Intercâmbio

5 dicas essenciais para manter o foco no intercâmbio


Além do passaporte e uma câmera digital incrível – para registrar os momentos inesquecíveis que virão – outro item indispensável na mala, para garantir uma experiência perfeita, é o foco no intercâmbio. Afinal, você investiu semanas de planejamento neste sonho: definiu datas, estadia, pensou nos cuidados financeiros – entre outras circunstâncias que todo intercambista conhece bem – e todo este esforço pode ser posto em risco, se não houver concentração e disciplina. Mas acalme-se: a gente quer que você se divirta também!

Que o intercâmbio é importante, a gente já sabe, mas sempre vale a pena compartilhar por que você não deve perder um minuto desta oportunidade: no mercado de trabalho, as empresas – e melhores vagas – dão preferência a candidatos com vivências internacionais e nível avançado de inglês. Já na vida pessoal, as vantagens são incontáveis: descoberta de uma nova cultura, novos amigos, além do rompimento das fronteiras pessoais: você estará mais aberto a enxergar o mundo por uma nova perspectiva. Porém, como garantir todas estas experiências imperdíveis?

Aproveite tudo, mas mantenha o foco no intercâmbio

Existem algumas dicas preciosas, que, geralmente, não fazem parte das preocupações dos estudantes. Para ajudá-lo, já pensamos em tudo o que você precisa aprender para aproveitar o seu intercâmbio.

  • Evite o conforto dos amigos brasileiros: não há como negar, o aconchego do grupo com a mesma identidade linguística dá segurança. Entretanto, para realmente alcançar a meta de foco no intercâmbio, você precisa, antes de decidir sua cidade de destino no Canadá, questionar se a presença de brasileiros é intensa. Se sim, anote estas ações para não fugir da sua meta: hospede-se com nativos e faça amizades com falantes fluentes em inglês.
  • Coloque o idioma para fora: há uma espécie de mito de que todos os estrangeiros falam fluentemente a língua do país que escolheram viver, contudo, não é bem assim. Se permanecerem fechados em seus grupos de imigrantes, não haverá milagre: faltará a fluência na língua. Por isso, além de se afastar dos grupos de brasileiros, fale em inglês todo o tempo que puder: ou seja, o tempo todo. Você ficará impressionado com a receptividade e compreensão que receberá, afinal, todos sabem que o inglês é a sua segunda língua e que está em processo de aprendizagem.
  • Frequente as aulas: se o seu intercâmbio inclui aulas, nada de matá-las para dormir a mais por causa daquela balada que conheceu na noite anterior. As aulas são indispensáveis e importantes para que domine determinados processos linguísticos fundamentais para alcançar a fluência tão sonhada do idioma estrangeiro.
  • Desligue-se do Brasil: especialmente em intercâmbios curtos, não invista seu tempo em longas conversas, em português, no Skype e Redes Sociais, afinal, há diversas novas experiências e conhecimentos novos e únicos à sua espera no mundo real.
  • Faça trabalhos voluntários: ainda que não remunerados, este tipo de atividade garante uma interação única e valiosa com os nativos do país que visita. Você irá se aproximar, de uma forma incrível e profunda, da cultura e as consequências para o aprendizado da língua serão visíveis.

Apronte a bagagem já

Se achava que suas malas já estavam prontas, refaça tudo e leve o mais importante: o foco no intercâmbio – e aproveite que ele não pesa nada a mais e não ocupará o espaço para os esperados presentes e lembranças da viagem, afinal eles não podem faltar – e traga também as melhores histórias e experiências: as maiores recompensas do intercâmbio.

Se deseja saber informações sobre onde encontrar o seu programa de intercâmbio visite o site da Belta.

Deixe sua dúvida ou comentário para que possamos te ajudar.

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Já fez intercâmbio e conhece muitas escolas. Vai te ajudar!

Escreva direto para o autor: alexandre@vistoparaocanada.com.br 

Assine e receba por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 304 outros assinantes


Alexandre Luis Pedrosa

sobre Alexandre Luis Pedrosa

Já viajou pelo Canadá de ponta a ponta. Sabe tudo sobre o Canadá. Certificado pela Comissão de Turismo Canadense; Especialista em vistos, imigração e sobre o Sistema Educacional no Canadá e Consultor no setor de vistos para diversas agências e empresas do Brasil. Escritor de contos e do E-book "99 atividades e atrações grátis para fazer no Canadá". Um eterno apaixonado pelo Canadá.

Escreva para nós aqui >