Custo de Vida no Canadá

Custo de vida no Canadá: coisas tão caras que vão fazer você sentir saudades do Brasil


Manutenções simples, comida, corte de cabelo… São alguns itens considerados básicos, mas que podem fazer subir o custo de vida no Canadá.

O seu orçamento para morar no exterior está quase pronto e, segundo seus cálculos, o custo de vida no Canadá até cabe no bolso somando alguns meses de aluguel, alimentação, roupas de frio… Quando a intenção é passar um curto período fazendo intercâmbio no Canadá, os gastos ficam mais previsíveis, mas a situação convertida em fazer um college ou universidade usufruindo da permissão de trabalho parte do programa, traz mudanças de peso, a maioria delas ligada ao custo de vida.

Os desafios de reestabelecer a vida fora do Brasil não são segredo para quem se dá o trabalho de pesquisar sobre imigrar. Para as contas fecharem tudo deve ser somado e até mesmo os gastos devem ser previstos, assim as surpresas desagradáveis são evitadas. Mas, e o que não entra na conta? Quais são as despesas que podem te pegar de surpresa e fazer aumentar substancialmente o custo de vida no Canadá e ainda, de quebra, render um baita susto com altos preços?

A primeira coisa que deve ser levada em consideração é que quem vai passar uma temporada no Canadá tem uma percepção de custo de vida bem diferente de quem trabalha e ganha em dólar canadense. Então, definir prioridades e manter os pés no chão ajuda muito.

 

Custo de vida no Canadá – despesas que podem te pegar de surpresa

Pesquise, defina e faça contas sobre:

Custo com alimentação no Canadá – Frutas, legumes, verduras e carnes, normalmente, custam caro e as feiras de rua com preços mais amigáveis em determinados horários não são nada comuns no Canadá, ao contrário do Brasil. Em uma “compensação injusta” aparecem os fast food das lanchonetes e supermercados. Biscoitos, pizzas, pratos prontos congelados e muitos pacotinhos coloridos de salgadinhos seduzem quem quer gastar pouco e está despreocupado com as taxas de colesterol e o consumo de industrializados. E algumas cidades uma porção de 3 frutas podem custar o valor de uma pizza inteira, bem recheada, tamanho família e congelada. Avalie a importância da alimentação na sua vida. Porque isso influencia e muito no custo de vida no Canadá.

 

Telefonia e internet – Esse é um quesito que requer especial atenção. Apesar de existir planos pós e pré-pagos, assim como no Brasil, a flexibilidade dos planos não se assemelham com os oferecidos aos brasileiros. Além de caro, pagar para fazer e receber chamadas (dependendo da empresa) e lidar com taxas de coberturas, os planos pós-pagos podem chegar aos três anos e tem o aparelho incluso, em muitos casos. Quem opta por trocar de plano e de operadora deve quitar com uma multa.

Os gastos não param por aí. Há empresas que incluem uma taxa para abertura de crédito para pessoas sem histórico no Canadá, entre eles novos imigrantes. Uma vantagem é poder contratar serviços de telefonia e de internet para sua casa separadamente e fugir de pagadinhas nos combos de telefones fixos + internet.

Pesquise com afinco as opções das empresas e avalie suas reais necessidades. Rogers, Fido, Bell, Virgin Mobile, Telus, Koodo e Videotron são operadoras bem conhecidas no Canadá e a pesquisa pode aliviar um pouco o custo de vida no Canadá.

 

Serviços de manutenção – A torneira precisa de ajuste, a pintura da parede precisa ser refeita, os móveis estão comprados e não entendo nada disso. É… Você tem problemas para resolver.

Quando se fala de prestação de serviços no Canadá, os preços são assustadores. Existem normas que regulamentam muitos deles, o que é mais identificável em manutenções feitas em prédios e casas. Ajustes em vedações e calefação para as épocas frias, troca de vidros das janelas e qualquer reparo provocam defasagem nos orçamentos e muitos deles dependem da contratação de profissionais registrados autorizados por meio de licenças, o que reflete no custo de vida do Canadá. Isso tem grandes chances de ser evitado na procura do imóvel para alugar. Perguntar quais serviços estão inclusos e avaliar a situação do imóvel, testar portas, janelas, torneiras, ar condicionado e todas as funcionalidades antes de assinar o contrato.

Administradoras de prédios residenciais costumam oferecer esses serviços durante a negociação do aluguel do imóvel. Então, se a ideia é alugar um apartamento no Canadá é bom ficar de olho nos detalhe.

 

Cuidados pessoais – Pode parecer bobagem, mas o custo para um corte de cabelo, com manicure e outros serviços ligados aos cuidados com a estética no Canadá são muito caros e, certamente, irão pesar em seu orçamento e no seu custo de vida do Canadá, caso seu talento em “fazer você mesmo” não sejam o suficiente.

O valor para manicure, por exemplo, pode ultrapassar com tranquilidade os CAD$ 20, apenas para as unhas das mãos. Já para aparar as madeixas, os valores para corte ultrapassam os CAD$ 80 em salões de cabeleireiros e barbearias. Tratamentos mais complexos que envolvam químicas de transformação podem beirar os CAD$ 800.

Para quem pretende imigrar para o Canadá com filhos, fizemos um texto apresentando os 10 melhores lugares para criar filhos no Canadá.

Atente-se aos detalhes e classifique suas prioridades. Deixar velhos hábitos e adquirir novos faz parte de uma mudança de vida tão substancial quanto imigrar para o país. Obvio, sempre priorizando o que promova o bem-estar e simplifique a vida de forma positiva.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre como Morar no Canadá, visto para o Canadá e Estudar no Canadá. Não tenha vergonha e Pergunte agora >>>

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >