High School no Canadá

Qual o visto para quem vai fazer high school no Canadá? 2


SCHOOL BUS - High School no Canada

SCHOOL BUS – High School no Canada

Para enviar um adolescente para fazer high school no Canadá toda a atenção é necessária. Após tanto afinco até a matrícula na escola, o visto canadense não pode ser um empecilho.

São muitas demandas para dar conta até a data da viagem do adolescente rumo ao high school no Canadá e entre as providências burocráticas está o visto canadense que permitirá a permanência legal do estudante no país durante a temporada de estudos.

Quem vai fazer high school no Canadá por meio de um programa de intercâmbio e não fazendo parte de um visto familiar, precisa aplicar para um visto canadense de estudante, independente se for cursar apenas um term (quatro meses) ou ficar por um ano.

 

Documentação para o visto de estudante de quem vai fazer high school no Canadá

Após matricular-se na escola, o estudante deve organizar sua documentação para dar entrada no visto para estudar no Canadá. Nessa etapa toda atenção é necessária, mesmo que a aplicação seja realizada com a ajuda de um despachante de visto. Separe os itens:

– Passaporte original, com validade mínima de 06 meses;

– Passaportes anteriores originais (se tiver);

– 2 fotos 3×5 iguais e recentes (menos de seis meses);

– Carta de aceitação emitida por uma escola high school no Canadá;

– Declaração escolar ou 3 últimos comprovantes de pagamento.

Histórico escolar: deve ser enviado o histórico dos últimos anos de estudo com tradução juramentada feita por um profissional credenciado;

 

Formulários para visto canadense de estudante

Vale estar ciente que todos os formulários obrigatórios no processo de solicitação de visto de estudante, mesmo no caso de high school. devem ser preenchidos em inglês, independentemente da proficiência do estudante. É nesse caso, por exemplo, que se nota a importância de contratar um despachante de visto canadense, para aumentar assim a precisão na disposição das informações, inclusive na apresentação de documentos.

Os formulários são detalhados. Neles serão colocadas as informações da escola, sobre o processo de admissão do estudante, dos familiares, da vida acadêmica pregressa do intercambista, informações sobre a hospedagem, etc.

 

Comprovação financeira  para quem vai fazer high school no Canadá

Em se tratando de um menor de idade, a comprovação financeira do estudante que vai fazer high school no Canadá depende do recurso dos pais ou tutores. Os documentos comprobatórios são distintos para que não restem dúvidas de que há renda para o período de estudos.

É indicado pelo Governo Canadense um valor mínimo a ser declarado para um ano de curso (verificar valor com a escola) e permanência no país (CAD $10.000 ou CAD$ 11.000 para a província de Quebec).

Alguns documentos usados para a comprovação financeira  são extratos bancários dos últimos três meses, comprovantes de investimentos de renda fixa, Declaração do Imposto de Renda, cópia do contrato social e pró-labores dos últimos três meses (para empresários e autônomos).

 

É preciso exame médico para fazer high school no Canadá?

A exigência de exame médico é uma dúvida latente para quem vai fazer high school no Canadá. Mas a informação do Governo é clara quando determina que apenas estudantes que ingressarão em cursos com duração superior a seis meses devem se submeter a exame médico junto a um profissional credenciado.

 

Documentação para menores de idade

Como sabemos, os menores que viajam desacompanhados dos pais precisam de uma autorização autenticada em cartório. Esse trâmite é independente da solicitação de visto canadense, por isso, os pais e tutores precisam seguir exatamente o que diz a Polícia Federal do Brasil.

 

Guardiões no Canadá

Obviamente que há um zelo e uma preocupação a mais dos pais ao enviar um menor de idade para fazer high school no Canadá desacompanhado de um familiar.

De qualquer maneira, é importante ter atenção quanto as exigências e normas para a escolha do homestay, pois é essa família que vive no Canadá que será responsável por acolher o adolescente e proporcionar seu bem-estar durante a permanência no país.

Para evitar contratempos e incompatibilidades que atrapalhem a temporada no país, os pais não devem se furtar a fazer perguntas, marcar conversas, conhecer detalhadamente as regras da casa e garantir o máximo de informações sobre os tutores de seus filhos fora da escola.

Muitas vezes a homestay (hospedagem em casa de família) é providenciada pela escola e faz parte da aplicação ao programa de estudos. Outras vezes o contato é providenciado pela agência de intercâmbio que intermedia o programa de high school contratado pela família do estudante.

Já está programando seu high school no Canadá? Então turbine o inglês ou francês para ser elegível a uma vaga, tenha atenção quanto aos prazos para a matrícula, pesquise com afinco as opções de escolas, as melhores cidades canadenses de acordo com seu perfil, sobretudo, as diferentes exigências entre as instituições de ensino. Contar com as informações corretas aumenta a segurança e até impacta no investimento financeiro para essa jornada incrível de imersão cultural.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

2 thoughts on “Qual o visto para quem vai fazer high school no Canadá?

  • Thallys Yohanis

    Olá Alexandre! Tenho 13 anos, faço o 8°ano em uma escola pública e pretendo durante o período de faculdade fazer intercâmbio no Canadá e após a conclusão do curso, ir residir definitivamente no Canadá. Minha vida já estava planejada, pode-se assim dizer, porém, não sabia que era possível estudar no Canadá mesmo com minha idade e período acadêmico. Infelizmente, moro na Paraíba em uma cidade de interior e minha família é de classe média. Há como ir fazer high school no Canadá com esse perfil? Ah, não entedi a parte do post comprovação financeira, para fazer high school no Canadá é preciso pagar os 10.000 dólares? Pode ir para o Canadá, com o homestay sem tantos custos? Desde já agradeço!