Provincial Nominee Program

Imigrar pela província é mais fácil que o Express Entry? Os programas Provincial Nominee Program e as vantagens de aplicar por eles 8


O Provincial Nominee Program (PNP) é praticado por muitas das províncias e territórios canadenses. Através desse programa a província nomina pessoas a imigrar para o Canadá para trabalhar em uma série de funções, ou fazer parte de projetos destinados a estrangeiros, desde que preencham os requisitos da província – muitos deles parecidos com os do Express Entry – e queiram morar nela.

Ao contrário do que possa parecer, existem PNPs abrangentes não apenas aos trabalhadores. Dentro do programa há canais para determinados perfis, como investidores, estudantes, trabalhadores não especializados, pessoas qualificadas com formação superior, etc. Esses perfis e os processos de imigração são administrados pela própria província que divulga em seus sites os prazos para receber as aplicações. 

Qual a diferença do Provincial Nominee Program para o Express Entry?

Desde o surgimento do Express Entry, em janeiro desse ano, as províncias migraram muitos desses canais para a nova plataforma de imigração federal canadense, mas isso não invalidou outros canais provinciais, sendo possível aplicar para a imigração diretamente pelo CIC, por meio dos PNPs, mas entregando tudo em papel.

Conforme mencionado, os critérios de elegibilidade dependem da própria província, então é preciso ficar ligado para não perder as oportunidades. A melhor maneira de saber se tem ou não o perfil para imigrar por uma província canadense é acessar o site do CIC e consultar os sites das províncias que deseja imigrar para saber detalhes sobre a elegibilidade. Não pense que só províncias “menos famosas” mantêm seus PNPs. Alberta tem seus canais, Ontário também, assim como British Columbia... Vale muito a pena entrar no site da ferramenta oficial Venha para o Canadá (Come to Canada) e preencher seus dados de acordo com a província para determinar sua elegibilidade.

Se eu for nominado pela província perco a oportunidade de aplicar pelo Express Entry?

Não, desde que o canal que se pretende imigrar esteja em lá no Express Entry. O PNP tem suas pontuações particulares que não são iguais ao Express Entry (com seus 1200 pontos máximos), mas há critérios comuns para ambos, como o nível alto de fluência no idioma – inglês ou francês - por exemplo.

Com o surgimento do Express Entry e a possibilidade de aplicar processos que estavam parados nas províncias por conta do prazo maior do processo (mais de 1 ano e meio), muitas pessoas foram beneficiadas pela agilidade da plataforma e por encontrar o canal que pretendia imigrar dentro do Express Entry.

Quer Imigrar para o Canadá?

Preencha com seu nome, e-mail e cidade. Clique em Sign-up

 

Para aplicar pelo Express Entry é preciso criar um perfil, nesta hora usar a ferramenta Venha para o Canadá é essencial para saber a elegibilidade. Vale ressaltar que para cada província existe um fluxo e a sua pontuação influencia na concorrência para entrar em um dos canais que resultarão no seu convite para imigrar. Se existir a possibilidade de migrar o PNP para o Express Entry com a nomination (oferta de emprego da província), o candidato já garante 600 pontos que podem ser decisivos para o sucesso da imigração.

Acompanhe os PNPs das províncias e territórios:

Alberta; Columbia Britânica; Manitoba; New Brunswick; Newfoundland and Labrador; Territórios do Noroeste; Nova Scotia; Ontario; Prince Edward Island; Saskatchewan; Yukon

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Especialista em Vistos e Imigração para o Canadá.

Quer ajuda? 

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

8 thoughts on “Imigrar pela província é mais fácil que o Express Entry? Os programas Provincial Nominee Program e as vantagens de aplicar por eles