Enfim chegou o outono, a estação do ano mais bonita do Canadá


Você pode até pensar: Ah, um texto para falar de uma estação do ano? Sim!! O outono não é um período qualquer. É A ESTAÇÃO do ano mais bonita do Canadá e começou dia 23 de setembro. Talvez a que renda as mais belas fotos, aquela que apresenta uma agradável transição entre o verão e o inverno, mesmo nas regiões mais frias. Toronto, Vancouver, Whistler, Ottawa... Cada cidade canadense tem sua beleza particular e atrações diversificadas que proporcionam momentos muito especiais para canadenses e turistas que assistem encantados a suave queda das folhas da copa das árvores. Se estiver indo para o intercâmbio no Canadá ou para as tão aguardadas férias, prepare-se para se emocionar com a beleza desse lugar nesta época do ano.

O outono é uma ótima opção de viagem de férias para quem quer fugir do rigoroso inverno canadense, mas tem o sonho de ver os picos das montanhas “pintadas de branco”. Regiões mais frias, como o oeste canadense, rendem belos passeios e a possibilidade de ver neve antes do verão sem usar camadas e camadas de roupa. Muitos animais ainda são vistos e as árvores reforçam aquela paisagem outonal típica, principalmente antes da segunda quinzena de outubro.

Sabe aquela folha que fica no centro da bandeira do Canadá? A folha de maple (Maple Leaf) é um dos símbolos canadenses que no outono é vista igualmente bonita durante os três meses que dura a estação em seus tons vermelho, laranja e amarelo, caindo das árvores de Maple Tree e sendo espalhadas pelo vento.

 

Afinal, o que fazer no outono, a estação do ano mais bonita do Canadá?

Todos os passeios rumo à natureza são bem-vindos. A enorme quantidade de parques e reservas ambientais espalhados pelas províncias possibilita o contato com o que há de mais exuberante no país.

No caminho entre Toronto e Ottawa, feito pela Highway 60, fica o Algonquin Park. Dentro dos 7.600 Km² de extensão estão mais de 2.00 lagos e 1.200 km de rios e riachos. Além das florestas preservadas, esse parque tem reconhecimento mundial pela boa condição de se avistar animais como alces, lobos, castores e os ursos. As condições para se aventuras nas inúmeras trilhas também são ótimas, assim como para os passeios de canoa e a prática de esportes aquáticos. No entorno do parque e durante o percurso pela Highway as lojas de artigos esportivos, hotéis e chalés são bem sinalizados.

Algonquin Park

Algonquin Park

Chegando a Ottawa, parar para vislumbrar a beleza vista do Mirante Champlain, no Gatineau Park, e garantir fotos incríveis é obrigatório. O parque é famoso não apenas pelas belezas naturais, durante o outono o Aerial Park (Parque Aéreo e arvorismo) recebe milhares de pessoas para as visitas assistidas e diversão na tirolesa e entre outras atrações de aventuras na selva.

Escolher o que fazer em Toronto no outono sem perder o melhor da cidade não é tarefa fácil. Os eventos e festivais pipocam pela cidade e entre os mais famosos estão o Toronto Oktoberfest - que dispensa apresentações -, o Nuit Blanche, com muita arte contemporânea, as apresentações do Cirque  Du Soleil,  Halloween Haunt, Toronto Snow Show, Toronto Chocolate Festival, Toronto Zombie Walk & Halloween Parade, entre outros. A chegada do Natal é uma tradição com a Santa Claus Parade, enquanto a Cavalcade of Lights traz a iluminação natalina e abre oficialmente a Nathan Phillips Square para a patinação no gelo.

Outra atração imperdível é a região do Parlamento de Ottawa com seus jardins e prédios históricos. É a época das abóboras e tudo que as cerca acaba sendo atração na cidade, desde passeios nas fazendas até saborear as possibilidades gastronômicas. Ainda na gastronomia, as vinícolas de Niágara são especialmente lindas e convidativas no outono. Além das belezas já conhecidas, poder saborear os vinhos locais e levar alguns exemplares para degustar no friozinho da estação e durante o Thanksgiving (o Feriado de Ação de Graças canadense), uma celebração que acontece no dia 15 de outubro, é bem interessante.

Andar por Vancouver no outono é um prazer à parte. A cidade é arborizada, principalmente nas ruas residenciais, e, como em todo o país, as estações são bem definidas garantindo o espetáculo das cores do outono.

Quem não pretende perder os passeios nos parques de Vancouver, nessa estação tem muito a fazer neles. O famoso Stanley Park oferece atividades diversas e os visitantes podem aproveitar para fazer caminhadas e passear de bike ou de patins. Se a intenção é ter acesso à variedade da flora local, a visita ao VanDusen Botanical Garden dá ideia do quão rica é a natureza canadense.

No Queen Elizabeth Park tem boliche, campo de golfe e quadra de tênis. Esse parque cumpre bem a tarefa de ser espetacularmente lindo no outono. Piscinas naturais, trilhas, cachoeiras: no Lynn Canyon Park tem isso e muito mais. A Lynn Canyon Suspension Bridge surpreende com seus 50 metros de altura e é uma opção gratuita, diferente do Capilano Suspension Bridge Park, que é preciso pagar ingresso.

Capilano Suspension Bridge

Capilano Suspension Bridge - Fonte: http://www.capbridge.com/

 Whistler é o paraíso dos esportes de inverno. No outono e no verão é o point do mountain bike e das trilhas, um lugar que se mantém badalado com restaurantes e bares bacanas. Se durante o dia a pedida é se aventurar pelas trilhas e fazer muito esporte, a noite de Whistler não deixa a desejar. Lugares como o Garibaldi Lift Company, Garfinkel’s e Moe Joe’s garantem as noites agitadas no lugar.

As atrações são tantas e por todo o país, que vale muito a pena alugar um carro para seguir em viagens pelo oeste canadense e se deslumbrar com as montanhas rochosas, ir até Banff por Calgary, se hospedar em Canmore. Vivenciar o outono canadense é inesquecível justamente pelo que o país tem naturalmente a oferecer. Muito da qualidade de vida canadense está ligada na natureza e na preservação dela e isso é feito em benefício do próprio país e difundido pelos cidadãos.

Aproveite a estação mais bonita do Canadá e se aventure por este país que a cada ano atrai mais e mais brasileiros!

O negócio é arrumar as malas – não deixe os casacos de fora, pois mesmo sendo outono, as temperaturas assustam alguns brasileiros -, reservar as passagens, tirar o visto canadense e se preparar para uma das viagens mais especiais da sua vida!

Quer saber como tirar o visto para o Canadá? Clique Aqui >

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Com a missão de fazer você se apaixonar pelo Canadá... ainda precisa de ajuda?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >