Intercâmbio em Família no Canadá

Como funciona o intercâmbio em família no Canadá


Quem está planejando passar uma temporada estudando no Canadá, vai notar ao acessar os sites das melhores agências uma categoria de programas de estudo que é uma opção para promover a evolução pessoal e profissional, integrar pais e filhos e testar a adaptação em um novo país e uma nova cultura, o intercâmbio em família.

Há algum tempo, fazer intercâmbio no Canadá tem sido a escolha de muitos brasileiros. Além da receptividade com estrangeiros, instituições de renome mundial, ótimas posições em rankings que medem qualidade de vida e habitabilidade, dólar mais barato que o americano (...), o Canadá acolhe vários perfis e estrangeiros não só no turismo e no mercado de trabalho. As escolas que oferecem cursos de idioma já conhecem as vantagens em facilitar o acesso à pessoas de todas as idades para estudar inglês no Canadá, ah, e também o francês. Já as agências de intercâmbio tratam de agregar vantagens para tornar os programas de intercâmbio em família ainda mais atraentes.

 

Como funciona o intercâmbio em família no Canadá?

A principal vantagem desse programa de intercâmbio é, sem dúvida, o respeito aos perfis dos membros da família. De crianças a idosos, não existe idade certa para fazer intercâmbio. As turmas e as cargas horárias dos cursos, bem como as atividades, são pensadas para o melhor acompanhamento e aproveitamento do conteúdo. Normalmente para os adultos as aulas são em tempo integral com algumas atividades voltadas para áreas culturais, como teatro, visitas aos museus, cursos de fotografia... São focadas em conversação e, dependendo da intenção dos alunos, voltados para áreas técnicas e profissionais. Já as crianças e os jovens têm aulas mais dinâmicas, até mesmo porque a escolha por intercâmbio nas férias escolares é bem comum. Prática de esportes, excursões culturais, shows e tantas outras opções são muito comuns nesses programas.

 

Hospedagem para a família durante o intercâmbio no Canadá

Por razões de economia, muitas famílias optam pelo Homestay (hospedagem em casa de família), uma modalidade interessante também para aumentar a experiência canadense pela convivência com quem mora há anos no país ou mesmo nativos.

Quando a privacidade é a prioridade. É preciso separar tempo para investir em pesquisas de como alugar um apartamento no Canadá, caso o programa oferecido pela agência de intercâmbio não ofereça o flat no pacote, o que normalmente acontece. Use e abuse nos acessos a sites como Realtor.ca, Kijiji e Airbnb.

Para alugar um bom apartamento no país com dois dormitórios, sala e cozinha, em cidades como Vancouver e Toronto é preciso desembolsar, em média, CAD$ 1.200,00 dólares mensais. Enquanto alugar um basement, conhecido no Brasil como “porão”, pode custar 30% menos.

 

Como tirar o visto canadense para fazer intercâmbio em família?

Antes de qualquer coisa é necessário saber quais os cursos farão parte desse intercâmbio em família. Além das opções de idiomas, há programas que reúnem High School para os adolescentes e cursos de business, marketing ou outras modalidades para os adultos. Essas escolhas terão impacto direto na aplicação do tipo de visto e na duração dele. As agências de intercâmbio não incluem as despesas e trâmites com visto canadense nos programas que oferecem.

despachante para visto canadensePara quem vai estudar inglês no Canadá por menos de 24 semanas deve solicitar o visto de turismo canadense. Já para outros tipos de intercâmbio aplicação deve ser para o Study Permity. Há particularidades entre os programas e essas características causam alterações nos vistos, sendo possível até ter a permissão de trabalho inclusa para o estudante ou a permissão de trabalho aberta para o cônjuge, nessa categoria estão os cursos vocacionais Co-op, colleges, universidades ou mestrados que também pedem a permissão de estudos e têm a duração a partir de 8 meses.

O fato é que para cada membro da família é necessária uma aplicação de visto para o Canadá.  Para todos os casos, o processo é detalhado e itens como comprovação financeira e cartas de intenção devem ser feitas com muita atenção para demostrar à imigração que o plano da família é passar uma temporada de estudos no Canadá com clara intenção de retorno ao Brasil.

A aplicação do visto canadense online pode ser realizada pelo próprio solicitante. Mas para aqueles que preferem evitar erros comuns no preenchimento dos formulários, que são todos em inglês, perder prazos na apresentação dos documentos, se confundir com os pagamentos das taxas e, sobretudo, não saber como fazer as cartas de intenção e comprovações financeiras, a contratação de um despachante de visto é essencial.

 

Quanto custa o intercâmbio em família no Canadá?

Importantíssimo considerar as diferenças de valores que existem entre províncias. Cidades canadense famosas, como Vancouver, Toronto e Calgary são as preferidas não somente pela grande quantidade de escolas, mas também pelas atrações turísticas e características como qualidade de vida, multiculturalismo e segurança. Essa preferência encarece mensalidades, ainda que haja promoções interessantes em determinadas épocas do ano, como meses de aulas regulares, por exemplo.

Garantir 4 semanas em um programas de intercâmbio em família para estudar inglês no Canadá, com acomodação em homestay, exige um investimento superior a CAD$10.000,00. Dependendo das escolhas da família o valor aumenta muito. O que, geralmente, impacta no orçamento é a hospedagem, as atividades extras sala de aula e as viagens para explorar mais as regiões da província.

Pesquisar as escolas de idioma no Canadá é um passo fundamental para evitar decepções e transtornos antes, durante e depois da viagem. Para isso, sugerimos o site da Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association. Procurar informações sobre a cidade que pretende estudar, preços médios praticados, época do ano e as atrações turísticas, também vale muito a pena.

 

 

Quer saber mais sobre Visto de Estudante para o Canadá - Study Permit >>

Vai apenas visitar o Canadá? Veja sobre visto de turismo aqui>>

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre Sistema Educacional Canadense e Visto para o Canadá. Pergunte!

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >