Menor viajar sozinho para o Canadá, como fazer?


Os preparativos da viagem são muitos, mas a documentação merece uma atenção especial quando um menor viajar sozinho para o Canadá

Está pensando em mandar as crianças para um intercâmbio no Canadá ou para passar as férias? Um menor viajar sozinho para o Canadá causa tensão para muitos pais, mas ter acesso as informações corretas deixa as coisas mais simples e seguras. Estar atento ao que muda na solicitação de visto canadense de estudo ajuda a evitar transtornos e correrias de última hora.

 

E o que muda na aplicação do visto para um menor viajar sozinho para o Canadá?

A maioridade é determinada por cada província, logo é preciso consultar a informação antes de solicitar o visto para o menor viajar sozinho para o Canadá, mas adiantamos esse passo aqui.

É considerado menor de idade em Alberta, Manitoba, Ontario, Prince Edward Island, Quebec e Saskatchewan pessoas menores de 18 anos. Em British Columbia, New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Northwest Territories, Nova Scotia, Nunavut e Yukon, pessoas até 19 anos.

Para um menor viajar sozinho para o Canadá e fazer intercâmbio deverá contar com um Guardião, uma vez que os pais ou responsáveis legais não o acompanharão na viagem.

Nestes casos é necessária uma carta custódia, que é formada por dois documentos:

Autorização de viagem para o exterior de menor brasileiro – É um formulário do Ministério das Relações Exteriores que deve ser reconhecido firma em cartório e anexado à solicitação de visto canadense.

Custodianship Declaration – Custodian for Minors Study in Canada – Deverá constar os dados do guardião e também ter firma reconhecida.

Em Quebec, os menores que viajam sozinhos precisa de um Certificat d’acceptation du Québec (CAQ) para estudar.

Lembrando que, o visto canadense de turista, que é uma permissão para residente temporário, é o mesmo usado por pessoas que vão fazer intercâmbio no Canadá para estudar idioma até 24 semanas. Neste caso, o menor precisará da carta de custódia.

Organize todos os documentos e inclua as cópias da autorização e da declaração de custódia sem esquecer-se de relacionar as informações do menor que está viajando sozinho para o Canadá e do guardião de forma simples para ser apresentado ao oficial da imigração quando chegar no país.

 

Qual a validade do visto de estudante para menor viajar sozinho para o Canadá?

Das séries 1 a 8: Normalmente válido por 1 ano;

Das séries 9 a 12 ou ingresso em uma instituição pós-secundária: Normalmente válido pelo período do programa de estudos;

Para o menor de idade que vai estudar no Quebec, a permissão de estudos tem a validade que consta no Certificat d’acceptation du Québec.

Além de todo esse trâmite, os pais ou responsáveis legais devem providenciar o que a companhia aérea e a Legislação Brasileira exigem para o embarque e desembarque da criança que está viajando sozinha para o Canadá. Um processo não invalida ou complementa o outro. O Conselho Nacional de Justiça disponibiliza uma cartilha para facilitar o entendimento.

 

E quando a viagem do menor ao Canadá é a turismo?

A situação do menor de idade viajando sozinho para fazer turismo no Canadá muda um pouco. A carta de custódia se torna desnecessária, sendo obrigatória apenas a Autorização de viagem para o exterior de menor brasileiro com firma reconhecida.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >