Intercâmbio no Canadá: As 5 principais cidades do país para quem quer estudar


As diferenças entre as províncias e suas cidades e onde estão as melhores instituições de ensino. São muitos os fatores que determinam a escolha da região para estudar no Canadá.

O destino mais procurado para intercâmbio por brasileiros é o Canadá. Segundo o que mostra a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), em pesquisa realizada com 81 agências de intercâmbio brasileiras no ano de 2013, o país lidera na preferência em cursos de idiomas, sendo também o país que mais recebeu estudantes nos últimos 10 anos.

Com a diversidade de cursos, escolas e universidades entre as melhores do mundo, escolher onde ir estudar no país pode ser uma decisão difícil.

Qualidade de vida, cultura, lazer e clima acabam sendo itens importantes nas eliminatórias na realização do sonho de estudar no Canadá.

Intercâmbio no Canadá

Vancouver

Os brasileiros adoram! Uma cidade de clima agradável e inverno considerado ameno se comparado com outras cidades e províncias do país. Localizada no oeste canadense, Vancouver é a cidade mais populosa dessa região e uma das que mais recebem estrangeiros que querem estudar, trabalhar e imigrar para o Canadá. O resultado disso é cerca de 50% da população não tendo o inglês como língua materna.

No verão, parques como Stanley Park são grandes atrações turísticas. A área de 4.000 m² abriga vasta vegetação, ciclovia, os famosos totens de cedro vermelho e o Aquário de Vancouver que vale toda a visita ao parque. Existem aventuras imperdíveis em Vancouver no verão, uma delas é a travessia da ponte do Parque Capilano Suspension Bridge & Park, um passeio a 70 metros de altura sobre o Rio Capilano.

Aberta o ano todo, mas com passeios de bondinho, helicóptero, tirolesa e trilhas no verão. Assim são as visitas a Grouse Mountain, localizada a 15 min do centro de Vancouver. Além disso, só na cidade são mais de 150 instalações públicas e ao ar livre.

Dá para aproveitar muito as praias de Vancouver no Verão e na praia de Kitsilano fica a Kitsilano Beach Pool, a piscina pública da cidade. No verão as compras na Robson Street e na Granville Island também ficam mais agradáveis. Se tiver um tempo e quiser uma viagem com paisagens de pura poesia da natureza, vá para Victoria! O trecho partindo de Vancouver é de ferry pela Costa Oeste canadense. Vancouver Boats Park oferece aulas de canoagem e desportos aquáticos para todas as idades e níveis de habilidade.

Escolas de intercâmbio em Vancouver

Há opções para todos os gostos e bolsos, desde cursos de meio período, até que duram o dia inteiro. Entre as centenas de opções podemos citar: Vancouver English Centre (VEC), Alaya International Training Centre (ATC), EF International Language School, ILAC Vancouver, ILCS Vancouver, entre inúmeras outras.

Toronto

A recordista em receber brasileiros para estudar inglês. A cena cultural de Toronto é agitada e diversificada com muitas festas, baladas, shows e eventos de verão.

As principais escolas de inglês e programas de língua inglesa oferecidos em Universidades canadenses estão em Toronto. A cidade é considerada o centro financeiro, o maior polo industrial e de Telecomunicações do Canadá. A maior concentração de empresas é lá.

As atrações turísticas mais conhecidas também são grandiosas. A CN Tower, visitada anualmente por 1,5 milhões de pessoas é um ícone canadense; É possível também montar uma rota só para visitas a museus. Os principais são Royal Ontario Museum, o maior do Canadá, Art Gallery of Toronto, George R. Gardiner Museum of Ceramic Art, The Bata Shoe Museum e o Ontario Science (lida com ciência e tecnologia).

Um dos locais mais agradáveis de Toronto é o Queen’s Park. Além do Parlamento de Ontario e dos museus de Royal Ontario e Gardiner está lá a Universidade de Toronto, uma das principais do país.

Escolas de Intercâmbio em Toronto

Connect, Pacific Gateway, Eurocentres, Global Village, GEOS Language Academy, IH International House, ILAC Toronto, ILSC Toronto, etc.

Montreal

A melhor universidade do Canadá pelo ranking canadense Macleans por nove anos consecutivos, está na cidade. É a Universidade McGill, que também é citada entre as 10 melhores do mundo pelo Times Higher Education Supplement, ou seja educação é o ponto forte da cidade.

E para quem quer viver o estilo parisiense fora da França, Montreal é o lugar. A arquitetura e resquícios da cultura francesa são traços fortes na cidade que é bilíngue e tem pouco mais de 3,5 milhões de habitantes.

Segurança, mercado de trabalho aquecido e ótima qualidade de vida. Montreal oferece isso a seus habitantes, incluindo o grande número de brasileiros que escolhem lá para morar enquanto trabalham e estudam. Falando em estudos, são quatro universidades e 12 faculdades que fazem dessa cidade a campeã em concentração de estudantes universitários da América do Norte.

Vieux Montréal (Velha Montreal), Jardim Botânico de Montréal, Catedral de Notre Dame, Old Port, Old Montreal, Biodôme, áreas verdes preservadas e muita neve. Em Montreal, a preservação está na arquitetura, na cultura e na natureza.

Escolas de Francês e Inglês em Montreal

EC English Language Schools Montreal, Montreal International Institute of Language Arts, GEOS Languages Plus, Upper Madison College, YMCA, etc.

Québec City

A capital da província de Québec é pura história. Assim como Montreal, Quebéc City traz a forte herança francesa na cultura, nas ruas e na arquitetura.

Para quem quer estudar francês, Quebec City é ideal, são muitas escolas que oferecem cursos de aperfeiçoamento do idioma. A Université Du Québec serve a toda a província com cerca de 750 cursos espalhados pelas cidades. Todos os dias, cerca de 6.780 professores e palestrantes e 4.100 empregados regulares ajudam a cumprir o ensino universitário da rede e da missão de investigação. A rede é formada por 360 grupos e laboratórios de investigação, incluindo 156 cadeiras de pesquisa. Desde a sua fundação, Université du Québec concedeu mais de 537 mil graduações.

O charme de Quebec City se estende pela facilidade em explorar seus pontos turísticos. O visitante pode se guiar pelo fluxo do St. Laurent River, ou pelas avenidas e boulevards. Seguindo a principal avenida da cidade, a Grande Allée Est, se chega ao Musée National de Beaux-Arts, ao o Jardin Jeanne-d’Arc (O Jardim de Joana D’Arc) ou o Parc des Champs-de-Bataille. Essa avenida se torna a Saint-Louis e a próxima parada é uma visita a Viex Quebec (Velha Quebec), onde está a fortaleza Citadelle, uma construção britânica parte do Patrimônio Histórico Nacional do Canadá. Não dá também para esquecer o cartão postal da cidade, o Le Château Frontenac.

Outros pontos imperdíveis de Quebec City são Musée de La Civilisation, o Vieux-Port e o Marché-du-Vieux-Port (o mercado municipal que encanta moradores e visitantes pela beleza e variedade).

Escolas de Francês em Québec

École Québec Monde, BLI, BEC;

Victoria

Apesar de ser capital de British Columbia é pouco populosa, ideal para quem procura um estilo de vida britânico.

A University of Victoria oferece mais de 160 programas de pós-graduação e doutorado entre Ciências Sociais, da Computação, Economia, Matemática, Sociologia, Teatro, etc.

Quando se fala em turismo, Victoria tem muitos atrativos tanto no inverno como no verão.

A natureza é um dos pontos altos da cidade. É possível apreciar as baleias em Race Rocks e se deslumbrar com as flores, shows pirotécnicos na fonte no verão do Butchart Gardens. Museus como os Royal BC Museum ou Hatley Castle e Emily Carr House ou Ponto Ellice House e as galerias de arte ajudam a contar a história antiga e contemporânea da cidade.

Trilhas, esportes radicais nas montanhas e na água, Chinatown, parques, bares, restaurantes, paisagens naturais deslumbrantes, arte em museus, na arquitetura e ao ar livre.

Escolas de inglês em Victoria

University of Victoria (ELC) e Global Village;

Há centenas de escolas para quem quer fazer intercâmbio no Canadá e no Brasil há excelentes agências que gerenciam todo o processo identificando o que você precisa.

Deseja saber mais sobre escolas de idiomas no Canadá? Conheça a Languages Canada, que é uma organização que visa dar crédito às escolas de idiomas no país. Clique Aqui para saber mais.

E você? Já foi estudar no Canadá? Conte a sua experiência e nos dê detalhes da sua escola, isto ajudará outras pessoas que têm o mesmo sonho!

Autor: Alexandre Luis Pedrosa– Sabe tudo sobre educação no Canadá e com certeza vai te ajudar.


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >