Feriados no Canadá, como aproveitar


Os poucos feriados no Canadá são excelentes oportunidades não só para descanso, mas para imigrantes e estudantes que vão fazer intercâmbio conhecerem mais a cultura do país

O feriado de ‎Thanksgiving Day nos Estados Unidos (na quarta quinta-feira de novembro) e no Canadá (na segunda segunda-feira de outubro) é muito esperado por aqueles que adoram viajar ou apenas anseiam por descanso prolongado. A festividade é muito esperada pelos canadenses justamente pela pouca quantidade de feriados no Canadá, fator que surpreende alguns brasileiros acostumados com mais feriados nacionais e locais, festejando muito os prolongados, sobretudo.

canada day - feriados no canada

Quem ama muito essas folgas e se acostumou com o ritmo brasileiro terá que se preparar para outra realidade se a intenção é estudar no Canadá para além de um intercâmbio de 4 semanas ou recebendo uma permissão para trabalhar no país com um PGWP. O país tem alguns poucos feriados e nem todos têm adesão geral, como o Remembrance Day, celebrado no dia 11 de novembro, por exemplo.

Em contrapartida, muitos feriados no Canadá são determinados a cada ano pelo dia da semana, normalmente na segunda-feira. O Family Day (19 de fevereiro), Labour Day (3 de setembro), Victoria Day ou Dia dos Patriotas (21 de maio), exemplificam o que falamos.

 

Para quê saber dos feriados no Canadá?

Para os brasileiros que estão indo passar férias ou estudar no Canadá por um período mais extenso, convém prestar atenção no calendário antes de comprar ingressos, bilhetes para passeios, reservar hotéis no Canadá e contratar qualquer serviço que envolva lazer. Assim como em outros países, os preços sofrem mudança de acordo com a procura, e uma coisa que os canadenses gostam de fazer é curtir as folgas e datas comemorativas fora de casa, principalmente nas estações mais quentes.

Os principais feriados do Canadá envolvem datas históricas e culturais, o que não surpreende. Listando os principais deles, entra na lista: Canada Day, Victoria Day, Civic Holiday e Thanksgiving, que é regado a muita comida com abóbora, peru e coisas típicas como xarope de maple.

Também não podemos esquecer nos feriados regionais, que valem apenas nas províncias em que são regulamentados. Exemplo do que acontece em Quebec com seu National Day (Saint Jean-Batiste), comemorado em junho, ou o Natal Day celebrado nas províncias de Nova Scotia e Prince Edward Island, normalmente na 1° segunda feira de agosto.

Para fugir das surpresas dos preços mais caros e programar coisas legais para fazer nos feriados no Canadá, segue uma listinha do calendário do segundo semestre de 2018 (a partir de junho na realidade):

 

Feriados no Canadá no segundo semestre de 2018

Father’s Day – Domingo, 17 de junho. É como um ponto facultativo, não é considerado feriado.

Aboriginal Day – Quinta-feira, 21 de junho. É feriado nos Territórios do Noroeste (NWT).

St. Jean Baptiste Day – Domingo, 24 de junho. Feriado em Quebec.

Canada Day – Segunda-feira, 2 de julho. É feriado nacional. (originalmente 1 de julho)

Civic Holiday – Segunda-feira, 6 de agosto. Feriado em Alberta, British Columbia, Saskatchewan, Ontario, New Brunswick e Nunavut.

Labour Day – Segunda-feira, 3 de setembro. Feriado nacional.

Thanksgiving – Segunda-feira, 8 de outubro. Feriado nacional, exceto em New Brunswick, Nova Scotia e Newfoundland and Labrador.

Halloween – Quarta-feira, 31 de outubro. Não é feriado, mas é uma data especialmente celebrada em vários países do mundo. Vale a pena como experiência turística no país.

Remembrance Day – Domingo, 11 de novembro. Feriado nacional, exceto em Manitoba, Ontario, Quebec e Nova Scotia.

Remembrance Day - Feriados no Canadá

Christmas Day – Terça-feira, 25 de dezembro. Feriado nacional, assim como em vários países.

Boxing Day – Quarta-feira, 26 de dezembro. É feriado em Ontario.

 

Os feriados canadenses e suas diferenças e curiosidades

Os feriados prolongados, ou emendas de feriado, não são nada comuns no Canadá. Ao contrário do que acontece no Brasil, se o feriado cair em uma quinta feira, a sexta é dia de trabalho normal.

Tem feriados canadenses que chamam atenção, o Family Day é um desses. A data foi recentemente protocolado na província de Ontario e faz um enorme sentido aos canadenses de todo o país. A valorização do convívio familiar durante o inverno é o foco da celebração. As estações de esqui oferecem atividades exclusivas para unir a família.

A Good Friday se assemelha a nossa Sexta-Feira Santa, entretanto é um dia muito dedicado a reflexões. A pintura de ovos e incentivar o contato das crianças com os coelhinhos, animais símbolo da Páscoa, são ações muito comuns na época.

O feriado de Canadá Day é um dos mais celebrados no país. Já fizemos um post que reforça a importância da data e algumas das principais atrações no Dia do Canadá em 2018. Se na sua programação de intercâmbio ou de turismo estiver esta data, vale a pena conferir.

O Remembrance Day é uma data de homenagem. As cerimônias acontecem por todo o país para relembrar soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial. Apesar de não ser um feriado nacional e que normalmente não dê direito a folga aos trabalhadores é uma data simbólica e importante historicamente.

Vale ressaltar uma data com peso mundial, o Natal. Comemorar o Natal no Canadá tem diferenças pontuais, a começar pelo horário mais tradicional para comemoração em família. Também temos um texto bem explicativo sobre como é o Natal no Canadá para você já se adiantar nos preparativos.

O famoso Valentine’s Day, comemorado no dia 14 de fevereiro, tem uma repercussão mundial tão significativa que se fosse feriado não causaria choque. Com uma cultura que valoriza muito essa data e o significado que vai além de um dia dos namorados, os canadenses trocam presentes e mensagens de valorização do amor em família, entre amigos e membros da sua comunidade.

 

Feriados e datas comemorativas regionais comuns na maioria das províncias famosas

Celebra-se St Patrick, um missionário que converteu muitos dos habitantes da Irlanda ao cristianismo no século V. Seu dia da festa também celebra a cultura irlandesa. Em algumas províncias haverão comemorações mais efusivas, mas o que vale citar aqui é que as datas comemorativas ligadas ao cristianismo são até comuns no país.

Feriados em Quebec ligados a temática religiosa, por exemplo, tem duas datas importantes:  Easter Monday (2 de abril de 2018) e St. Jean Baptiste Day, celebrado em 24 de junho deste ano.

Para quem quer uma imersão na cultura canadense, o Civic Holiday é uma data interessante para ouvir as histórias e realizações do povo do Canadá. Ser ou não feriado canadense nem interfere tanto, o mais interessante é o que a data representa e a oportunidade de observar as comemorações em diferentes regiões do país.

Como é facilmente notado, não existem muitos feriados no Canadá, mesmo analisando as datas comemorativas provinciais, onde a pausa acontece na maioria das empresas. É sempre interessante consultar o site oficial da província para descobrir os feriados, não apenas pela adesão em folgas, mas também para ter acesso a programação dos eventos quando acontecerem.

Quer ter acesso a um e-book com atividades ou atrações grátis para se fazer no Canadá? Consiga aqui

Não deixe de planejar sua viagem para aproveitar o Canadá da melhor forma a cada época do ano. Se gostou das dicas de turismo no Canadá durante as festividades de aniversário do país, mas ainda está indeciso de quando será sua viagem, pode ler também o que já escrevemos sobre o turismo nesse lugar fantástico:

100 coisas para fazer no Canadá antes de morrer

As belezas e o turismo do outono no Canadá

Viagem de trem pelo Canadá: Qual o melhor roteiro para sua viagem de férias?

Verão no Canadá: Veja o que fazer nas cidades mais procuradas por brasileiros

8 maravilhas dos pontos turísticos do Canadá no inverno

Quanto tempo demora para tirar o visto canadense?

 

Saiba Mais:

Saiba como solicitar o visto de turismo para o Canadá

Se você vai estudar, saiba mais sobre o visto de estudante para o Canadá

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Canadá. Pergunte!

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >