Enfermagem no Canadá: como é o processo de imigração para enfermeiros e como são as ofertas de emprego no Canadá? 90


A área da Enfermagem no Canadá tem muitas especificações e campos de atuação/especialidades. Então, quem deseja trabalhar no Canadá, tem através dessa formação muitas ofertas de emprego. E para quem sonha em morar definitivamente no Canadá aplicando para um programa de imigração, vê nessas ofertas de emprego, o pote de ouro no final do arco íris que garantirá a chance de se estabelecer no exterior com uma nova vida.

Com estatísticas prósperas na maioria das províncias canadenses, o profissional de enfermagem no Canadá pode atuar em níveis que vão de gerência a técnico e são divididos em três grupos: enfermeiros, auxiliares de enfermagem registrados e enfermeiros psiquiátricos. A profissão tem boas perspectivas para os próximos 10 anos, segundo aponta estudo divulgado pelo Job Bank, o site oficial de busca de empregos do Governo do Canadá.  Confira a íntegra no site do Job Bank.

Trabalhar com enfermagem no Canadá

A profissão é regulamentada em todo o país e o registro pela faculdade de enfermagem regulamentar ou associação da província é exigido. Quem almeja trabalhar como enfermeiro no Canadá atuando no maior grupo de profissionais na área da saúde canadense precisa cumprir as exigências da associação responsável para o exercício legal da profissão no país, conforme descrito mais a diante no texto.

A perspectiva apresentada pelo Job Bank é tão positiva que, até para quem ainda está na fase do ensino médio no Brasil e pensa em estudar no exterior, mais especificamente fazer uma Universidade no Canadá, é beneficiado no cenário para os próximos 10 anos.

A previsão é que a demanda seja de 156.576 ofertas de emprego para 110. candidatos, no período entre os anos de 2013 e 2022 e que essa escassez deve permanecer nos anos seguintes.

Embora o estudo aponte ainda um numero positivo de formandos na área e imigrantes com perfil para trabalhar como enfermeiros no Canadá, existirão vagas a preencher pela falta de gente capacitada, já que cada vez mais a prática da enfermagem vem ganhando outras responsabilidades e a tendência é que os investimentos em saúde púbica de cada província aumente o nível de exigência nos processos seletivos.

A média salarial semanal de um enfermeiro no Canadá varia muito entre as províncias, mas de acordo com o site do governo, é de C$ 860,00. Dentro das variações, os salários semanais que chamam atenção são os da Província de Alberta: C$1.162,12, Newfoundland and Labrador: C$1.019,61, Saskatchewan: C$977,35, Ontario: C$965,43, British Columbia: C$907,00. Nos últimos 5 anos o crescimento salarial atingiu o impressionante índice de 14,5%.

Validação de diploma

Cada província tem seu processo de regulamentação, seja ela realizada pela faculdade ou associação, por isso, é importante pesquisar muito os detalhes para agir corretamente com a documentação e validação de diploma. A lista de associações e outras informações podem ser consultadas no site da Canadian Nurses Association (CAN).

Mas é importante esclarecer que, quando se fala em províncias inglesas, o inicio do processo de validação de diploma é realizado por meio do NNAS (National Nursing Assessment Service). Logo, a documentação que identifica, comprova a formação e dá inicio a validação de diploma no Canadá é recebida por esse órgão, que é geral para o país e específico para a área de enfermagem. Fica para a província então receber o processo encaminhado com documentos validados e aplicar suas regras e proceder com os testes e exames necessários que identificam se o candidato é elegível ou não para exercer a profissão na área de enfermagem.

De forma geral, a validação de diploma é considerado um processo longo, quando comparado com a aplicação de visto com proposta de trabalho em outras funções, levando de 3 a 6 meses, em alguns casos até 1 ano, com parte inicial feita no Brasil (envio de documentos) e duas etapas finais realizadas no Canadá.

Profissionais com experiência na área e fluência em inglês, ou francês para o Quebec, têm chances aumentadas nas oportunidades de trabalho. Lembrando que as notas são altas, o que dá para entender, já que o exercício da profissão exige a execução do exame nacional de enfermagem CPNRE (Canadian Practical Nurse Registration Exam) ou o NCLEX-RN – que no Quebec é aplicado em nível teórico e prático (comparado ao teste da OAB, que autoriza o formado a advogar).

A finalidade do teste nacional é medir o nível de conhecimento do profissional. O exame exige preparação e o candidato tem três chances para passar. Durante o tempo de preparação é permitido trabalhar em empregos temporários, onde o acompanhamento de outro profissional é necessário, como acontece em um estágio. Esse procedimento não é valido a todas as províncias, mas já é uma oportunidade de ganhar experiência e dinheiro para se manter-se no país enquanto não se insere no mercado de trabalho de fato.

As vantagens de estudar enfermagem no Canadá

Além da reputação de ter um dos melhores níveis de qualidade de educação superior do mundo, o Canadá valoriza muito o profissional de enfermagem, conforme mencionamos é o maior grupo de trabalhadores dentro da área da saúde no país. É de esperar um curso superior de qualidade excelente, seja em nível college, superior ou pós, isso acontece de fato e aponta larga vantagem em processos de imigração para o Canadá.

O surgimento do Express Entry, em janeiro desse ano, eliminou a proforma de acúmulos de pontos que garantia a imigração de pessoas de diferentes perfis para o Canadá. Essa nova ferramenta, revela com mais exatidão o tipo de estrangeiro bem-vindo ao país.

Quesitos como formação de nível superior e experiência de trabalho no Canadá, garantem pontos preciosos dentro do Express Entry. Unindo isso a perspectiva positiva do mercado de trabalho para os próximos 10 anos, se torna uma ótima opção concluir os estudos ou fazer um curso de pós graduação no Canadá. Da mesma forma, essa experiência serve como plus para a realização do exame nacional de enfermagem.

Outra vantagem se formar em enfermagem no Canadá é a participação em programas de trabalho e estudo que a aplicação do visto canadense para esse fim proporciona, garantindo a formação e a chance da tão desejada experiência de trabalho canadense.

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre trabalhar no Canadá.

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

90 pensamentos em “Enfermagem no Canadá: como é o processo de imigração para enfermeiros e como são as ofertas de emprego no Canadá?