Comidas típicas do Canadá – a gastronomia multicultural que dá água na boca 2


Tão bom quanto conhecer os pontos turísticos é ter a chance de provar as comidas típicas do Canadá para uma imersão completa na cultura desse país fantástico

A multiculturalidade do Canadá, sem dúvida, transforma o país em uma vitrine gastronômica das mais ricas. Em cidades canadenses famosas, como Toronto e Vancouver, os bairros de imigrantes se tornaram pontos turísticos não é à toa. Além de fazer compras nas lojas tradicionais, os turistas têm a chance de saborear pratos típicos de diversos país, inclusive as comidas típicas do Canadá, seja em restaurantes ou em festivais sazonais.

Surpreendentemente, a fama das comidas típicas do Canadá não acompanha a de seus pontos turísticos. Apesar de o maple syrup ser usado em várias preparações e ganhar até um festival em sua homenagem na época da sua produção, entre os meses de março e abril, há muito mais o que comer para se sentir um verdadeiro canadense.

Um dos produtos canadenses mais conhecidos é o xarope de maple, extraída da Árvore Bordo (Maple Tree), aquela que sua folha é símbolo do país. Mas será só isso que representa a gastronomia do país? Com um país tão imenso e diverso, como seria a culinária canadense?

Veja alguns exemplos que não pode deixar de provar em sua visita:

 

O que não deixar de experimentar das comidas típicas do Canadá

Peameal Bacon (sanduíche de bacon canadense) - Feito com o lombo defumado e curado, o bacon canadense precisa ser diferenciado dos outros pelo sabor especial que fornece a um dos sanduíches mais consumidos no país.

Os icônicos sanduiches servidos no St. Lawrence, em Toronto, valem a pena serem degustados. Com variações no pão de hambúrguer ou naqueles fofinhos de padaria, os lanches, assim como o peameal bacon, são alguns dos produtos mais vendidos do local.

Um item que alimentou muitos soldados na Segunda Guerra Mundial, por ser conservada com condimentos e defumação. Esse tipo de preparação para a carne do porco foi trazida pelos Ingleses que colonizaram o Canadá.

 

Bagel com Lemon Marmalade – Com queijo, salmão defumado, creme, chocolate, para sanduíches salgados ou doces... Os bagels fazem parte das comidas típicas do Canada e se apresentam em deliciosas variações nos inúmeros estabelecimentos que os comercializam pelo país.

Ele é um pãozinho consumido em qualquer hora do dia, até mesmo pela facilidade de comprar e sair comendo. Apesar do formato rosca, a versão para sanduíches o transforma em almoço e jantar de muita gente.

Lugares como The Great Canadian Bagel, Fairmount,  St-Viateur Bagel e Tim Hortons são referências na fabricação e venda desse típico lanche canadense. O trabalho maior talvez seja escolher os sabores, que vão muito além das tradicionais rosquinhas cobertas com gergelim ou semente de papoula.

 

Poutine – Provavelmente uma das mais tradicionais comidas típicas do Canadá que você dificilmente encontrará em outros países.

A generosa porção de batatas, cubos de queijo e coberta com um molho altamente calórico a base de carne é verdadeiramente um prato típico canadense. As casas de Poutine tentam se diferenciar entre si criando combinações e opções que agradem cada vez mais o público, até mesmo os veganos.

Poutine

Poutine

Esse prato considerado típico, na realidade tem uma história controversa sobre sua criação, onde há algumas versões:

Le Lutin rit qui, em Warwick Poutine La Banquise – Na região de região de Arthabaska se localizava esse restaurante que, segundo contam, um cliente teria pedido que misturassem queijo coalho com as batatas fritas para dar aquela “temperada”.

Segundo Jean-Paul Roy, foi no ano de 1964 que seu restaurante Jean-Paul Roy serviu o poutine como é conhecido hoje, batatas, queijo e molho de carne. Já o restaurante La P'tite Vache sustenta a teoria de ter sido o primeiro lugar a misturar os queijos produzidos na queijaria Princesse, que não teve sucesso na venda de sua produção, sendo o poutine a solução para evitar o desperdício.

Independente de quem levar o título de criador, o que se sabe é que essa combinação de batatas com queijo surgiu na área rural da província do Quebec na década de 50.

Para comer o melhor poutine do Canadá o turista terá um pouco de trabalho, pois a concorrência é acirrada. Mas em casas, como la Banquise, Ashton, M&Gs Chipwagon, Bank and Sunnyside (Ottawa), La Belle Patate (Vancouver), Poutini, Monsieur Poutine (Drummondville, Quebec), Frite Alors, Crispy Chips (Ottawa), Willys (Nova Scotia) e Au Pied de Cochon é possível comer excepcionais porções.

 

Tim Hortons – Bagel com cream cheese, donut’s e o duble-duble (o dobro de açúcar e o dobro de creme) são pedidos obrigatórios na cafeteria que é um orgulho canadense. Pode-se observar que não estamos falando especificamente de uma das opções de comidas típicas do Canadá, mas sim de uma marca registrada do país, sendo uma visita indispensável para quem visita o país.

 

BeaverTails – Sabe aquelas barraquinhas e food trucks que você encontra por toda a parte? Então, é como acontece com os pontos de venda do BeaverTails. O que hoje é uma franquia internacional, começou em Ontário com a abertura de uma loja em Ottawa, dois anos após o primeiro quiosque de rua.

Essa iguaria é um tipo de massa frita que imita o formato da cauda do castor. O cliente escolhe os acompanhamentos para cobrir o doce. Entre as combinações mais populares estão creme de avelã com M&M, frutas com chantilly e chocolate com Oreo. Mais um doce que entra para a lista das comidas típicas do Canadá.

 

Butter tart – Eis mais uma comida típica do Canadá que arrepia até a alma dos aficionados por dieta. Uma tortinha de massa folhada com muita manteiga e recheada com creme de ovos, manteiga e castanhas que se tornou um ícone da culinária popular do Canadá.

Assim como outros produtos populares, as butter tart são vendidas em grandes redes de supermercados na versão industrializada, mas em muitos lares canadenses a receita é comum nos lanches em família.

 

Macaroni and cheese – Certamente em sua viagem ao Canadá vai se deparar com as embalagens da Kraft que contém a clássica receita canadense de macaroni and cheese ou Canadian Kraft Dinner (isso mesmo, esse produto tem status de jantar tradicional no Canadá).

A preparação compete com o típico prato dos Estados Unidos, mas é bom não mencionar isso para um canadense que te servir esse prato, pois eles acreditam ser bem diferente.

 

Nanaimo bar - Estas lendárias barrinhas tricolores surgiram adivinha onde? Nanaimo, BC.  São normalmente feitas com migalhas, Graham-biscoito, coco, nozes,

Nanaimo Bar

Nanaimo Bar

creme de baunilha e chocolate. Variações comuns incluem a manteiga de amendoim e chocolate de menta.

 

Pescados – Dificilmente você não vai ouvir falar do salmão de BC e das lagostas de Nova Scotia (Atlântico) frescas, mas algumas opções que entram no ranking das comidas típicas do Canadá. As águas frias do Pacífico são o berço dos peixes que costumamos ver os ursos comendo nos documentários da Discovery, mas que também são muito bem aproveitados pela população do país, assim como a variedade de pescados e frutos do mar e crustáceos que rendem receitas fantásticas nos mais renomados restaurantes.

Apesar de peixes serem comida comum em muitas partes do mundo, as espécies encontradas no Pacífico se diferem, inclusive em sabor, quando comparadas com as do Atlântico. Chinook, Chum, Coho, Sockeye, Cutthroat, Steelhead e Pink são os tipos servidos com frequência em restaurantes canadenses.

 

Algumas “besteiras” imperdíveis para se comer no Canadá

Lays sabor ketchup – Um salgadinho definitivo no Canadá.

Panquecas com maple – Apesar de usarem o xarope pra muita coisa,

Maple Pancakes - Panquecas com Maple

Maple Pancakes - Panquecas com Maple

essa combinação é a cara de um café da manhã no Canadá.

Coffee Crisp – As barrinhas de wafer crocante, revestida com leite, coberta com chocolate e aroma de café é um doce fabricado pela Nestlé, mas que só é comercializado em larga escala no Canadá.

Sourdough - Em Yukon este pão é muito popular, merecendo inclusive um festival no inverno. É um pão rústico de fermentação natural que pode ser feito em formato de panquecas, uma das comidas típicas do Canadá na região.

 

Você também não pode deixar de provar essas iguarias no Canadá:

Carne de caça – Tente não pensar muito em animais, como rena, bisão, javali e caribu vivos, porque essas carnes são muito servidas no país, onde a caça é legalizada para esses fins, o que as tornam parte do cardápio de comidas típicas do Canadá.

Salvas as devidas proporções, algumas províncias têm seus pratos típicos, como acontece nos estados brasileiros. Como exemplo, a Tourtière feita com carne de porco moída, carne de vitela e especiarias muito servida no Natal do Quebec, o sanduíche de carne defumada de Montreal, o sanduíche considerado uma evolução do kebab turco muito servido em Halifax;

Tea Rose Red – os canadenses são grandes consumidores de chá, especialmente dessa marca que é um clássico no país;

Oka Cheese – um produto clássico do Quebec originado na vila de mesmo nome. O queijo é feito de leite de vaca é levemente curado, macio e tem leve sabor frutado e de nozes.

Blueberries lowbush  -Essas amoras silvestres têm maior ocorrência no país simplesmente por  ser o maior produtor da fruta, com destaque para província de Quebec. São vendidas frescas para consumo e preparações em casa, mas variedade de produtos feitos com ela também é grande. Falando nisso, deve-se aproveitar para consumir o mel de Blueberry Blossom originário da polinização das flores da árvore do mirtilo, mais uma das comidas típicas no Canadá.

Com já falamos anteriormente, o turismo no Canadá é uma excelente oportunidade para provar sabores mundiais. Lá a culinária turca, asiática, tibetana, brasileira, italiana, salvadorenha, ucraniana, grega, indiana, haitiana, mexicana... Todas têm espaço. As comunidades de estrangeiros promovem festivais ou celebrações sazonais que reforçam a cultura destes países. Sem dúvida, uma excelente chance para os brasileiros que querem se integrar mais à população da cidade que está visitando e não deixar de experimentar as delícias das comidas típicas do Canadá e de outros países, em uma única viagem.

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br


Alexandre Luis Pedrosa

Sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

2 pensamentos em “Comidas típicas do Canadá – a gastronomia multicultural que dá água na boca