Como Tirar o Visto Canadense

8 Dúvidas muito comuns sobre como tirar o visto canadense 8


Como alguns sabem, no dia 16 de junho, realizamos um webinar sobre como tirar o visto canadense. O encontro durou cerca de duas horas e tivemos mais de 700 participantes, que aproveitaram o momento para tirar diversas dúvidas sobre o processo.

Se você não pôde participar do nosso encontro, sem problemas, reunimos aqui as principais dúvidas apontadas no evento sobre como tirar o visto canadense e que também são muito recorrentes entre os clientes que procuram nossa empresa para a emissão do documento.

Caso você queira ter acesso ao conteúdo do webinar, basta clicar aqui, lá tem muita informação legal (que já foi resumida) e que poderá te ajudar tanto processo como também no processo de conhecimento do Canadá como país.

Como tirar o visto canadense? Eis a questão...

  • Se eu já tive o visto americano negado terei o canadense negado também?

A imigração canadense tem ligações com a americana para informações. Os processos de análise são diferentes entre os dois países, uma vez que, no visto americano a entrevista é necessária para aferição das informações, enquanto que para o visto canadense tudo depende da documentação apresentada.

Só é provável que o visto seja negado também no Canadá se o motivo para isso estiver aparente na documentação. Exemplo: Falta de vínculos, comprovação financeira insuficiente, etc.

Quando for solicitar o visto canadense com a finalidade de fazer turismo no país, você receberá um visto de residente temporário, cuja a validade pode chegar até a validade do seu passaporte. Por que “pode chegar”?

Fatores como viagens internacionais anteriores e ter permanecido legalmente em outro país, por exemplo, pode influenciar na maior duração do visto, que chega até validade do passaporte, no máximo. Lembrando sempre que o passaporte brasileiro tem validade de 5 anos. Vencido o passaporte é preciso outro visto.

Já a permanência em território canadense é de no máximo 6 anos, a ser contada a partir do carimbo do oficial na entrada do país.

  • Caso eu queira abrir uma pequena empresa no Canadá, existe algum tipo de visto especial para isso?

Não seria exatamente um visto. Esse trâmite faz parte de um processo de imigração e muda dependendo do tipo de empresa.

Abrindo uma Startup, por exemplo, é necessário o apoio/financiamento de um investidor/empresa canadense listado pela imigração. Esse processo imigratório é chamado Startup Visa.

Outra possibilidade é abrir uma empresa no Canadá e através disso ir atrás do visto para permanecer e trabalhar nessa empresa. Cada província tem autonomia e dita as regras e os modelos de empresas que são possíveis existir. Em todo caso, existem normas relacionadas à empregabilidade, tipo de negócio e gestão dessa empresa que devem ser seguidas.

  • É melhor comprar primeiro a passagem ou esperar o visto?

Seguimos sempre a recomendação do Consulado do Canadá: Primeiro o visto, depois a passagem e os demais procedimentos de viagem. Assim evita-se imprevistos, perda financeira e o trabalho de remarcar a passagem.

  • Fazendo o visto online ou no papel eu preciso de tradução juramentada?

Quem precisa?

Depende do que acontecer durante o processo. Como a análise da sua solicitação é feita pela imigração canadense e se esse oficial tiver dúvidas sobre algum item ou documento do seu processo ele vai solicitar sim a tradução.

A documentação em português é valida sim, entretanto para o processo online ocorrem algumas inconformidades como: má qualidade de documentos, preenchimentos incompletos, uploads de documentos em lugares errados. Esses são alguns pontos mal vistos pelo Consulado Canadense e que prolongam a análise. Quando isso acontece, normalmente, eles solicitam a tradução juramentada.

Quem faz? Profissionais autorizados para esse tipo de serviço.

Onde encontrar? Na Junta Comercial do seu estado encontra-se uma lista com profissionais. Entre no site e encontre um que melhor lhe atenda. Na nossa empresa indicamos profissionais com experiência e idoneidade reconhecidas no mercado.

  • Posso tirar o visto de trabalho e procurar emprego ou tenho que ter emprego lá?

A intenção do Canadá em ceder vistos de trabalho é ter profissionais qualificados trabalhando ativamente no país, logo, não é uma opção ter o visto sem uma proposta de emprego válida para ter a permissão de trabalho.

  • Se eu estiver no Canadá estudando inglês/ francês ou a turismo e conseguir um emprego lá, posso trabalhar enquanto durar meu visto de residente temporário ou turista?

Não. Isso é considerado trabalhar ilegalmente. Para pessoas que vão ao Canadá para trabalhar, precisam ter o visto com permissão de trabalho (Work Permit).

Caso aconteça de estar no país passeando e conseguir um emprego será necessário sair do Canadá e fazer o processo para conseguir a permissão de trabalho. A empresa que te contratar participará desse processo junto ao departamento de imigração.

  • O fato de estar com restrição no nome pode prejudicar meu processo para conquistar o visto?

Sim e não. O consulado não tem como verificar o processo de todas as pessoas, porém pode sim verificar. O que é mais grave que ter problema com o SPC ou SERASA é o fato de quem tem problema com esses órgãos assume como tendo problemas com crédito, normalmente tem problema financeiro, com dinheiro. Não ter dinheiro ou reservas para viajar, é um problema para conseguir o visto.

Há ainda mais alguma dúvida que deseja esclarecer? Fique a vontade e coloque em nossos comentários. Temos o prazer de poder responder cada um de vocês.

 

Ainda não tem o visto canadense? Saiba como solicitá-lo clicando aqui!

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Especialista em Vistos e Imigração.

Quer ajuda? Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br

 

 

 

 

 


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.


Escreva para nós aqui >

8 thoughts on “8 Dúvidas muito comuns sobre como tirar o visto canadense

  • Raroun Oliveira

    Olá!

    Estou no processo de pedir meu visto, queria saber mais sobre o a tradução de documentos… Como você indicaria? Traduzir o documento logo abaixo do original e mandar num mesmo PDF? EU tenho histórico escolar da faculdade e contas bancários/ declaração de imposto de renda. Estou meio perdido, e com medo de não dar tempo, minha viagem é no início de Janeiro!

    Obrigado! 🙂

  • Gustavo

    Olá
    Recebi email informando que o Passaporte foi despachado do consulado para o VAC, mas ainda não recebi nenhum outro email com visto aprovado ou não.

    Já li comentários que as pessoas recebem email no próximo dia, e outras pessoas que não receberam.

    Como é feito isso e sem email do consulado significa negado???

    Obrigado!

      • Gustavo

        Enviei tudo para o VAC pelos correios. O Status através do site do VAC informa que o passaporte já foi despachado do Consulado de volta para o VAC e foi despachado pelo Courier para entrega. A questão que não recebi nenhum email informando que o visto foi aprovado. Fiz uma pesquisa na internet, e vi que algumas pessoas receberam emails informando que o visto tinha sido aprovado etc. Outras pessoas apenas receberam email igual o status do site, informando que o passaporte tinha sido despachado do consulado para o VAC, sem nenhum outro email sobre a resposta do visto. Estou aguardando a entrega do passaporte, porque paguei o serviço de Courier. Minha dúvida seria se esse email é um serviço automatico do consulado com a resposta do pedido de visto.