Equivalência de Diploma no Canadá

Como é a equivalência de diploma no Canadá para imigração? 4


Obrigatório no Express Entry e para trabalhar em uma profissão regulamentada, a equivalência de diploma no Canadá é um processo burocrático.

Antes de tudo é preciso esclarecer que a equivalência de diploma no Canadá, a Educational Credential Assessment, é indicada para todas as profissões, sejam elas regulamentadas ou não.

A equivalência de diploma no Canadá funciona como uma avaliação comparativa entre a formação acadêmica no país e no Brasil. Ela é exigência para as equivalências de diploma, ou revalidação de diplomas em profissões regulamentadas, como Engenharias, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, por exemplo, além disso, ajuda  na somatória de pontos nos processos de imigração como o Express Entry ou o Provincial Nominee Program (PNP).

 

Como funciona a equivalência de diploma no Canadá ?

O candidato deverá entrar em contato com uma organização credenciada pela Imigração do Canadá. Se a escolha for a WES – a mais divulgada e popular entre os brasileiros -, por exemplo, o candidato deve criar a conta, preencher o cadastro com informações pessoais e acadêmicas e fazer o pagamento da taxa. O próximo passo é o envio do histórico escolar e do diploma universitário, ambos devem estar na versão de tradução juramentada e suas respectivas cópias em um envelope para ser enviado pelo candidato, já a universidade fica encarregada pelo envio apenas do histórico (lembrando que este é o envio oficial de histórico que a WES está aguardando, a sua cópia é apenas por segurança).

Quem tem pós-graduação, mestrado ou doutorado concluídos no Brasil deve proceder da mesma maneira em relação ao envio dos documentos.

Para algumas áreas em que a formação tem cunho técnico, voltado à prática ou ofício, como os colleges no Canadá, a equivalência de diploma, quando necessária, é realizada também pela organização credenciada pela província. Em Ontário, por exemplo, a aplicação é realizada no International Credential Assessment Service of Canada, o ICAS.

O procedimento é semelhante, requer preenchimento de formulários e entrega do histórico e diploma da instituição de ensino, com as cópias da tradução juramentada.

Para quem está iniciando as pesquisas sobre imigrar para o Canadá precisa saber os detalhes sobre a profissão, se é regulamentada, se é possível exercê-la em nível técnico sem a validação de diploma, salário… Todas essas informações são encontradas facilmente no site Job Bank.

Quanto às profissões regulamentadas no Canadá, na maioria dos casos, será necessário realizar provas e testes, cujos resultados dirão se é necessário frequentar aulas que complementem o currículo acadêmico. Está previsto também períodos de estágio que garanta a experiência canadense. Esse seria um segundo passo após a equivalência de diploma no Canadá, seria a validação da formação.

Estar em dia com o inglês, e no caso de Quebec com o francês avaliado pelo TCFQ é primordial para o sucesso no programa de imigração, principalmente nos planos de trabalhar no Canadá em uma profissão regulamentada, onde o processo de validação de diploma inclui as notas nos testes de proficiência.

O processo de equivalência de diploma no Canadá pode ser iniciado do Brasil, ainda que seja para fins de imigração. A criação da conta, apresentação de informações básicas e até mesmo o envio de documentos é realizado online e com envio do material requerido por correios, pois, reforçando, trata-se de uma avaliação comparativa entre o curso no Brasil e no Canadá.

Quando a intenção é exercer a profissão no Canadá e ela for regulamentada é obrigatória a validação do diploma junto à instituição de classe profissional naquela determinada província, ou federal em alguns casos, aí estar no Canadá é necessário para a realização dos testes e para o período de estágio. Vale reforçar que, para a segunda opção, o investimento financeiro é maior e o grau de dificuldade também.

Vale lembrar que cada província é responsável pelos processos de validação de diploma, salvo algumas exceções. Consulte as províncias que possuem órgãos que validem diplomas pelo site do Canadian Information Centre for International Credentials

 

Você deseja saber mais sobre imigração?  

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre Visto para o Canadá, Como imigrar para o Canadá, Estudar no Canadá. Pergunte!

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

4 thoughts on “Como é a equivalência de diploma no Canadá para imigração?