Carteira de Motorista Internacional

Carteira de motorista internacional: como fazer para ter permissão para dirigir no Canadá


As aulas de direção, as regras de trânsito e como fazer para tirar a carteira de motorista internacional para dirigir no Canadá

Garantir o direito de dirigir no exterior facilita muito a vida de quem vai morar no Canadá, sobretudo com filhos. Para conquistar a carteira de motorista internacional é necessário passar por um processo que pode se modificar de acordo com a província, assim como as regras e leis de trânsito. De modo geral, nos passos para tirar a habilitação no país é obrigatório passar por aulas e realizar testes e, sobretudo, se habituar às diferenças no trânsito e modo de dirigir entre Brasil e Canadá.

 

Quem pode solicitar a carteira de motorista internacional?

Quem é habilitado no Brasil e chega ao Quebec, por exemplo, pode dirigir por seis meses com a carteira de motorista brasileira, se estiver na validade. Aconselha-se também ter o documento traduzido para apresentação quando solicitada. Se a habilitação estiver vencida é possível pagar por uma provisória. Cada província tem o órgão que regulamenta esses procedimentos, no caso de Quebec é a Société de l’assurance automobile du Québec (SAAQ).

Aos que vão fazer intercâmbio no Canadá com o visto canadense de estudante ou com o visto de turista (para intercâmbio de idiomas de até 24 semanas), não tem o direito de solicitar a carteira de motorista para dirigir no Canadá.

Se ter um carro for prioridade, tenha atenção aos prazos que a província aplica para os testes e exames em caso de reprovação. Remarcar uma prova no Quebec leva 28 dias, em BC pode chegar a dois meses.

Há instrutores de direção no Canadá que trabalham de forma independente das autoescolas em muitas províncias. O aluno acaba sendo responsável por contratar esse serviço que inclui as aulas de direção e o aluguel do carro. A fiscalização é muito rigorosa, os carros vistoriados e os profissionais registrados junto ao órgão regulamentador.

Prepare-se para pagar todo o ano pela carteira de motorista. Caso não haja interesse em renovar, basta não pagar. Três anos sem renovar sua carteira de motorista internacional a torna inválida, depois disso é preciso passar por todo o processo novamente.

Quem passa na fase inicial de testes tem direito a dirigir no Canadá com a habilitação para iniciantes, normalmente chamada de G1. Nessa categoria, fica obrigatório estar acompanhado de um habilitado full no banco do passageiro. Entre 00h e 5h não é permitido para quem tem G1 dirigir, independente de estar acompanhado ou não. Como as regras mudam de acordo com cada província, vale consultar cada detalhe. As normas citadas aqui valem para a província de Ontário e para quem nunca teve carteira de motorista. Para saber mais sobre as regras de trânsito em Ontário consulte o MTO Drivers Handbook e para iniciar seu processo entre no site Drive Test Ontario.

As provas teórica e prática acabam sendo praticadas na maioria das províncias. Quem já tem em mente para onde vai morar no Canadá já pode se adiantar e buscar informações nos órgãos regulamentadores. British Columbia, uma das províncias preferidas entre os brasileiros, tem o ICBC, onde é possível fazer simulados e ter informações gerais sobre dirigir no Canadá.

Planeje bem o momento de tirar sua carteira de motorista internacional. Muitas pessoas não se atentam ao detalhe de ter sua carteira de habilitação brasileira retida ao iniciar o processo no Canadá. E se precisar voltar ao Brasil, estará desabilitado. É importante não confundir a habilitação traduzida no Brasil, feita no Detran, ou aquela versão disponibilizada pelo consulado, com a carteira de motorista canadense. Apesar de ser chamada de carteira de motorista internacional, os documentos não são os mesmos.

Pode parecer clichê, mas se livrar dos vícios de direção adquiridos no Brasil ajuda, e muito, para enfrentar as aulas e testes de direção no Canadá. Claro que o nervosismo influencia, mas deixar a mente aberta para absorver as novas regras e entender claramente o modo de dirigir no Canadá vai deixar fluir com naturalidade a nova realidade.

O valor para tirar a carta de motorista internacional no Canadá varia entre províncias, mas considere reservar cerca de trezentos dólares para custear prova, teste e aulas práticas. O material impresso para estudo pode ser emprestado em bibliotecas, sem custos, se preferir comprar e a província não disponibilizar online, o custo não é muito salgado, pouco mais de CAD$ 10.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >