Como tirar visto canadense online? Entenda o passo a passo do procedimento


Com a popularização das informações de como tirar visto canadense online sozinho, as pessoas estão cada vez mais encorajadas a encarar esse processo sem a consultoria de um profissional despachante de vistos. Mas será que essa disposição é positiva na “hora H”?

Como tirar o visto canadense online, seja qual for o tipo de visto, requer mais que atenção e ser organizado com os documentos, como todo processo burocrático. Estar afiado na leitura, compreensão e escrita do inglês, ou francês é fundamental para a interpretação e preenchimento dos formulários, assim como saber quais documentos complementares ajudam na resposta positiva da imigração canadense, também. O processo é detalhado e requer uma preparação anterior para ter o máximo de coisas organizadas e evitar perda de tempo e de prazos.

O Consulado Canadense não é acessível para tirar dúvidas e dar respostas de como andam as coisas com seus documentos lá na imigração. E com a isenção da entrevista, como acontece no visto americano, quem aplica não tem o contato pessoalmente que, às vezes, ajuda a compreender onde está o erro com sua aplicação.

Como aplicar para um visto não é uma coisa que uma pessoa leiga faça todos os dias, a exigência quanto aos detalhes pode incomodar e causar tensão, mesmo quando se contrata um profissional de visto. Por isso, esse texto vai mostrar o passo a passo de como solicitar visto canadense online para agilizar o processo, até mesmo quando a ideia é contratar um despachante de visto.

 

Tutorial de como tirar visto canadense online

 

1° PASSO

Como preencher os formulários para o visto do Canadá

Formulário IMM5257E (formulário individual)

Tudo começa aqui. É neste formulário que as informações pessoais do solicitante devem ficar claras. As perguntas vão das mais básicas, como nome, endereço e nacionalidade; até mais detalhadas como dados da instituição de ensino - no caso do visto canadense de estudante - e se a pessoa já foi presa, por exemplo.

Conforme já mencionado, esse formulário é todo em inglês e o preenchimento dele deve ser no mesmo idioma.

Formulário IMM5645E (Formulário familiar)

Este formulário é obrigatório a todas as pessoas que solicitam o visto para o Canadá. Apesar do nome, ele deve ser preenchido inclusive por solteiros.

Para quem é casado ou tem filhos, todos os dados solicitados dessas pessoas devem estar no formulário, independente se elas vão ou não acompanhá-lo na viagem.

Formulário IMM5713E

Esse formulário gera algumas dúvidas para quem solicita o visto para o Canadá. Indicado para indicar um representante para aplicações realizadas online, o formulário IMM5713E é a solução quando na aplicação os membros da família (casal com filhos até 19 anos) aparecem como acompanhantes na viagem ao Canadá. Esse procedimento evita a criação de perfis individuais, otimiza tempo e o controle do processo.

Depois desse passo é hora de criar a conta GCKEY on-line no site oficial do Consulado Canadense.

 

2° PASSSO

Como criar a conta GCKEY on-line

Esse passo deve ser dado no site oficial Citizenship and Immigration Canada (CIC) – Cidadania e Imigração do Canadá (CIC). Nessa etapa é que o solicitante verifica sua elegibilidade para aplicar para o visto canadense. Essa é a hora de cadastrar o perfil My CIC para aplicar e acompanhar o processo.

Ao clicar em Continue to GCkey haverá o redirecionamento para a página de login e registro. É o momento de registrar a nova GCkey criando um ID, uma senha e as respostas para recuperação de senha.

 

Matricular uma conta My CIC

O procedimento é o passo seguinte a criação da conta GCKEY e bem parecido também. Em grosso modo, o My CIC é seu perfil validado no site da imigração. Os dados colocados lá servem para comprovar que o solicitante é a mesma pessoa da aplicação ou, pelo menos, o responsável legal.

Será necessária a criação de quatro perguntas e respostas nessa etapa. Elas aumentam a segurança nos acessos a sua MyCIC. Lembre-se de criar combinações simples para o preenchimento na próxima visita a seu perfil, pois o site solicita a resposta de uma dessas perguntas, aleatoriamente, a cada tentativa de acesso.

 

3° PASSSO

Teste de Elegibilidade para o visto canadense

Esse deve ser o primeiro acesso efetivo para iniciar sua aplicação do visto para o Canadá. Com o teste de elegibilidade, o Canadá filtra quem tem condições de aplicar on-line e informa a quem vai solicitar se tem condições de conseguir o visto. Temos um vídeo bem legal para explicar este processo >>

O sistema é intuitivo e a partir da escolha no ‘Apply for:’ a sequência de campos de preenchimento são direcionada ao tipo de visto, por exemplo Visitor visa, study and/or work permit, a opção para a maioria dos casos.

Sendo elegível, o próximo passo é criar a lista de documentos para solicitação de visto canadense, que no site aparecerá como Create Your Personal Checklist. Existe uma diferenciação entre quem tem visto americano e quem vai pedir pela primeira vez o visto canadense, isso refletirá na lista de documentos requeridos e no tempo de processamento de visto, sendo mais rápido para quem já esteve nos Estados Unidos, e solicitada a comprovação financeira e a carta de intenção para novos aplicantes.

 

4° PASSSO

Como enviar os documentos para visto canadense

Após ter os dados salvos na conta MyCIC o relógio começa a contar em ordem regressiva e o aplicação de visto tem até 60 dias para acontecer.

Para fazer o upload dos documentos online é necessário que todos eles estejam digitalizados e cada tipo separado por arquivo. É importante garantir que todos os documentos estejam disponíveis e corretos, na falta de algum, não será possível prosseguir para a próxima página. Caso tudo esteja de acordo, sua aplicação é submetida e nenhuma alteração é mais possível.

Escolha entre os formatos PDF, JPG, TIFF, PNG, DOC ou DOCX. O tamanho máximo é de 4MB para cada arquivo.

Vencida essa etapa é o momento de pagar a taxa.

 

5° PASSSO

Como pagar a taxa do visto canadense

Seja com o despachante de visto ou com pessoa física, a forma de pagar a taxa de visto canadense é a mesma, com cartão internacional VISA, MASTERCARD ou AMERICAN EXPRESS. Será preciso criar uma assinatura eletrônica para prosseguir com o pagamento. Em seguida, os dados do cartão podem ser informados e o pagamento realizado. A confirmação de pagamento pode levar até 20 dias úteis, mas isso é raro.

 

6° PASSSO

Visto Canadense Aprovado ou Negado

Enfim, é chagado o momento de saber se o visto canadense foi aprovado ou negado. A Imigração do Canada tem diferentes respostas a enviar.

Visto negado: a imigração envia uma carta onde consta o motivo da rejeição. Resta corrigir os erros e fazer uma nova aplicação.

Original passport request: quando a imigração solicita o envio do passaporte, normalmente, as pessoas comemoram, pois esse é o indicativo que o visto foi aprovado. Esse envio é realizado via correio e endereçado à VSF Global, a autorizada do Consulado Canadense.

As taxas a serem pagas nessa etapa são Transmissão de Passaporte, SEDEX e as taxas para devolução do passaporte no Banco Santander. O passaporte deve ser enviado juntamente com a carta de aprovação impressa pelo e-mail resposta da imigração e os comprovantes dos pagamentos das taxas.

 

A ideia deste texto é mostrar o passo a passo do visto canadense online para colaborar com o planejamento de quem pretende fazer o processo sozinho on-line. Se a prioridade é diminuir riscos de errar, evitar perder prazos ou poupar o tempo de passar por um processo detalhado e trabalhoso, opte pela contratação de um despachante de visto, que esclarecerá dúvidas e tem a expertise necessária para lidar com imprevistos. Se este for o seu caso, estamos à disposição para te ajudar em todo o processo para aplicar o visto canadense online, basta entrar em contato conosco.

 

 

Quer saber mais sobre Visto de Estudante para o Canadá - Study Permit >>

Vai apenas visitar o Canadá? Veja sobre visto de turismo >>

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre Visto para o Canadá. Pergunte!

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br