O melhor lugar para fazer intercâmbio é o Canadá


O Canadá saiu da 3ªposição para dividir a liderança como o melhor lugar para fazer intercâmbio com os Estados Unidos.

Foi o que apontou a “Pesquisa Selo Belta”, divulgada em maio, que mostra o Canadá na 1ªposição como o melhor lugar para fazer intercâmbio, conquista que se deve ao custo/benefício, principalmente para os que planejam imigrar para o Canadá usando um programa de estudo com componente de trabalho que dá direito ao Work Permit junto com o visto canadense de estudante.

A pesquisa da Belta apresenta um cenário fiel do mercado e das agências de intercâmbio, pois é obtida via o cruzamento de dados das agências conveniadas, que representam cerca de 75% do mercado nacional, e dos estudantes que as procuram. Em 2016 foram usadas 135 agências de intercâmbio e 1.925 estudantes para mostrar o panorama de 2015 no mercado de estudo fora do país. Foi catalogado como produtos o intercâmbio de idiomas, high school, curso de férias e de idioma com componente de trabalho temporário. Mesmo com o último extinto no Canadá, o país ficou na liderança na procura entre os brasileiros.

 

Público que procura pelo melhor lugar para fazer intercâmbio

Os jovens ainda são os que mais buscaram estudar no exterior, é o que aponta a pesquisa. Os grupos de 22 a 24 anos, seguido do grupo que vai dos 25 a 29 lideram os que foram estudar fora, diferentemente do que foi mencionado na pesquisa de 2013, que mostrou que o grande grupo dos 18 a 30 anos procuravam cursos fora do Brasil.

Uma tendência que segue crescente, segundo a pesquisa, são os cursos que duram de 1 a 3 meses, coincidentemente o produto que trouxe fama para tornar o Canadá como o melhor lugar para fazer intercâmbio  na área de intercâmbios de idiomas com seus custos mais baixos, graças à cotação do dólar canadense e a competividade acirrada com países como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, que atualmente ocupa a 3ª posição do ranking, pulando duas posições do que foi apresentado em 2013. Quem se prestar a fazer na ponta do lápis as contas de quanto custa um intercâmbio vai descobrir o porque do Canadá deixar os Estados Unidos e a Inglaterra para trás, principalmente nesse tipo de curso.

Os estudantes entrevistados elencaram os cursos que mais desejam fazer, e os que despontam na liderança estão ligados à carreira, seja em formação superior ou up grade no currículo com a fluência na segunda língua. Entre eles estão pós-graduação (Mestrado, Doutorado, MBA ou Master), graduação, curso profissionalizante e o de idioma. Esses brasileiros que ainda pretendem estudar no exterior correspondem a 58% dos entrevistados, enquanto 42% já tiveram essa experiência e desse total 19,9% estudaram em 2015.

A crescente demanda na busca de especialização fora do Brasil só deve aumentar, assim como a procura pelo que o Canadá oferece, que vai de encontro com o que a pesquisa apontou: o desenvolvimento da carreira.

Aos que seguem essa tendência e optam por fazer intercâmbio no Canadá tem uma gama de cursos que oferecem mais que progressão no nível de inglês. As escolas de curso superior para formação de novos profissionais ou pesquisadores estão preparadas para receber cada vez mais estudantes. Aliás, o mercado da educação tem grande participação na economia canadense e se fez extremamente valiosa nos processos de imigração, logo, se tornou “menina dos olhos” dos brasileiros que desejam imigrar para o Canadá.

Neste quesito, o intercâmbio no Canadá também sai na frente com a opção do College, que se nivela a uma faculdade no Brasil e que coloca o estudante numa posição adiantada em comparação com quem procura cursos de idiomas com componente de trabalho temporário em outros países. Além disso, a chance de fazer um college no Canadá, ao contrário da universidade, é mais sustentável financeiramente aos que precisam controlar os investimentos. Lembrando que, esse programa de estudo dá direito a trabalhar no Canadá enquanto estuda.

O resultado dessa pesquisa demonstra como os caminhos para o Canadá estão cada vez mais concorridos, sobretudo para aqueles que sonham em ir embora do Brasil num futuro próximo e avalia que morar no Canadá é a melhor escolha.

Deseja saber mais a respeito de visto de estudante para o Canadá ou somente deseja visitar o país?

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >