Como abrir uma empresa no Canadá e ser empreendedor em um dos melhores países do mundo? 14


Economia aberta e despesas menores são apenas duas das vantagens para quem sonha em abrir uma empresa no Canadá.

Abrir uma empresa no Canadá é um sonho relativamente fácil de realizar por conta da economia aberta e políticas simples para empresários canadenses e estrangeiros. O ranking elaborado pela US News & World Report em parceria com University of Pennsylvania’s Wharton School, recentemente divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, coloca o Canadá como o melhor lugar para recolocar a sede de uma empresa e o 5° melhor país para empreendedores.

As exigências flexíveis para ser empreendedor no Canadá encorajam empreendedores de várias áreas que veem no país a possibilidade de contratar trabalhadores poupando custos com impostos, que iniciam aos 15% e com dólar mais baixo, por exemplo.

 

Quem pode abrir uma empresa no Canadá?

Ao contrário que muitos pensam, para abrir uma empresa no Canadá não precisa ser um grande investidor, claro que existe essa possibilidade, mas não seria esse o caso da maioria dos brasileiros. O passo inicial deve ser entender qual perfil de quem quer abrir uma empresa no Canadá, pois o país disponibiliza o programa Start-up Visa, que apoia imigrantes empresários que pretendem construir um negócio inovador com suporte de investidores e, de quebra, conquistar a residência permanente no país.

Esse programa, que está em vigor desde abril de 2013, conta com apoio de muitos investidores e designados a atender os perfis de quem aplica. Os investimentos que aplicante vai contar, com apoio dos investidores canadenses, variam entre CAD$ 75.000 e CAD$ 200.000, ou mesmo ter um projeto aceito em uma aceleradora de negócios. O planejamento deve ser antecipado, até mesmo porque aplicar para o programa exige a apresentação de documentos, como a carta de apoio da organização, por exemplo. Se interessou por esse programa? Se sim, o primeiro passo é determinar sua elegibilidade.

As vantagens de aplicar para um programa são muitas, mas o mais chama a atenção é o suporte que o Canadá oferta aos investidores, disponibilizando ferramentas para abertura da empresa e estabelecimento do CEO.

Se sua ideia não é abrir uma startup no Canadá e sim outro tipo de empresa, como consultoria ou um prestador de serviço, por exemplo, pode se animar também, o Canadá mantém políticas de impostos amistosas e menor burocracia para abertura da empresa se comparado com outros países, inclusive o Brasil. Diante desse cenário, algumas pessoas arriscam por abrir uma empresa no país com visto canadense de turista e permanecer no Canadá o período permitido tentando a residência permanente. Entretanto, essa estratégia não é para qualquer um. Quem vai para o Canadá sozinho, com orçamento restrito, sem planos de ingressar em um curso superior ou ter o convite para trabalhar em uma empresa canadense, num primeiro momento, vê suas chances escorrendo pelo ralo ao final das 24 semanas do visto canadense de turista.

Outro ponto desfavorável nessa situação é que, ao contrário do programa StartUP Visa, os investidores que sonham em abrir o próprio negócio no Canadá sem ser residente permanente, não terão a permissão para trabalhar fisicamente nessa empresa.  Em contrapartida, o visto canadense de trabalho, ou o Work Permity (permissão de trabalho), não é obrigatório.

Se a ideia é ter um planejamento seguro e factível, siga os procedimentos corretos, determine sua elegibilidade e pesquise sobre as condições das províncias e detalhes dos programas disponíveis. Ir atrás da residência permanente e depois abrir uma empresa no Canadá facilita o processo para quem quer empreender no país. Além disso, a bagagem cultural adquirida em outras experiências canadenses, como estudo e trabalho, serão ricas vivências que farão diferença no dia-a-dia de sua empresa.

Para os que vão se estabelecer na província de Britsh Columbia, por exemplo, contará com uma política e sistema intuitivo, que promove facilidades aos investidores. Prova disso é o guia da Small Business BC que ajuda empreendedores com ferramentas desde checklists para iniciar um negócio ou uma companhia até o registro da sua empresa.

Aos que estão indecisos sobre a estrutura e tipo de negócio a estabelecer em BC, basta consultar um contador ou advogado. Encontre a lista aqui. Sobre as estruturas de negócio mais comuns:

1)      Individual – Empresa operada pelo proprietário e que pode ter o nome do mesmo;

2)      Sociedade –  Se você pretende operar o negócio com um ou mais parceiros (sócios);

3)      Companhia – Um modelo de negócio separado de seus bens pessoais, com uma entidade legal separada;

4)      Organização (Society) – Organização sem fins lucrativos que proporciona benefícios à sociedade;

5)      Cooperativa – Modelo de negócio operado pelos cooperados.

 

Como registrar uma empresa no Canadá?

Depois de cumprir essas etapas, está na hora de registrar sua empresa. O processo é simples e pode ser realizado online desde o início no site BC Registry onde mediante à solicitação de registro, acontecerá a verificação do nome, evitando assim nomes duplicados ou muito semelhantes com outras empresas. O passo seguinte a aprovação é registrar seu negócio no prazo de até 56 dias.

É importante que ao estabelecer um negócio em uma província, ou exercer suas atividades nela, que esteja de acordo com as normas locais do município. Verifique a necessidade de obter licenças, no caso de BC e a Bussiness Licence, acesse o link.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe tudo sobre o Canadá >>>

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

14 pensamentos em “Como abrir uma empresa no Canadá e ser empreendedor em um dos melhores países do mundo?