Qual a melhor forma para pagar o college no Canadá? 2


O estudante precisa avaliar a melhor forma de pagar o college no Canadá de acordo com seus planos no país e o tempo de duração do curso  

O interesse por estudar no Canadá está levando muita gente a procurar cursos que unam a qualidade e bons preços que já viraram uma marca do país. Para alguns brasileiros o intercâmbio no Canadá é a primeira experiência internacional com alto investimento financeiro. As dúvidas são muitas: passaporte, qual o visto canadense correto, como economizar dinheiro, o que levar na mala… E uma das mais frequentes é: Como pagar o college no Canadá diante das opções disponíveis?

A saga das pesquisas de como pagar o college no Canadá tem fases muito comuns. Fazer contas, calcular cada fração, as cotações, os impostos… O college é uma modalidade de curso com duração de até 2 anos e que, apesar de mais curto que uma universidade, requer um investimento financeiro relativamente robusto, fator que compromete boa parte do planejamento para a estada no Canadá e influencia muito nas decisões tomadas pelos estudantes e patrocinadores.

Listamos aqui as opções mais comuns usadas para pagar o college para ajudar a tirar suas dúvidas.

 

College no Canadá: Quais as formas de pagamento

Financiamento bancárioEssa é uma modalidade pouco divulgada e conhecida entre os estudantes internacionais. Talvez, um das maiores razões seja a norma pré-estabelecida em ter um “fiador” com residência permanente ou que seja um cidadão canadense para assumir esse contrato junto a um banco do Canadá.

O valor desse empréstimo tem um teto de CAD$ 10.000 (o college custa em média CAD$ 14.000), com 20 anos para pagar e com a taxa média de juros 4% ano. O início do pagamento das parcelas do financiamento é 2 anos após o final do curso. O que o estudante paga durante o college e nos 2 anos antecedentes ao pagamento de fato são os juros sobre o total.

O “programa de financiamento estudantil”, ou qual for o nome dado pelo banco que oferecer esse benefício, é destinado a estudantes estrangeiros e pode ser usado para pagar o college, a universidade, MBA e outros tipos de graduação. Além de cumprir com os requisitos do banco é imprescindível fazer as contas direitinho e prever o impacto dessa forma de pagamento no seu planejamento financeiro e trajetória de vida pós formação do College no Canadá, principalmente se pretender imigrar.

Obviamente por ser uma iniciativa das instituições financeiras, as regras podem mudar dependendo do banco. Vale pesquisar para não cair em pegadinhas e entender como funciona o financiamento para estudantes no Canadá. Um dos bancos que oferecem esse financiamento no Canadá é o Royal Bank of Canada.

 

Cartão de créditoNormalmente essa é a forma de pagamento usada por quem contrata uma agência de intercâmbio. As opções de parcelamento ajudam no controle dos gastos antes, durante e depois da viagem. Mas para quem pretende planejar o intercâmbio por conta própria deve se atentar à necessidade de um cartão de crédito internacional para concluir a operação junto ao college, as taxas de juros na quantidade de parcelas e as alterações de câmbio.

 

Depósito bancárioQuem conseguiu ter o valor total em dinheiro para pagar o college tem no depósito bancário uma forma de pagamento descomplicada. Se for pela agência de intercâmbio, o cliente pouco se preocupa com a conversão de reais em dólar, tampouco com o valor das taxas da escola.

 

PaytoStudyÉ um banco que existe para intermediar transações exclusivamente ligadas às experiências de estudo do exterior. Essa instituição vem se tornando famosa entre os brasileiros não só pela forma concisa de tratar os pagamentos de college, homestay, traslado e afins, mas pela economia substancial no valor investido nesse plano de estudo graças à cobrança de uma única “taxa”, que na verdade é o IOF (0,38%).

É uma maneira simples de lidar com pagamentos, pois com o cadastro no PaytoStudy, o estudante consegue cadastrar os beneficiários e realizar as operações por meio de um banco nacional.

É importante ficar de olho na cotação do dia, pois o que é declarado como estimativa de pagamento durante o cadastro do favorecido tem validade de 48h.

 

Se atente as condições da escola…

Para qualquer forma de pagamento o estudante deve ter atenção com as condições de pagamento da escola ou agência de intercâmbio quanto as taxas, necessidade ou não de entrada e os procedimentos da escola.

Esteja ciente dos gastos, até os menores. Quando o aluno começa a pesquisar os colleges no Canadá e tem mais que um como favorito precisa considerar se vale a pena aplicar em todos eles, pois a taxa de aplicação não é devolvida, independente da aprovação.

Outra questão importante é quanto ao pagamento da entrada ou do primeiro term. Com esse “credito” o aluno deverá escolher as matérias a cursar nesse primeiro período do college no Canadá que tem duração de 4 meses, custear as taxas do termo e arcar com as despesas referentes aos laboratórios e infraestrutura necessária. E os livros? A aquisição deles é de inteira responsabilidade do estudante e normalmente não estão inclusos nesse valor. Lembrando que, para o estudo ser considerado full time é preciso cursar, no mínimo, 3 matérias por termo.

 

Deseja saber mais a respeito de visto de estudante para o Canadá ou somente deseja visitar o país?

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

2 pensamentos em “Qual a melhor forma para pagar o college no Canadá?

  • Marcio

    Boa tarde Alexandre,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelas informações. Elas são de grande importância para quem está planejando estudar no Canadá.

    Eu tenho uma dúvida bem particular que talvez você possa ajudar.

    Bem, eu estou tirando naturalidade chilena que me dará o passaporte chileno (por ser filho de chileno). Pelo que sei, o Chile possui acordo comercial que possibilita o cidadão chileno a trabalhar 20h semanais com o visto de turista, ou seja, não é necessário estar matriculado num College.

    Você saberia me dizer como é feito esse tramitação? Preciso de alguma autorização do consulado? Como como é adquirida essa permissão de trabalho?

    Muito obrigado desde já.

    Marcio