visto de estudante para o canada

Saiba como tirar o visto de estudante para o Canadá sem passar por sufoco 4


Planejar a parte burocrática da viagem, o visto de estudante para o Canadá, não é um bicho de sete cabeças como alguns imaginam

Estudar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, afinal, a experiência é divertida e pode contar muitos pontos positivos no currículo. Um dos destinos mais atraentes para tornar o sonho realidade é o Canadá, país com excelente qualidade de vida e sistema educacional que deixa muita gente de queixo caído. Mas ao escolher o país surgem algumas dúvidas, por exemplo, como tirar o visto de estudante para o Canadá? O visto é algo muito importante no planejamento da viagem. Ninguém quer ter problemas quando está prestes a por os pés em solo canadense, não é mesmo?

Visto de Estudante para o Canadá

Para estudar no Canadá é preciso ser aceito em alguma instituição de ensino, comprovar que possui condições financeiras para pagar os custos dos estudos, as despesas pessoais no período em que estiver no país, a passagem de retorno e estar em boas condições de saúde.

O pedido do visto pode ser feito online ou pessoalmente em um dos Centros de Requerimento de Vistos (VAC). É importante estar atento a data de vencimento do passaporte, pagar a taxa de processamento correta e não esquecer de enviar junto ao pedido a cópia da carta de aceitação emitida pela escola canadense. Aqueles que forem para a província de Quebec devem apresentar o CAQ (Certificat D’Acceptation du Québec). As fotos 3 cm x 5 cm devem ser recentes.

Clique aqui e veja também como solicitar seu CAQ

Estudar e Trabalhar no Canadá

Se a sua intenção é trabalhar e estudar no Canadá, saiba que essa modalidade é permitida somente para quem for fazer graduação, pós-graduação, cursos que exigem carga horário de estágio ou qualquer outro que ofereça certificados e diplomas. Quem segue esta categoria pode trabalhar até 20 horas semanais fora do campus sem a necessidade de pedir autorização especial. O visto específico para esta área é o Study Permit, que é o mesmo para fazer High School e College ou qualquer outro curso com mais de 24 semanas de duração, inclusive de idiomas.

Entretanto se o seu desejo for trabalhar e estudar fazendo um College é preciso se certificar que a instituição que você escolheu esteja na lista das aprovadas pelo Consulado Canadense, caso contrário você não poderá trabalhar. Caso queira verificar se a instituição está nesta lista, clique aqui. O mesmo vale se o seu desejo futuro for imigrar para o Canadá. Então, preste muita atenção neste detalhe.

Em 2014, o governo canadense decidiu que os estudantes que forem fazer somente cursos de idiomas não poderão conciliar a atividade com o trabalho. O visto para estudantes de idiomas ou para qualquer outro curso com menos de 24 semanas se chama Residente Temporário e pode ser renovado dentro do próprio Canadá.

Além disso, se você quiser mudar o tipo de visto dentro do país, por exemplo de Residente Temporário para o Study Permit, hoje é possível fazer isso estando no Canadá, mas lembrando-se sempre que seu processo passará pela análise da imigração local, que concederá ou não esta aprovação.

Dê atenção para as regras e evite problemas no exterior para aproveitar bem a estadia. Nada de tentar trabalhar ser for estudar apenas idiomas.

De qualquer forma, a mudança em relação aos estudantes de idiomas não deve ser impedimento para você fazer intercâmbio no Canadá. Além da beleza, boa qualidade de vida, excelente sistema educacional e segurança, o país apresenta custos baixos em relação a outros países em que é possível estudar inglês ou francês. Vale a pena investir em um curso de idiomas no país. A riqueza cultural também é outro fator que incrementa a viagem para o país da América do Norte, pois pessoas das mais diferentes partes do mundo, a cada dia escolhem mais as instituições de ensino canadenses.

Saiba muito +

Ficou com alguma dúvida?

Confira aqui os documentos necessários para solicitar o visto para estudar no Canadá:

Visto para cursos de até 24 semanas de duração

Visto de estudante – Study Permit – mais de 24 semanas de duração

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe de tudo sobre Visto de Estudante para o Canadá e vai te ajudar. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos e sobre o Sistema Educacional do Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

4 thoughts on “Saiba como tirar o visto de estudante para o Canadá sem passar por sufoco

  • Reinaldo

    Oi Alexandre, tenho 39 anos e tenho um inglês intermediário, gostaria de fazer um MBA e trabalhar ao mesmo tempo, sou formado em administração, isso acima de 24 semanas, mas gostaria de custear minha vida ai com o trabalho, consigo esse intercâmbio? Aguardo contato. Obrigados.

    • Alexandre Luis Pedrosa
      Alexandre Luis Pedrosa Autor do post

      Olá Reinaldo,
      Você pode sim fazer um MBA em uma instituição que possa oferecer você a oportunidade de trabalhar as 20 horas semanais, como permitido por lei. Porém, dificilmente você vai conseguir ‘juntar dinheiro’ e muitas vezes até ter tempo para desenvolver um trabalho que te sustente de fato. Vai depender muito do trabalho que conseguir.
      A possibilidade, existe!