Outono no Canadá

As belezas e o turismo do outono no Canadá


O que fazer e visitar no outono no Canadá, um destino de rara beleza e muitas atividades

Diferentemente do que acontece em outros países, o turismo no país é pulsante durante todo o ano. Entretanto, o outono no Canadá é considerado um dos períodos mais bonitos seja nas metrópoles mais urbanizadas ou na vasta natureza presente nas províncias.

As clássicas folhas de bordô indo do vermelho ao amarelo, um friozinho que permite longas caminhadas nas ruas, montanhas e ruas com folhagem cor de cobre, dourado, amarelos radiantes e laranjas profundos… As mudanças acontecem dia após dia até a chegada do inverno e em províncias como Ontário e Quebec a estação privilegia paisagens cinematográficas espetaculares.

O outono no Canadá começa em 21 de setembro e vai até 21 de dezembro. Durante este período, o que não faltam são coisas para ver e fazer, mas esses 5 pontos turísticos do Canadá são imperdíveis.

Outono no Canadá – Festivais, chalés, resorts e parques de Ottawa

A província de Ontário, em seu contraste de áreas urbanas desenvolvidas e de natureza privilegiada, atrai muitos visitantes o ano todo. O outono no Canadá, especialmente em Ottawa é vibrante, pois a cidade reúne atrações que levam as pessoas às ruas e serve de ponto de partida para a exploração dos arredores da cidade onde nos parques e imensas áreas verdes a prática de esportes outdoor, os piqueniques e a observação da natureza são as principais atividades.

Os festivais culturais, exposições ao ar livre, as intervenções artísticas, os cafés e restaurantes que elaboram cardápios especiais na estação transformam o outono em Ottawa em uma das cidades mais elegantes do Canadá. Entre os festivais destaca-se o CityFolk, o festival das abóboras Pumpkinferno (30 de setembro a 30 de outubro de 2016) e a Oktoberfest (23-24 setembro de 2016). Nos restaurantes o selo “Savour Ottawa” garante um menu com pratos produzidos com produtos locais frescos, na Saunders Farm (município de Goultron) o Dia das Bruxas é especial na maior seleção de labirintos de hedge do mundo e para quem gosta muito desse universo de terror, as Haunted Walks (Caminhadas Assombradas) entretêm os visitantes com as histórias de terror da região.

Outono no Canadá

Outono no Canadá

 

Gatineau Park – Nos finais de semana, entre os dias 1 e 16 de outubro de 2016, acontece o famoso Fall Rhapsody com programas de atividades em quatro pontos do parque. Entre refeições com produtos frescos, a Champlain Lookout, que é o ponto de observação mais visitado do local entre os 12 oficiais, os passeios de carro e os piqueniques que reúnem familiares, amigos e casais o outono no Canadá é celebrado nos cenários para fotos perfeitas.

 

Fazenda de Cranberries – Há 12 minutos ao sul do aeroporto de Ottawa fica a Upper Canada Cranberries. O passeio pelo local é guiado e existe uma loja para comprar cranberries frescas, secas, suco e demais produtos. É um passeio incomum aos brasileiros que pouco produzem as frutinhas, enquanto o Canadá é um recordista em produção e Upper Canada Cranberries é uma das únicas três fazendas de cranberry em Ontário. É possível visualizar no site mais detalhes.

 

Mountain Orchards – Veja a tradição das famílias locais em colher maçãs frescas. Os passeios de carroça são atrativos para adultos e crianças, no labirinto de milho a diversão é diferenciada, apresente a família o estilo agrícola de Ottawa no outono no Canadá. A única coisa a se pagar são as maçãs colhidas durante a visita e os produtos colocados à venda pelos proprietários e produtores locais.

 

Ottawa International Animation Festival – Entre 19 e 23 setembro o mundo da animação volta os olhos para Ottawa. Peças de vanguarda, novidades em animação, produtores novos e renomados apresentam seus trabalhos em um dos festivais mais importantes do mundo.

No cenário gastronômico não deixe de conferir: Baconpalooza, Savour Fall at Rideau Hall e Tastes of Wellington West.

 

Outono em Toronto

Dificilmente palavras seriam capazes de expressar com fidelidade como é o outono em Toronto. A cidade que já é uma queridinha em outras estações do ano, recebe a estação das folhas secas de forma única e descontraída.

Entre as atrações de Toronto nesta época estão coisas cotidianas – como comer toda a variedade de produtos feitos com as abóboras da época e escolher as peças mais legais para sua decoração de Halloween, que também acontece na estação do outono no Canadá, – e datas comemorativas de grande significado para os canadenses, como o Thanksgiving, Dia de Ação de Graças no país.

 

Acompanhe a temporada de jogos – No outono acontecem campeonatos dos esportes que os canadenses adoram e que os turistas também. Garanta seus ingressos para as partidas de hockey, basquete, football e para os playoffs de baseball e soccer.

 

Aprecie as exposições de arte – Nas galerias, museus e pelas ruas acontecem eventos de arte que certamente vão te impactar. Nuit Blanche, por exemplo, é uma exposição de arte montada nas ruas das 18h até o nascer do dia seguinte, após o festival com a presença dos artistas, as obras continuam na cidade por mais 12 dias.

 

Passear pelo High Park – A transformação das cores nas árvores e jardins no High Park dá a dimensão de quão lindo é o outono no Canadá. Passeie no parque que é uma das principais atrações de Toronto e encontre alguma atividade que agrade.

Lake Ontario visto de Toronto - Outono no Canadá

Lake Ontario visto de Toronto

Sky line na CN Tower – Essa é um ponto turístico do Canadá para ser visitado o ano todo, mas no outono canadense a paisagem construída com a queda das folhas e a vibração dos tons avermelhados, laranja e amarelo nas copas das árvores te farão descobrir outra Toronto.

 

Vinículas de Niagara – A região do Niagara supera a beleza das mundialmente conhecidas cataratas, não deixe de explorá-la. As vinícolas que produzem grandes vinhos canadenses, inclusive o ice wine, estão nesta região e no outono no Canadá ficam ainda mais charmosas.

As degustações, brunches e almoços promovem o entra e sai nas instalações principais das vinícolas, onde também acontecem a venda de vinhos e produtos artesanais.

O Niagara Wine Festival é repleto de eventos com especialistas produtores. Quem é amante dos vinhos e dos roteiros gastronômicos não pode perder.

 

Prince Edward Island International Shellfish Festival

Os dispostos a viajar em busca dos sabores canadenses têm que prestigiar o festival de mariscos de Prince Edward. Na segunda quinzena de setembro as atividades culinárias, a boa música e o entretenimento noturno são a rotina local.

As apresentações de chefs renomados e as competições que elegem as melhores preparações da temporada aguçam os paladares dos visitantes e os mantém animados o dia todo.

 

Melhores pontos de queda de folhas no outono no Canadá

Mesmo que cada cidade eleja seu melhor ponto de queda de folhas do outono no Canadá, existem aqueles mais famosos e que emocionam os turistas. Veja cinco pontos para ver o espetáculo da natureza em sua melhor performance:

 

Montanhas Rochosas, Alberta – Em setembro e outubro, os dias são aquecidos e secos nas montanhas rochosas de Alberta. Depois do alto verão e antes da temporada de inverno, as multidões se distanciam das rochosas e o clima bucólico do outono é ideal para passeios mais longos e as paradas em pontos estratégicos como Johnston Canyon e túnel da montanha perto de Banff ou no lago Agnes de Lake Louise.

 

Algonquin Park, Ontario – O tamanho, a beleza e a proximidade com Toronto o torna um dos parques mais populares em Ontário. Em seus 7.725 quilômetros quadrados de florestas, lagos e rios, o Algonquin Park só pode ser totalmente explorado a pé ou de canoa.

As árvores de bordo estão em seu melhor visual em setembro ou início de outubro. Os álamos, as arvores tamarack e os carvalhos vermelhos atingem o seu auge no meio ou no final de outubro.

 

Viaje pela Agawa Canyon, Ontario – A viagem pela Algoma Central Railroad/Railway’s Agawa Canyon é outra excelente maneira de ver as cores no final de setembro/início de outubro.

Veja no site a melhor data para a compra dos tickets que te levará para uma das viagens de trem mais charmosas do Canadá.

Outono no Canadá

Fonte: www.northernontario.travel (Agawa Train)

Viajem pela Via Rail (Toronto – Montreal – Quebec City – Halifax) – Não há nada mais espetacular ou romântico do que a dramática mudança que o outono no Canadá traz para as florestas do leste do país. Pela Via Rail o trecho especial de 6 noites apresenta a queda das folhas de forma interessante com uma experiência de viagem única pelas paisagens de Toronto, Montreal, Quebec City e Halifax.

 

Niagara Parkway, Ontario – O histórico Niagara Parkway, ou “River Road”, segue as curvas sinuosas do rio Niagara, que divide o Canadá e os EUA. O trecho mais belo no outono está entre as cidades pequenas de Queenston e Niagara-on-the-Lake e atinge o seu auge de cor no início de outubro. É um passeio ideal para quem já vai visitar vinícolas em Niagara.

 

Bruce Peninsula, Ontario – A Península Bruce apresenta uma das melhores partes do Bruce Trail – cerca de 800 km de clássica trilha para caminhadas. Apresenta a esplêndida flora, fauna e paisagens dos lagos de Ontario. Algumas das árvores de lá têm mais de 1000 anos de idade e no outono canadense, especialmente no final de setembro e início de outubro, as cores são uma atração à parte.

Verifique  o relatório de cores e queda de folhas nos parques de Ontario e escolha o melhor ponto de observação e datas mais precisas.

Laurentian Mountains - Outono no Canadá

Laurentian Mountains

Laurentian Mountains, Quebec – Québec é famosa por suas cores do outono por suas árvores de bordo. Para ver essas e outras espécies comuns na região desfolharem, tente as Montanhas Laurentian para uma das mais belas demonstrações de queda de folhas da América do Norte. As cores começam seu pico no final de setembro e continuam até meados e final de outubro em altitudes mais baixas e locais mais próximos do sul. Comemore a época visitando a cidade resort Mont-Tremblant e acompanhando os festivais de cores.

Cavendish Beach - Outono no Canadá

Cavendish Beach – Prince Edward Island

Prince Edward Island – As florestas de PEI tem uma gama excepcional de cores no outono. As águas quentes do Golfo de St. Lawrence e do Northumberland Strait dão a PEI um clima relativamente moderado e ajudam a criar um dos mais longos períodos de queda de folhas no nordeste da América do Norte. Consulte o site para mais detalhes.

 

Cabot Trail, Cape Breton Island, Nova Scotia – Aclamada como uma das mais belas vias do mundo, a Cabot Trail, ganha com os ventos vermelhos impetuosos, laranjas e dourados que cobrem as terras altas e atingem seu pico na primeira ou segunda semana de outubro. Tente visitar Cape Breton Highlands National Park ou Parque Nacional Kejimkujik e sítio histórico nacional. Consulte o site oficial que traz as atividades da comunidade para o outono, incluindo a queda das folhas.

 

Fundy Coastal Drive, New Brunswick – A Fundy Coastal Drive é uma viagem marítima excepcional. Veja algumas das marés mais altas do mundo e vislumbre o vermelho vivaz e o laranja profundo, que estão em seus mais ávidos tons nas duas primeiras semanas de outubro, durante a Ação de Graças do Canadá.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Canada e vai fazer você apaixonar-se pelo país, caso já não esteja!

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >