Quer estudar no Canadá? Confira algumas dicas para realizar este sonho


Dólar mais barato que o americano, país multicultural, melhores universidades do mundo. Estes são alguns dos motivos que levou o país a ser o queridinho dos brasileiros que desejam estudar fora.

Seja para fazer apenas um curso de idiomas, ou ir além e desejar por um curso universitário ou técnico, o Canadá tem sido o preferido dos brasileiros que optam em fazer intercâmbio. A pesquisa “Mercado de Educação Internacional e Intercâmbio do Brasil”, realizada em 2013 pela BeltaBrazilian Educational & Language Travel Association, mostra que em 91,3% das agências que participaram da pesquisa, o destino mais procurado é o Canadá.

Existem muitas instituições de ensino canadense com processos seletivos específicos para estrangeiros. Estudar no Canadá está deixando de ser sonho e se tornando realidade para muitos brasileiros. São centenas de escolas que oferecem cursos de curta e longa duração para aprimorar o inglês e o francês, idiomas oficiais canadenses.

Estudar no Canadá

Quando falamos em universidades são dezenas de opções com cursos em áreas como T.I. e saúde para graduação e pós-graduação que formam profissionais para atuar como especialistas no próprio Canadá ou em seu país de origem. Outros cursos muito procurados são os comparados ao nível técnico, como conhecemos no Brasil, os programas Técnicos Vocacionais, Colleges, com duração de um a quatro anos e voltados para pessoas em busca de experiência canadense ou especialização para o mercado de trabalho.

 

Quer saber como solicitar o visto de estudante para o Canadá? Clique Aqui >>>

Quais as possibilidades de intercâmbio no Canadá?

As mais conhecidas e buscadas são os cursos de idiomas, o High School, College, os cursos universitários e os mestrados.

A procura por cursos no exterior nos últimos 10 anos tem crescido vertiginosamente, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, isso é o que mostra outro dado da pesquisa da Belta, que mostra o Canadá como líder na recepção de estudantes em cursos de idioma, High School, Programas de trabalho e estudo e cursos de férias.

Ainda segundo a pesquisa, 66,3% das pessoas que procuravam intercâmbio para estudar inglês escolheram o Canadá como destino, primeiro lugar na amostragem. No caso do idioma francês, o país fica apenas atrás da França.

Mas não é só isso que o país oferece. Os cursos de College também estão em alta. Neste caso é recomendado ter inglês ou francês avançado. Uma dica é fazer um curso de idiomas para aprimorar a fluência e durante este período solicitar a alteração do seu visto para Study Permit, entretanto vários pontos são avaliados, inclusive se você tem as condições financeiras para pagar pelo curso e se manter no Canadá. Somente o curso de College custa em média US 15 mil dólares por ano.

Caso não tenha este dinheiro, mas ainda quer ficar no país para estudar e trabalhar é possível através de programas vocacionais em cursos com custos mais acessíveis, comoCustomer Service e Diploma in Business Administration, por exemplo, que variam de USD 4 a USD 7 mil dólares em modalidades como 3 meses de estudo + 3 meses de trabalho, ou 6 meses de estudo + 6 meses de trabalho, etc. Enquanto isso junta os recursos necessários para custear o futuro College por meio do trabalho.

 

Universidades canadenses estão entre as melhores do mundo

Escolher a instituição que melhor atende suas expectativas pode ser mais simples do que parece. No Canadá as opções são muitas e pelo menos nove universidades canadenses estão entre as melhores do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education, publicação do Reino Unido referência em ensino superior. Sendo assim, é importante identificar qual a sua disponibilidade financeira e capacidade de aprendizado para acompanhar o ritmo do College ou da Universidade preterida. Tem escolas e cursos com cargas altíssimas de conteúdo que exigem muito do estudante e isso, principalmente para quem almeja estudar e trabalhar no Canadá, pode ser improdutivo.

Estudar no Canadá - Universidade de Toronto

Estudar no Canadá - Universidade de Toronto

Políticas e Gestão Ambiental, T.I., Mercado Financeiro e Enfermagem são algumas das áreas em alta para estudo e trabalho no Canadá e as cidades com maior respaldo pelas instituições que abrigam são Vancouver, Alberta e Toronto, respectivamente. Obviamente, fatores como preço, qualidade de vida e cultura também impactam na escolha da província onde o estudante passará um bom tempo, por isso, províncias como Manitoba acabam sendo escolhidas pelo quesito preço, apesar do clima continental com temperaturas extremas.

 

Quatro entre as ranqueadas pela Times Higher Education são:

  • University Of Toronto - É considerada a 24ª maior do mundo, a mais importante do Canadá e melhor conceituada internacionalmente. Ao todo são 16 faculdades acadêmicas e dez hospitais voltados exclusivamente ao aprendizado, além dos muitos institutos de pesquisa espalhados pelos três campi.
  • McGill University – Uma das melhores ranqueadas em listas de publicações de ensino respeitadas no mundo inteiro. São aproximadamente 300 programas de estudo diversificados divididos entre os dois campi onde se localizam as 11 faculdades e mais quatro hospitais de ensino.
  • University of British Columbia (UBC) - Muito procurada para o estudo da língua inglesa, a UBC, existe desde 1969 e oferece cursos para diferentes abordagens do idioma como, por exemplo, Inglês para Fins Acadêmicos e Inglês para Comunicação nos Negócios.
  • Simon Fraser University (SFU) – Os três campi da SFU são nas cidades de Vancouver, Burnaby e Surrey. Com oito faculdades, a universidade mantém 1.200 alunos entre os cursos oferecidos.

 

Por que estudar no Canadá?

As qualidades que fizeram do Canadá um dos destinos preferidos entre os brasileiros estão claros para as agências de intercâmbio:

  • 91,6% das agências disseram que o Canadá oferece boa receptividade;
  • 83,1% delas afirmaram que a população do Canadá recebe bem os estudantes brasileiros;
  • 87,3% das agências disseram que os jovens gostam de estudar no Canadá, pois existem muitas ofertas de lazer;
  • 81,7% disseram que o país é mais seguro que outros;
  • 63,4% disseram que o Canadá tem melhor relação custo/beneficio que outros destinos;
  • 50,7% das agências afirmam que o Canadá tem melhor qualidade de ensino que outros destinos.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Sistema Educacional Canadense

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >