Imigração para o Canadá

Qual experiência de trabalho é válida para fins de imigração para o Canadá ? 19


Quando os planos de imigração para o Canadá começam a sair do mundo das ideias é hora de bolar as estratégias para o programa que melhor se enquadre a sua realidade e a seu perfil . Imigrar temporariamente por estudo, trabalhar no Canadá, imigrar com o cônjuge conquistando um Open Work Permit ou por outra permissão que o contemple. Enfim, são muitas as opções de entrada, inclusive por trabalho, para se tornar elegível aos programas de imigração provinciais e ao Express Entry. Outros tipos de contrato e empregos são também muito valiosos, mas nem todos somam pontos em programas de imigração. Eles garantem apenas uma experiência canadense que é positiva para enriquecer o currículo, treinar o idioma, entre outros pontos.

Afinal, o que a imigração para o Canadá considera Canadian Experience?

Empregos com contrato de trabalho que sejam full time, ou seja, que a carga horária semanal seja maior que 30hs;

Esses empregos precisam estar dentro do NOC (Tabela Nacional de Ocupação do Canadá) em níveis O, A ou B, que correspondem a profissionais qualificados com formação pós high school, ou pós ensino médio brasileiro. Os detalhes dos níveis são:

  • Nível 0 – empregos administrativos, normalmente voltados a cargos de gerência sênior em áreas como finanças, médica e arquitetura, por exemplo;
  • Nível A – empregos profissionais onde o nível é equivalente a pessoas com formação universitária;
  • Nível B – trabalhos para pessoas com formação de nível técnico (pós-secundários, colleges ou cursos equivalentes ao ensino técnico, no Canadá chamados de on-the-job).

As permissões de trabalho que se enquadram nessas experiências são: Open Work Permit (geralmente concedida ao cônjuge de quem aplicou para programas de estudo), PGWP - Post Graduation Work Permit (o direito a trabalhar é concebido após o término do curso pós-secundário de nível superior – universidade ou college - , Work Visa por meio das províncias (PNPs) – oferta de trabalho de um empregador de província - ou Labour Market Impact Assessment (LMIA).

Não sai válidas as experiências de estágio, Off Campus Work Permit (normalmente com 20hs semanais), trabalho voluntário e Co-op (que faz parte do programa de estudos). Essa vivência é sim valiosa, mas para constar no currículo, para ganhar dinheiro e manter-se no Canadá e para calibrar ainda mais o idioma.

É importante ressaltar que, para fins de imigração para o Canadá, a experiência de trabalho canadense precisa ser superior a 1 ano e preencher os requisitos descritos acima para ser consideradas Canadian Experience dentro do Express Entry.

As experiências de trabalho conquistadas em outros países, se não o Canadá e o Brasil, também contam pontos na aplicação do Express Entry quando somadas a experiência de trabalho canadense e proficiência no idioma (inglês ou francês).

Vale a pena lembrar, que o Express Entry é o sistema que recebe as informações dos estrangeiros que querem imigrar para o Canadá pelo programa federal. Ele recebe as informações dos programas Canadian Experience Class, Federal Skilled Worker e Federal Skilled Trades e, por meio da soma de pontos, classifica quem receberá o convite a imigrar para o Canadá.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre as experiências de trabalho para quem quer imigrar para o Canadá, nos envie. Ela pode virar tema dos nossos próximos posts.

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Especialista em Vistos e Imigração para o Canadá.

Quer ajuda? 

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

19 thoughts on “Qual experiência de trabalho é válida para fins de imigração para o Canadá ?