express entry mapa do canada

Express Entry: O novo sistema de imigração canadense terá início agora dia 1º de janeiro 10


Express Entry: O que eu posso fazer para me preparar?

Criar o seu perfil no sistema de imigração Express Entry é o primeiro passo para participar, ser convidado e imigrar permanentemente para o Canadá como um trabalhador qualificado através do Federal Skilled Worker Program (FSWP), Federal Skilled Trades Program (FSTP) ou através do Canadian Experience Class (CEC).

Há algumas providências que poderá tomar desde já e que ajudarão você a estar pronto para ter um perfil do Express Entry completo, obter maior pontuação e ter melhores oportunidades de ter o seu convite para solicitação da residência permanente aprovado. Corra e providencie já:

1 - Você precisará fazer um teste de sua proficiência em uma segundo idioma. No caso, inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá. Há somente alguns testes que são aceitos. Veja a listagem completa dos testes aceitos clicando aqui

O CIC, Citzenship and Immigration Canada que é a imigração canadense, usará os resultados para verificar se você tem condições de imigrar para o Canadá através de um dos programas federais já descritos e que fazem parte do Express Entry.

Lembre-se que ter a fluência ou conhecimentos avançados no idioma irá proporcionar mais possibilidades de sucesso em seu objetivo de imigrar, tanto neste novo sistema, o Express Entry, como em qualquer outro sistema provincial existente.

2- Você precisará validar seu diploma de formação.
Essa parece ser a parte mais trabalhosa.
Tendo você uma história acadêmica no Brasil, ou seja, sendo formado por aqui, precisará então atestar para a Imigração canadense que sua formação tem alguma valia no mercado de trabalho do Canadá. Isso somente será desnecessário caso tenha formação no Canadá.

Mas, e Como fazer essa validação?

Sua educação terá que ser validada por uma das organizações listadas pelo CIC. Essa validação é chamada de ECA pela imigração e significa Educational Credential Assessment, ou melhor, e ao pé da letra, Avaliação de Credencial/Documentação Educacional. Para esta avaliação e consequente aprovação, esta documentação a ser enviada deverá obedecer a uma série de critérios.

Só isso? Não!

Estes dois primeiros itens, idioma e validação de diplomas, são muito importantes para o CIC e na composição de seu perfil. Através dos mesmos o CIC poderá avaliar o sucesso (ou não) que o requerente vai ter em sua vida no Canadá e se terá condições de se virar por lá. Assim como é também uma forma de ter certa garantia de que o mesmo poderá ter acesso a uma ocupação qualificada e em sua área sem esbarrar logo de cara em qualquer dificuldade inicial.

Você só não precisará dessa avaliação caso tenha pelo menos um ano de experiência de trabalho no Canadá ou se o seu trabalho é considerado um Skilled Trade (Skilled Manual Work).
Veja as profissões e ocupações em que se enquadram no Skilled Trade aqui.

Observação

Referente a essa tal isenção de avaliação ou validação de diplomas, mesmo que você ache que não precisará de uma avaliação de sua educação do Brasil para participar do processo no Express Entry é amplamente recomendado que a faça como uma forma de aumentar suas chances de ser convidado para solicitar sua imigração. Também é uma forma de sua pontuação ficar ainda maior através do sistema de ranking proposto por este novo sistema.

3 - Você precisa saber exatamente a ocupação em que o tipo de qualificação profissional e experiência de trabalho que você já possui se encaixa (e também o trabalho que planeja ter no Canada, se for diferente dessa qualificação). Para isso, há uma ferramenta importante e de fácil acesso que é a Canada´s Job Classification System (sistema para encontrar o tipo/nicho profissional) e assim saber se sua experiência de trabalho é válida através de um dos três programas federais existentes.

**** MUITO, MAS MUITO IMPORTANTE ****

Apenas os candidatos com melhor classificação no ranking é que receberão o convite do CIC, a Imigração Canadense, para solicitar sua imigração. Esta chamada será dividida em várias fases. Nesta primeira etapa, a seleção ocorrerá já no final de janeiro de 2015. A classificação do ranking dos candidatos será feito com base no Comprehensive Ranking System e não baseados na data em que o perfil foi adicionado ao sistema do Express Entry.

Em outras palavras, o sistema Express Entry assegura que somente os candidatos com melhores qualificações terão sucesso, sendo convidados e não por ordem de chegada.

Novas informações sobre o sistema Express Entry, e também sobre as ferramentas auxiliares nas diversas fases do processo, serão dadas na medida em que for necessário. Fique a vontade para solicitar algum tema que tem dúvida e atento nas novidades.

Entre em contato conosco, seja pelo telefone, e-mail ou comentando as nossas publicações. Será um prazer atendê-lo.

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

10 thoughts on “Express Entry: O novo sistema de imigração canadense terá início agora dia 1º de janeiro

  • Georgia Lourenço Greiner

    Olá! Sou formada em Turismo aqui no Brasil, porém pretendo cursar o inglês e posteriormente entrar em um curso técnico no Canadá, para poder aplicar o pedido de imigração. Nesse caso, com a experiência de 1 ano de trabalho e o curso técnico, que já me informei que é considerado graduação no Canadá, precisarei validar meu diploma do mesmo jeito? Obrigada!

  • Carolina Leal

    Boa noite Alexabdre,
    Sou nutricionista, com 5 ano de experiência comprovada em carteira. Gostaria de me mudar para o Canadá, obviamente para isso teria que ter o visto permanente. Acha que tenho alguma chance? O que posso fazer para conseguir o visto. Estou disposta a trocar de área profissional.

    • alpedrosa
      alpedrosa Autor do post

      Carolina,
      Ter chance, tem.
      O maior entrave que vejo aqui é sua profissão. Por ser de área ligada a saúde, precisará de uma série de validações de diploma e educação para poder atuar em sua área no Canadá.
      Mesmo assim, é possível, vai depender de sua paciência e também interesse, ok?

  • caique messias clementino

    ola´ queria saber sobre minha situação quero trabalhar e morar no canadá estudo graduação e técnico de gerente de saude no brasil trabalho na magnaseating aqui no brasil essa empresa é canadense queria trabalhar nela no canadá mais estudei um ano só de ingles mas voltei pra estudar ingles esse ano de novo o que poderia me ajudar?

    • alpedrosa
      alpedrosa Autor do post

      Caique,
      Há duas possibilidades para você trabalhar no Canadá:
      1 – Ir contratado desta empresa e ir com visto de trabalho.
      2 – Iniciar um processo de imigração, porém para isso seu inglês deverá estar avançado/fluente e sua qualificação ser de alguma área que o Canadá tem ‘procura’ maior.

  • Roberto

    Olá Alexandre, me apliquei para o Express Entry e recebi no mesmo momento uma mensagem de não aprovação, alegando que não tenha teste de inglês valido, que não tinha formação acadêmica e que não tinha fundos suficientes.

    Porém eu tenho IELTS 6,5; Tenho diplomas reconhecidos pela WES e tenho fundos suficientes.

    Qual o problema?

    //R.Potenza

    • alpedrosa
      alpedrosa Autor do post

      Roberto,
      Nós não temos tido retorno de pessoas com dificuldades como a sua. Como o sistema é novo é muito prematuro nós afirmarmos o que está ocorrendo. Já tentou fazer novo cadastro? A mensagem é de não aprovação ou não aceitação de algum documento?

    • alpedrosa
      alpedrosa Autor do post

      Oi Adriana,
      Na realidade é uma das profissões que tem escassez no Canadá e por isso, frequentemente aparece nas listagens de profissões em destaque.
      Acontece que não é só ser da área para ter garantias de imigração. Para imigrar, primeiro deve ter o idioma avançado ou fluente, seu diploma validado e ai sim, aplicar para um processo imigratório, ok?