Universidade no Canadá

Como funciona o processo de admissão de estrangeiros em uma universidade no Canadá


Documentação, prazos, visto canadense de estudante… Quais os critérios para ser aceito em uma universidade no Canadá?

Às vezes no anseio de mudar de vida os brasileiros acabam desistindo de tentar entrar em uma universidade no Canadá por achar intransponível o processo de admissão. Na verdade o que falta é informação, planejamento e saber um pouco sobre como é morar no Canadá enquanto estuda.

Muita gente quer estudar no exterior e ainda nem escolheu o país, mas em poucas pesquisas se encantam com os pontos positivos que o Canadá apresenta. Ainda assim é preciso cautela e uma importante autoavaliação, por isso, sugerimos responder essas perguntas:

  • Qual seu nível de inglês?
  • Você resistiria ao inverno canadense?
  • Você consegue ficar longe da família e dos amigos?
  • Se preparou para mudar seu padrão de vida e rotina sob uma nova cultura?
  • Você sabe quanto levar para o intercâmbio? E conta com a quantia mínima exigida pelo Governo do Canadá para se manter no país enquanto estuda?

Simples e ao mesmo tempo complexo. Mas se suas respostas foram positivas e considera ter disposição para manter o foco no propósito, então siga na leitura do texto para saber como funciona o processo de admissão de estrangeiros em uma universidade no Canadá.

Absorver com sucesso o conteúdo das aulas, tirar boas notas, fazer network… São apenas três dos muitos desafios para quem vai estudar no país, mas antes de se ver dentro de uma sala de aula ou laboratório da universidade no Canadá há um caminho a percorrer: a admissão em um college ou universidade canadense.

 

Ser aceito em um college ou universidade no Canadá?

Entender como entrar em uma universidade no Canadá é o começo definitivo para o estudante. A maioria dos processos de admissão baseia-se em histórico escolar positivo e no nível de inglês suficiente para acompanhar o conteúdo e desenvolver suas habilidades no campo de estudos.

Mas há ainda quem opta pelos colleges canadenses, equivalente a uma faculdade no Brasil, com cursos voltados à formação de profissionais com perfis e atribuições mais técnicas no mercado de trabalho. A vantagem em apostar em um college, quando o assunto é admissão, é ter a chance de contar com o preparatório de inglês, chamado de Pathway, antes de o curso superior começar de fato. É, sem dúvida, uma vantagem àqueles que reconhecidamente não alcançaram o nível exigido pelas universidades, uma prova de que nem sempre é preciso declinar do sonho de estudar no Canadá.

 

Mas o que esta por trás dos processos de admissão das escolas de ensino superior? E como entrar em uma universidade no Canadá?

Nem todos os processos de admissão em universidades ou colleges canadenses são iguais. O tipo de curso e a área de estudos podem alterar substancialmente as exigências para os estudantes. Bons exemplos disso são os cursos de especialização da Universidade de Toronto, com conteúdos destinados à profissionalização para estudantes com ou sem formação superior, dependendo do curso escolhido. Mídias Sociais e Redação são dois exemplos do que descrevemos.

 

Estudar na Universidade de Toronto:

Para ingressar na Escola de Estudos Contínuos da Universidade de Toronto, o processo é mais simplificado. O estudante pode fazer a matrícula online e comprovar formação prévia na área de estudo, caso necessite. Obviamente que essa espécie de curso curto e de especialização, a fluência no inglês é obrigatória.

Já para ser aceito nos cursos de bacharel ou pós-graduação o caminho é mais longo, de certa forma, trabalhoso e parecido com o de colleges conceituados como o Red River College, em Winipeg, por exemplo.

O college no Canadá virou a escolha de muita gente que, além de buscar uma formação superior em menor tempo, tem a grana mais curta, ainda que alguns colleges exijam investimento médio a partir de CAD$ 10.000 anuais, além dos custos adicionais com matrícula, plano de saúde e materiais de estudo.

 

Como é o processo para entrar em um college no Canadá?

Bem, conforme já comentamos, os processos de admissão em cursos superiores têm passos muito parecidos, no Red River College não seria diferente.

O estudante entra em contato com a escola, isso normalmente é feito pela internet, manifestando seu desejo de aplicar para um curso. A partir daí:

  • E escola solicita a apresentação do teste de proficiência de inglês. O teste deve ser oficial e normalmente fica entre TOEFL e IELTS. A nota exigida pode variar de acordo com a instituição, mas tomando como exemplo o IELTS a nota normalmente é a overall, mínima de 6.5. Mas há casos em que o college tem seus próprios testes de proficiência e ele exclui qualquer outro. A desvantagem é ter de estar no Canadá para fazer a prova;
  • Pede ao estudante que também envie seu histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio. Essa documentação deve estar traduzida, mas não de forma simples, o que vale é a tradução juramentada junto a um tradutor credenciado pelo Governo do Canadá;
  • É muito comum o estudante precisar comprovar afinidade com a área de estudo que está aplicando por meio de um teste do college. Outro procedimento o qual o estudante precisa se preparar é para a entrevista de apresentação, também realizada em inglês;
  • Se der tudo ok, o estudante receberá a carta de aceitação.

É chegada a hora de solicitar o visto de estudante, passo fundamental para finalmente ir estudar em uma universidade no Canadá. A solicitação do visto canadense de estudante exigirá apresentação de documentos a mais que outro tipo de visto. O estudante deve reunir documentos pessoais, comprovação financeira e de vínculos sociais, a carta de admissão do college ou universidade e preencher os formulários. Já falamos bastante sobre como solicitar o visto para estudar no Canadá, explicando detalhadamente o processo de organização para evitar erros e negativa do Governo.

Os estudantes que obtiveram a aceitação para curso com duração superior a 24 semanas, precisarão apresentar exame médico na solicitação para o visto de estudante. O médico é credenciado e a intenção é mostrar um quadro geral favorável do seu estado de saúde através de exame de sangue, de urina, raio-x e avaliação clínica.

 

Quando começa o processo de admissão nas universidades e colleges no Canadá?

É preciso muito cuidado para não se atrapalhar com o calendário e perder o começo das aulas no Canadá. Normalmente, quem vai estudar no exterior planeja por muitos meses essa empreitada e isso ajuda muito no processo de admissão, pois as escolas estabelecem prazos para receber a documentação do estudante. Por isso, tenha em mente que o ano letivo tem início em setembro, mas as universidades analisam as candidaturas meses antes disso, normalmente até março.

O estudante que pretende ingressar em um college ou universidade no Canadá não conta com indicações de amigos ou parentes e precisa cumprir um orçamento, além disso, não deve se furtar de pesquisar muito as escolas, as cidades e as províncias canadenses. Custo de vida, duração do curso, conteúdo programático, grade curricular, homestay, trabalho e qualidade de vida são outros pontos fundamentais que o estudante precisa dedicar pesquisas.

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Sabe Tudo sobre o Canadá. Quer saber mais?

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >