É possível a mudança de status do visto canadense? 4


Foi estudar inglês no Canadá com visto canadense de turista e quer ingressar em um college, está em um programa de estudo e quer trabalhar no Canadá? Será possível resolver essas questões sem sair do país? A resposta é: cada caso é um caso. Mas vamos explicar isso neste texto que fala sobre a mudança de status do visto canadense.

Para quem ainda não sabe, o visto canadense de turista permite não somente a visita ao país. Desde 2014, ele passou a ser a permissão de entrada e permanência para fazer intercâmbio de idiomas no Canadá, por até 24 semanas, mas sem o componente de trabalho, até mesmo porque esse programa foi extinto.

 

Mudança de status do visto canadense de turista para visto de estudante

Quem entrou no Canadá com o visto de turista, para estudar inglês ou francês por seis meses e depois decide permanecer no país para continuar estudando, ou ingressar em uma universidade, ou fazer qualquer outro tipo de curso, precisará da alteração de status para visto de estudante, tecnicamente chamado de S-1, ou o popular visto com permissão de estudo.

Isso pode ser feito sem que o solicitante precise sair do Canadá, cuidando sempre para iniciar esse processo de mudança de status de visto antes do vencimento do atual, para evitar transtornos, pois o processo pode levar 8 semanas ou mais.

Para realizar essa troca de status de visto, a documentação deve ser enviada para Los Angeles ou para o Brasil e o estudante terá que fazer o exame médico previamente, procedimento obrigatório e que deve fazer parte da documentação a enviar.

Dica extra: Como não há pagamento em espécie neste processo, será necessário enviar um Money Order ou um Bank Draft com o valor da taxa imigratória para o visto de estudante (ou cartão de crédito).

Esteja ciente que a troca de status não é a melhor maneira de permanecer no Canadá, apesar de ser uma medida legal. E por quê? É muito mais interessante que o solicitante entre com o visto definitivo, mas se não tiver jeito... A troca de status de visto canadense funciona como uma primeira aplicação, portanto, ocorre grande risco de ter o visto canadense negado por muitas razões, entre elas, recursos financeiros insuficientes para manter-se no país e não haver tempo para a troca antes do prazo final do visto atual. Não é difícil a Imigração Canadense solicitar a aplicação com o estudante em seu país de origem, justamente para evitar que ele fique ilegal no país. Também é comum haver muita recusa desse tipo de solicitação, por isso, nem é tão divulgado.

Se o estudante vai para o Canadá estudar inglês em uma escola que oferece um Pathway e ele recebe a carta condicional para ingresso no college, o solicitante deve então enviar os documentos de troca de status para Vegreville, na província de Alberta. Além da documentação básica exigida em qualquer dos vistos canadenses, o estudante precisa incluir a carta de aceitação do college e o certificado da escola anterior.

Dicas extras: Neste caso, nem todas as pessoas receberão o pedido para apresentação do exame médico e, se ocorrer, será apresentado após o envio da documentação. O pagamento da taxa imigratória é feita online.

 

Outros tipos de mudança de status de visto canadense

Quem entrou no Canadá com o visto de turista, ou de estudante, e está visitando o país e recebeu uma proposta de emprego através de um LMIA procederá com a troca de status pela cidade de Nova York, enviando a documentação básica e a fornecida pela empresa.

Visitantes que quiserem estender o visto para continuar em companhia de familiares e amigos, precisam solicitar uma extensão de visto, não a troca de status. Neste caso, a Imigração Canadense, se aprovar o processo, fornecerá o Visitor Record com a data final de permanência no país. Este documento tem que estar anexado a seu passaporte. Da mesma forma que com os outros, esse trâmite deve ser feito com atenção aos prazos e final do visto atual, ter o visto de visitante e querer estender, por mais simples que possa parecer, ainda incorre em risco de ter a solicitação negada.

Dica extra: Atente-se ao prazo de processamento dos vistos. Procure garantir sempre uma “folga” além do tempo de processamento de visto para evitar o risco de ficar ilegal no país.

Como era de se esperar, o Canadá procura ter soluções que ajudem a resolver e a evitar problemas relacionados a seus processos burocráticos, mas é válido lembrar que o fato de o solicitante estar no Canadá na maioria das solicitações de mudança de status, a garantia de o visto ser aprovado está nas mãos da Imigração Canadense e não do solicitante. O que pode ser feito sempre para aumentar a segurança é contratar um bom consultor de visto e imigração ou advogado. 

 

Quer saber mais sobre Visto de Estudante para o Canadá - Study Permit >>

Vai apenas visitar o Canadá? Veja sobre visto de turismo aqui>>

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre Visto para o Canadá e como Estudar no Canadá. Pergunte!

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

4 pensamentos em “É possível a mudança de status do visto canadense?

  • Yago Nahas Garcez

    Boa noite.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo texto bem detalhado, ajudou bastante minhas dúvidas. Porém, estou com outras dúvidas mais específicas. Estou em Vancouver estudando inglês, meu curso tem a duração de 6 meses, por isso eu apliquei para o visto de estudante. Portanto, estou aqui como estudante e gostaria de estender por mais 4 meses minha experiência em Vancouver. Já que não tenho possibilidade financeira de entrar para um College (tendo em vista que a maioria dos cursos tem como regra o pagamento de grande parte do curso logo na matrícula) estou considerando a possibilidade de trocar meu visto de ESTUDANTE para TURISTA. Você acha que dessa forma consigo estender meu período aqui? É verdade que uma vez que eu “perder” o visto de estudante no Canadá eu não consigo aplicar novamente para este status de visto no futuro?
    Por enquanto estas são minhas dúvidas.
    Desde já agradeço

    • Alexandre Luis Pedrosa
      Alexandre Luis Pedrosa Autor do post

      Yago,
      Você pode sim trocar de status de visto, porém o ideal seria mesmo continuar com o seu Study Permit.
      Se depois quiser um Study Permit novamente ficará ‘estranho’ a não ser que haja uma continuação natural de estudos facilmente comprovada.

  • Vinicius Lopes

    Amigo, minha esposa está com passagem comprada para a próxima semana, mas o visto de trabalho dela ainda não foi liberado, mesmo com ela informando que a passagem está comprada e a empresa enviando uma carta dizendo que ela precisa estar lá no dia 03/01/17. Nesse caso, estamos pensando em embarcar com o passaporte europeu e depois mudar o status do visto dela lá. Isso é possível?

    • Alexandre Luis Pedrosa
      Alexandre Luis Pedrosa Autor do post

      Vinícius,
      Já nos falamos anteriormente. Não recomendo, pois ela precisaria sair e entrar novamente do Canadá com o novo visto no passaporte correto. O ideal é aguardar decisão. Consulado não trabalha com urgência e sim com prazo médio de análise.