo de vida é uma média para uma pessoa morando sozinha.

Não estamos afirmando que não é possível viver com um salário mínimo no Canadá, mas se essa forma de vida que demonstramos extrapola o orçamento, a solução é mudar algumas coisas substanciais como moradia, por exemplo.

Disposição para mudanças é uma condição na vida de quem quer imigrar para o Canadá, e se isso não acontecer acompanhado do cônjuge, a saída pode ser dividir as contas com outras pessoas. Optar por alugar um apartamento no Canadá ou outro tipo de moradia dividindo as contas já proporciona uma economia importante.

Agora, qual seu objetivo no Canadá? Se você chegou até esse texto procurando informações para imigrar para o Canadá, guarde tudo o que foi citado aqui para um segundo momento, pois no plano de imigração os gastos são completamente diferentes, para mais.

Quem embarca no sonho de imigrar por estudo, tem contas mais sérias a fazer. Ter um ano do curso pago e o valor exigido pela imigração para se bancar é uma regra. Além disso, o estudante tem limitações quanto a carga horária, o que influencia no salário total. Então, apenas após organizar sua chegada ao Canadá, passe a considerar o que foi explicado aqui.

 

Vai apenas visitar o Canadá? Então veja sobre visto de turismo >>

  

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Canadá. Pergunte!

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

4 pensamentos em “Viver com salário mínimo no Canadá. É possível?

  • Valéria Lavareda

    Adorei o post! Bem esclarecedor. Estou planejando morar no Canadá daqui a dois anos, e tenho algumas dúvidas; você poderia esclarecê-las? O visto é pago? Quanto custa, em média, um apartamento pequeno só pra um casal? É muito difícil arrumar empregos básicos, como garçom? Quando o tempo do visto acaba, posso renovar? Em quanto tempo e como eu tiro o visto permanente?
    Desde já, muito obrigada!

    • Alexandre Luis Pedrosa
      Alexandre Luis Pedrosa Autor do post

      Valéria,
      Muitas perguntas, muitas respostas. Nós somos especializados em vistos e poderemos ajudar em tudo relacionado a isso.
      O visto é pago?
      Sim. É pago.

      Quanto custa, em média, um apartamento pequeno só pra um casal?
      Depende muito da cidade, província e bairro/distrito. Porém, uma pesquisa rápida em qualquer site de aluguel você poderá ter uma noção melhor de média.

      É muito difícil arrumar empregos básicos, como garçom?
      Depende muito do tipo de pré-requisito. Oferta, há até que bastante para essa área.

      Quando o tempo do visto acaba, posso renovar?
      Depende do tipo de visto. Aqui cabe você verificar qual seria a duração e objetivo de viagem. Renovar quase todos os tipos você pode fazer isso.

      Em quanto tempo e como eu tiro o visto permanente?
      O tempo varia de acordo com o tipo de procedimento de imigração.